'; Proteção para idosos - Dispositivos e serviços - Prevenir em Casa

Proteção para idosos – Dispositivos e serviços

Por

Dispositivos e serviços de proteção para idosos

Garantir uma maior segurança para idosos é sempre muito importante. As pessoas na terceira idade estão mais expostas a sofrerem com acidentes e lesões mais sérias. Sendo assim, é muito importante saber quais os dispositivos e serviços que irão proteger os idosos em suas casas.

Quer saber qual é o segredo para proteger os idosos?

Então não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo a respeito desse assunto!

Botão de emergência pessoal

O botão de emergência é um dispositivo de proteção para idosos cada vez mais popular e com certeza o mais conhecido pela maioria das pessoas. O dispositivo, que pode ser em formato de pulseira, de pingente ou mesmo de um aparelho para ser instalado na casa do idoso, tem um botão que pode ser apertado em caso de emergência.

Com um simples toque, é possível que o idoso possa requisitar ajuda se estiver em uma situação de emergência ou de urgência, pois o aparelho faz a emissão de um alarme que está localizado em uma central de monitoramento. Porém, se por acaso ele desmaiar ou sofrer uma queda e não puder acionar o botão de emergência, o que pode ser feito?

Hoje em dia, os botões de emergência estão mais modernos e há dois modelos que podem ser considerados como os mais modernos. Um deles é o botão de emergência com sensor automático para quedas. Além de serem confortáveis, têm também um sistema de ativação automática. Isso significa que se o idoso acidentalmente cai, o botão é acionado automaticamente para que possa ser auxiliado.

Botão SOS Emergência
Botão SOS Emergência + 2 Botões Cuidador de Idoso ZAWA

Além do botão de emergência, a ajuda ao idoso pode ser ainda maior e mais eficiente com dispositivos de segurança para o idoso. Você verá no decorrer deste artigo.

Como prevenir quedas em casa – para crianças e idosos

Gestores de medicação

O próximo dispositivo para proteger idosos é o gestor de medicamento, que é muito importante para garantir que as pessoas idosas tomarão os medicamentos certos na hora correta. Ao usar esse tipo de dispositivo, qualquer pessoa nunca vai esquecer de tomar remédio, pois o dispositivo tem um sistema de alertas automáticos para marcar o horário certo.

Aviso para tomar remédio
Estojo de Remédios com Alarme Digital

Além do mais, ele também envia um sinal para o celular dos idosos para que eles saibam se precisam tomar o remédio ou não. Como na diabetes, o uso do remédio pode acabar fazendo mal para quem sofre com isso, esse dispositivo é extremamente importante e necessário.

Sensor de presença

Vários sensores de presença, ou seja, sensores que detectam movimento, podem ser instalados em um imóvel para auxiliar no acendimento de luzes para evitar uma situação de risco. Quem não está acostumado com tecnologia pode não saber, mas há uma série de sensores de presença muito baratos que podem ser instalados em uma casa, principalmente em ambientes onde o idoso costuma ficar ou transitar, principalmente durante a noite. Importantíssimo que haja destes sensores no trajeto entre a cama e o banheiro caso o idoso ou portador de necessidades especiais costume ou precise levantar durante a noite. Outro local muito importante é locais de acesso às escadas e nas escadas propriamente ditas. Tenha certeza que isso evitará aciedentes.

Sensor de Presença
Sensor de Presença para sobrepor em parede com ajuste de tempo e sensibilidade

Como evitar quedas na terceira idade?

Detectores cutâneos – Diabetes

Os detectores de glicose são pequenos dispositivos portáteis que conduzem o monitoramento de níveis de glicose sanguínea através da pele do idoso. Os dados coletados são registrados e então emitidos para equipe de assistência médica responsável pelo paciente, garantindo que eles possam ser acompanhados.

Sensor de glicose - Diabetes
Sensor de glicose – Diabetes

A tecnologia de um dispositivo de monitoramento de saúde é muito importante para melhorar a gestão de doenças crônicas, como o diabetes, que acomete muitos idosos. Esse monitoramento permitirá avaliar se o idoso está com a saúde em dia ou se será preciso realizar modificações em sua alimentação para ter melhorias nos parâmetros avaliados.

Claro, este dispositivo é importantíssimo também para todas a idades.

Serviço de cuidador de idosos

Uma das melhores opções para garantir a segurança e proteção de idosos é contratar um cuidador. Esse serviço é capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão na terceira idade e que já possuem alguma dificuldade em realizar as tarefas do dia-a-dia.

O cuidador de idosos é aquela pessoa que irá atuar como assistente pessoal e que irá auxiliá-los em todas as situações que forem necessárias, além de garantir que ele não sofra ferimentos, evitando acidentes em casa.

Com o serviço de cuidador de idosos, você tem a garantia de que os idosos estão em contato com alguém que os acompanha, os conforta e os conduz para as atividades do dia a dia.

Ainda que não seja possível manter um cuidador fisicamente presente no local, já existem alternativas digitais muito eficientes para monitoramento remoto. De fácil instalação e configuração.

Lição aprendida: esses dispositivos podem ser grandes aliados, particularmente se o idoso possui autonomia e prefere ficar sozinho. Nesse caso, um dispositivo como o acima é indispensável, não apenas para manter o idoso em casa, mas também para garantir a sua independência.

Cuidador de idoso
Cuidador Eletrônico Wifi Assistência Remota via Celular I com Botão SOS

 

Monitoramento por câmeras

Uma outra maneira de gerar proteção para os idosos é através do monitoramento remoto por câmeras, principalmente, no caso de ter uma pessoa responsável pela assistência. Com isso, é possível estar observando o dia a dia dos idosos através de vídeo.

A terceira idade é um período de transição entre a vida adulta e a vida senil, e para o paciente e para a família e amigos, essa fase pode ser marcada pela insegurança e ansiedade. Por essa razão, o contrato que prevê regras claras para todas as partes envolvidas no cuidado garante mais tranquilidade e segurança a todos.

Você pode, através de dispositivos similares a uma “babá eletrônica”, estar acompanhando todas as imagens diretamente em tempo real e promover a recuperação do que foi gravado pelo celular.

Câmera de segurança
Câmera de segurança Idoso – Bebê – Pet com áudio bidirecional e detecção de movimento e visão noturna

Esse tipo de dispositivo ainda pode funcionas mesmo em caso de faltar energia, o que auxilia mesmo em situações emergenciais.

Antes, instalar câmeras para acompanhar os idosos e os cuidados era algo caro e exclusivo para empresas. Hoje, instalar câmeras para acompanhar as pessoas é muito barato e com uma qualidade excelente para fazer o acompanhamento totalmente ao vivo ou gravar as imagens com o seu equipamento.

Camera de parede
Camera de parede sem fio Monitor de Bebê – Idoso – Pet com áudio de 2 vias e visão noturna

A preocupação com o bem-estar das pessoas que estão próximas a nós, como familiares, é muito importante e não pode ser descartada. A família sofre por não ter maior segurança, o que acaba se tornando um problema para o idoso, quando é incapaz de cuidar da comodidade diária.

Celular para idoso

Conclusão

Como você viu, os idosos têm dificuldades em cuidar das tarefas do dia a dia, por isso é importante que os dispositivos e serviços para eles sejam cada vez mais pensados e cada vez mais inclusivos.

Ao visitar o texto, você pôde ter acesso a alguns desses dispositivos e serviços que vão trazer mais proteção às pessoas na terceira idade. É o caso do botão de emergência e dos sensores de movimentos.

Gostou do artigo de hoje sobre os dispositivos e serviços de proteção para idosos? Colabore conosco e compartilhe este conteúdo com todos que você ama e visite nossas redes sociais no instagram e no facebook.

Deixe um comentário