'; Panela de pressão – Dicas de segurança e como escolher a ideal para você - Prevenir em Casa

Panela de pressão – Dicas de segurança e como escolher a ideal para você

Por

Panela de pressão – Dicas de segurança e como escolher a ideal para você

A panela de pressão é um item imprescindível para muitas pessoas, que não conseguem cozinhar sem fazer uso dela.

Por outro lado, há aquelas que têm pavor desse item da cozinha e não querem nem chegar perto dele quando está no fogo.

Desde que sejam tomados os cuidados necessários, não há nenhum problema em utilizar a panela de pressão e você tem apenas a ganhar com ela na preparação de diversos alimentos.

O objetivo desse artigo, portanto, é mostrar a você algumas dicas de segurança e como é possível escolher a panela ideal para sua cozinha. E trazer dicas importantíssimas de como usar esse tipo de panela com segurança e perder o medo de utilizá-la. Como você verá ao longo deste artigo, a panela de pressão é muito segura se utilizada da forma correta e em boas condições de conservação.

Apenas a título de curiosidade, só no Brasil e no Iran é que há este tipo de preparo do feijão, na panela de pressão. Nossa cultura e diversidade é sim, diferenciada

Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final! Inclusive selecionei com carinho para você, alguns modelos de panela de pressão de ótima qualidade.

A partir de agora, você verá algumas dicas importantes de segurança para usar bem a panela de pressão na sua cozinha. Acompanhe para entender como ficar tranquilo e seguro cozinhando com esse importante utensílio doméstico diariamente.

Ante iniciarmos, é importante saber que cabe ao usuário garantir que a panela de pressão seus dispositivos de proteção e segurança  estejam em plenas condições de uso e funcionamento para a segurança de todos. Caso observe algum problema, busque ajuda em lojas especializadas e substitua peças apenas por outras originais e de boa qualidade.

 

Panela de Pressão Tramontina Antiaderente Starflon Max 4,5L

Você deve verificar se a panela de pressão tem selo do Inmetro

Uma das formas de saber se um produto é de qualidade é verificar se ele tem selo do Inmetro, que irá dizer se o item foi fabricado de acordo com todas as leis brasileiras e confirmar que ele passou pelos testes de segurança.

Com isso, você vai ter uma maior certeza de que não correrá o risco daquela panela explodir durante o uso (exceto de você utilizá-la da maneira errada, é claro).

Aproximadamente 30% dos acidentes com panelas são com panelas de pressão, principalmente por esquecimento. Uma explosão causada pela sua panela de pressão pode causar enormes estragos físicos e materiais, provocando queimaduras e lesões bem como destruição da sua casa, do seu fogão, sua cozinha e outros itens que podem custar bastante dinheiro ou o pior a sua vida e daqueles que você ama.

Panela de Pressão Tramontina Antiaderente Starflon Max 6L

Você jamais deve usar a panela de pressão totalmente cheia

Uma dica de uso que trará maior segurança para você é jamais usar a sua panela de pressão com a capacidade total no momento de cozinhar um alimento.

Não importa qual seja o tamanho da sua panela, deixe sempre 1/4 ou seja 25% dela totalmente livre para que a pressão se acumule através do ar quente do cozimento. As panelas de pressão têm uma marcação interna indicando o nível máximo de operação. Preste muita atenção quanto a isso.

Usar a panela além da sua capacidade total vai fazer com que o vapor acabe saindo juntamente com os líquidos através da válvula de controle, ocasionando o entupimento dos orifícios da válvula de alívio de pressão e do pino de saída da pressão que é aquele furo no centro da tampa.

Panela de pressão Elétrica Electrolux 6L, Preto com inox, 110v

Verifique a borracha de vedação

A borracha de vedação e as válvulas presentes na tampa da panela de pressão são essenciais para que ela possa funcionar corretamente.

Assim, sempre antes de colocá-la no fogo, você deve verificar se a borracha realmente está no lugar certo, não deixando escapar nada, e se não há ressecamento ou trincas e rasgos.

Uma boa prática é passar uma fina camada de óleo de cozinha na borracha e na borda onde a tampa encaixa. Isso irá evitar ressecamentos e facilitará a abertura e o fechamento.

Se você perceber que há algum tipo de problema com a borracha de vedação, é o momento de trocá-la por uma nova.

Panela de Pressão Elétrica Midea 6L Digital, 110V, Preto

Verifique a válvula de segurança

No caso da válvula de alívio e controle de pressão, você precisa verificar se ela não se encontra entupida, e se ela está bem encaixada na tampa, e também se ela está na posição certa. Ou seja se está totalmente encaixada após a rosqueamento.

Retire a válvula de alívio e verifique contra a luz se o orifício da tampa não está obstruído. Verifique também se os orifícios da válvula de alívio também estão limpos e desobstruídos. Importante também, verificar se embaixo da válvula tem acúmulo de resíduos que com o tempo e calor vão ficando cada vez mais endurecidos.

Tudo isso vai garantir um funcionamento adequado da sua panela de pressão, evitando qualquer acidente.

Panela De Pressão Elétrica Walita Daily Philips Metal 5L 110v

Sistema de Segurança lateral

Saiba que sua panela de pressão tem uma segurança intrínseca bem eficiente. Ela tem uma válvula de alívio que constantemente mantém a pressão segura para o cozimento dos alimentos, ela tem uma válvula de segurança que vai atuar no caso de a válvula de alívio falhar e tem também um sistema de segurança lateral. Observe se sua panela tem um chanfro na lateral. É por ali que a pressão excessiva vai sair ao forçar a borracha e permitir a saída da pressão, evitando a explosão.

Atente-se à válvula de controle

Aqui há mais um ponto a se tratar sobre a válvula de controle, pois ela merece atenção especial em termos de segurança com a panela de pressão.

Esteja sempre bastante atento, inclusive aos sons emitidos pela panela, no momento de cozinhar para ver se a válvula de controle está soltando vapor após pegar a pressão. Aliás, neste momento deixe a chama em intensidade média.

De forma geral, quando isso acontece há um barulho muito característico feito pela válvula, mas não são em todos os casos que acontece e esse pode ser o seu cenário.

Se a válvula da sua panela não gira quando há passagem do vapor e nem o solta vapor, significa que é preciso ter mais atenção, pois a válvula de controle está entupida. Nesses casos, desligue o fogo para que não haja acúmulo de pressão e consequentemente um acidente com sua panela.

Quando o vapor sair por completo, desentupa a válvula e então volte a panela para o fogo.

Você jamais deve tentar abrir a panela sem soltar toda a pressão

A última dica de segurança para usar panela de pressão é esperar que toda a pressão saia de dentro dela antes de tentar abri-la.

Isso é importante porque muitas pessoas, especialmente aquelas que estão usando esse tipo de item pela primeira vez, acham que é para abrir a panela logo que se apaga o fogo.

Apenas depois de todo o vapor ter saído é que vai ser seguro para você abrir a tampa da panela e tirar dentro a comida.

Jamais force a abertura. Se a abertura estiver pesada, pode significar que ainda há pressão dentro da panela, muito cuidado com isso.

Como escolher a panela ideal para você?

Agora que mostramos as dicas de segurança para usar a panela de pressão, vamos falar mais sobre como escolher esse item para a sua cozinha.

Existem diversos fatores a serem considerados no momento de fazer a sua escolha, mas há aquelas mais importantes, que serão mostrados a seguir:

  • Tamanho da panela de pressão: existem panelas dos mais diversos tamanhos, desde aquelas com 2,5 litros até as com 5 litros, voltadas para quem mora sozinho e quem mora com família, respectivamente. Quanto maior a quantidade de comida a ser preparada, maior deverá ser o tamanho da sua panela
  • Tipo de panela de pressão: você pode optar por uma panela que seja elétrica ou que seja tradicional, que ainda é o tipo mais comum vendido no país. A panela de pressão elétrica apresenta algumas vantagens do ponto de vista de segurança e de praticidade, já que ela é dotada de um painel para efetuar todos os ajustes necessários. A panela de pressão elétrica tem proteção contra pressão alta e alta temperatura. Com a panela de pressão eléctrica também é possível preparar além do tradicional feijão, outros alimentos. Feito os ajustes ela desligará sozinha após o termino do cozimento. Com ou sem pressão.
  • Material da panela de pressão: essas panelas podem ser fabricadas com os mais diversos materiais, mas as de alumínio são mais populares por pegarem pressão mais rápido, e as de aço inox são preferidas por durarem mais.

Conclusão

Como você viu, as panelas de pressão são utensílios muito práticos na cozinha, pois ajudam na preparação mais rápida de alimentos, entretanto, há muitas pessoas que têm medo de usá-las e preferem evitar essas panelas.

Neste texto, você pôde ver dicas importantíssimas sobre como usar esse tipo de panela com segurança e ainda alguns fatores a considerar no momento de escolher a ideal para a sua cozinha.

Gostou do artigo de hoje sobre as dicas de segurança e como escolher a panela de pressão ideal para você? Compartilhe para que mais pessoas possam ficar tão protegidas quanto você. Não custa nada e pode salvar vidas!

 

 

 

Deixe um comentário