Alimentação adequada para idosos

Por

Alimentação adequada para idosos

Cuidar da alimentação é necessário e muito importante em todas as idades. Mas, na terceira, e considerada melhor idade, esse cuidado deve ser redobrado.

Neste artigo, serão apresentadas dicas de como praticar uma alimentação saudável e cotidiana, para cuidarmos de quem já nos cuidou. Não será nada extraordinário, uma vez que se tratam de sugestões, as quais você poderá, como sempre, adaptar tudo à sua realidade.

Mantenha uma rotina

Manter uma rotina e fazer, até mesmo, um cardápio com as refeições semanais, torna tudo muito mais prático, desde o preparo das refeições, até as compras que serão necessárias para esse período.

Inclusive, planejando com antecedência o que será feito durante a semana, se evitará o cansaço mental e o desgaste pensando, diariamente, na variedade de alimentos a serem consumidos nas três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar. Além de que, com tudo planejado, a chance de se comer algo que está fora da dieta e/ou não seja muito saudável, fica reduzida.

Prefira os alimentos integrais

Um problema muito comum , observado na terceira idade, é o intestino preso, algo que pode ser resolvido facilmente, sem a necessidade de se tomar mais remédios, e sim, apenas cuidando da alimentação.

Para isso, o correto é consumir produtos integrais, os quais são ricos em fibras, estas que ajudam todo o nosso organismo a funcionar melhor, como um conjunto harmônico, além do fato que são menos processados e chegam (o mais próximo possível) ao alimento natural.

É importante destacar que, hoje, existem muitas marcas e uma variedade de preços disponíveis no mercado, demonstrando que não são os alimentos saudáveis os mais caros.

https://preveniremcasa.com.br/conheca-os-riscos-de-consumir-alimentos-vencidos/

A importância de frutas, legumes e verduras

Vale ressaltar que legumes, verduras e frutas são ricos em micronutrientes: as vitaminas e os minerais necessários para que nosso corpo funcione bem e de forma saudável, questão essencial na terceira idade. Portanto, o recomendado é que, em todas as refeições, haja legumes, verduras e algum tipo de fruta.

Se a pessoa sofre com diabetes, é importante procurar um médico ou nutricionista, para saber quais frutas deverá consumir e a quantidade de cada uma delas, visto que, mesmo sendo saudáveis, elas possuem frutose, um tipo de açúcar que pode causar-lhe alguma complicação.

Invista no básico

Quando eu falo em básico, estou me referindo àquela dupla imbatível! Isso mesmo : o arroz e o feijão! Consuma-os , tanto no almoço quanto no jantar. Dê preferência a estes dois que qualquer outro tipo de comida.

Lembre-se de que arroz e feijão, juntos, se completam, porque possuem inúmeras vitaminas, minerais, ferro, sendo uma refeição quase completa.

Coma proteína

O ideal é consumir algum tipo de proteína em todas as refeições que forem feitas durante o dia. Uma vez que, atualmente, existem inúmeras disponíveis como : carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, proteína da soja, entre outras.

Pode ocorrer de o idoso não conseguir mais digerir carnes ou não querer mais comer tanto durante o dia. Nesse caso, existem suplementos alimentares disponíveis no mercado (muito famosos entre os atletas) e que podem ser consumidos com água ou leite, inclusive, utilizados em várias receitas.

Hidratação

Os idosos devem ter um cuidado especial com a hidratação, pois ela é essencial para o funcionamento do organismo como um todo.

Faz-se necessário esclarecer que, não vale tentar driblar com outros tipos de líquidos, o que se deve tomar é água! Não é à toa que 70% do nosso organismo é feito de água, visto ser ela a responsável pelo funcionamento dos nossos órgãos de forma correta e os manter saudáveis.

Cuide dos rótulos e dos alimentos muito processados

Tire um tempo, no seu dia de fazer compras, para ler os rótulos dos alimentos que está comprando. É imprescindível que olhe as taxas de açúcares, sódio, carboidratos e procure, sempre, pelas opções mais saudáveis.

Certa vez , escutei de uma nutricionista : “Descasque mais e desembale menos!”. Percebi que isso faz todo o sentido, pois quanto mais natural for nossa comida, mais saudável ela será também.

Por meio deste artigo, eu passei algumas dicas que podem ser seguidas por todos os idosos que procuram ter uma vida mais saudável e querem conquistá-la através da alimentação.

Se gostou deste artigo e conhece alguém que também se interessaria por este assunto, compartilhe! Aproveite e siga Prevenir em Casa nas redes sociais.

Deixe um comentário