Conheça os riscos de consumir alimentos vencidos

Alimentos e Bebidas site AMAZON 

Conheça os riscos de consumir alimentos vencidos

Cada pessoa possui seus hábitos diferentes em suas casas quando o assunto é alimentos vencidos. Alguns têm o costume de não se preocupar tanto com o vencimento. Outros acham que, se um produto estiver congelado, mesmo que passe da validade, ainda estará bom para consumo. Isso é um pensamento errado. Eu particularmente, uso o bom senso. Sugiro a você que faça o mesmo, sempre!

É necessário tomar muito cuidado. Mesmo que tenham sido congelados, é muito arriscado acreditar que alimentos vencidos podem ser consumidos, sem causar danos à saúde. Por isso, neste post, vamos falar mais sobre esses perigos.

Cuidado com a data de validade

Na hora de comprar um produto, muitas pessoas se preocupam com a aparência apenas. Realmente, ela pode indicar se o alimento está, ou não, bom para consumo, mas sua preocupação deve ir além disso para alimentos industrializados.

Alimentos vencidos podem ser consumidos?

A resposta à esta pergunta é não. Devemos por questões de segurança alimentar, respeitar a data de validade que foram definidas pelo fabricante. Esta data, foi determinada após a realização de testes cujos resultados determinam o potencial da ação microbiana do alimento que podem variar de acordo com as condições de manipulação, transporte e de armazenamento.
Mesmo que não sejam vistas alterações significativas na embalagem ou aspecto do alimento, é possível que haja toxinas produzidas por bactérias que podem resultar em intoxicações alimentares.

Até um danone vencido faz mal, tomar iogurte vencido faz mal, ovo vencido faz mal. Ovo vencido? Isso mesmo, ovo tem validade e comer ovo fora da validade faz mal. Falando em ovo, aqui vai uma dica: armazene os ovos com a ponta mais fina para baixo, assim a gema fica centralizada. Em valores aproximados, os ovos após chegarem do supermercado podem ser mantidos sob refrigeração por até 20 dias ou pouco mais até, mas convém consumir antes.

Produtos danone site AMAZON

Desde 1980, uma lei no Brasil obriga que todas as empresas de alimentos estabeleçam datas máximas para consumo, conhecidas como data de validade. Elas devem ser estampadas com clareza nas embalagens. Até esta data, a empresa garante a qualidade do produto. Então, fique atento sempre a ela. 

20 alimentos que se pode comer depois do vencimento

A intensão neste artigo é ajudar as pessoas a decidirem se devem ou não ingerir os alimentos que tem em casa, mesmo após ter sua data de vencimento ultrapassada. Abaixo, segue a lista. Porém, usar o bom senso na hora de decidi se consome ou joga fora. Além de muita informação, abaixo vc poderá também encontrar estas gostosuras na amazon:

Clique nos produtos para comprar

  • Batatinha chips — Embalagens fechadas sem danos ou rasgo aparente, podem ser consumidas mesmo após alguns meses. A depender do sabor. Se forem esquecidas abertas, apesar de terem perdido a deliciosa crocância e não apresentarem aspecto e odor suspeitos, delicie-se.
  • Biscoitos — Devem ser mantidos bem vedados depois de abertos não haverá problema. Se forem guardados em boas condições ou não tiverem sido abertos também podem ser consumidos.
  • Chocolate — Como já dito aqui neste artigo, tomando os devidos cuidados, pode ser consumido sim.
  • Comidas congeladas — Se tiverem sido armazenadas em freezer nas condições de temperaturas adequadas, não haverá muito problema no seu consumo. Congelamentos prolongados costumam alterar a aparência, mas não o sabor. Após o descongelamento uma boa avaliação pode garantir uma boa refeição.
  • Cookies — Geralmente aguentam bem após o vencimento. O óleo presente no preparo é que pode alterar o sabor. Avalie se mantém o odor adocicado e se lambuze.
  • Enlatados — Alimentos enlatados são “projetados” para durar mais. Após o vencimento (3–4 anos), avaliar se tem amassados, ferrugem severa ou vazamentos. Do contrário é só abrir e avaliar. Se estiver tudo bem, aproveite.
  • Geleia — A presença de bastante açúcar na geleia contribui para que ela dure mais. Se após aberta e guardada na geladeira, consumir se as características de odor, aspecto e textura forem agradáveis. Se for armazenada em lugar e condições adequadas e a embalagem não apresentar alterações, pode consumir sem problema.
  • Iogurte — É bem delicado pois é derivado do leite e tende a estragar mais rápido, porém se a embalagem fechada não apresentar estufamento ou ruptura não há problema em consumir após 2–3 semanas. Potinhos e embalagens abertas, aquela olhadinha no aspecto e nariz funcionando vão ajudar muito, mas convém não consumir após uma semana, no máximo.
  • Ketchup – Esta delícia para acompanhar lanches aguenta uns seis meses depois de aberto e até um ano se guardado nas condições ideais e não apresentar alterações na sua embalagem. Observe embalagens estufadas e se o lacre não descolou. Se apresentar características normais como odor, textura e aspecto, sem problema.
  • Manteiga — Se comprar sobrando, basta deixar na área mais gelada da geladeira (geralmente na parte de baixo) ou freezer. Aí, mesmo que passado o prazo, se não tiver ranço, sem problema.
  • Manteiga de amendoim — Enquanto não forem abertas suas embalagens mesmo depois um ano, desde que não apresente aspecto e odor diferente do esperado, após sua avaliação pode consumir. Se a embalagem for aberta e ficar guardada vedada e no refrigerador suas características estarão ideais para consumo por mais 3–4 semanas após o vencimento.
  • Massas — Como é seca, normalmente após vencido mantém boas condições de consumo. Se não estiver quebradiça e esbranquiçada, dá para preparar aquela macarronada.
  • Molho de salada — A porção oleosa pode deixar o preparo rançoso, do contrário poderá ser possível consumir. Mas atenção as características gerais do molho. Molhos artesanais precisam de maiores cuidados. Avalie aspecto e odor. Os óleos podem deixar o molho rançoso. Do contrário dá para consumir tranquilamente.
  • Mostarda — Mais uma delícia par a acompanhar no seu lanche. Aguenta bem aproximadamente seis meses após aberto se for mantido na geladeira e até um ano com a embalagem inviolada. Também na geladeira. Observe odor aspecto e textura.
  • Ovos — Basta colocar o ovo em um recipiente com água, se boiar descarte se afundar, consuma.
  • Pão — Os Pães de padaria, caseiros, artesanais  são alimentos que tem uma data de validade bem curta. Quem não gostar de um pão dormido que atire a primeira pedra. Além do mais, se passarem alguns dias e aparecer mofo, basta descartar esta parte e fazer deliciosas torradas. Já pães de supermercado duram um pouco mais. A regra é a mesma acima. 
  • Picles — Como recebe naturalmente o nome de conserva, é de se esperar que os picles aguentem bem mesmo após passo o seu prazo de validade. Embalagem aberta de ver guardeada na parte mais fria da geladeira e ao consumir, seja se não há estufamento da tampa ou alteração no aspecto visual ou odor suspeito. Se ainda não estiver aberta, poderá ainda estar bom para consumo após 1-2 anos. Avalie se há tampa ou embalagem estufada, aspecto e odor normais. Se na sua avaliação estiver tudo ok, pode apreciar.
  • Queijos duros — Devido ao seu processo de produção, que é através da maturação (tempo) é natural que não haja maiores problemas para consumir, certo? Se tiver mofo ou ressecado, é só retirar esta parte e aproveitar.

Quem for consumir alimentos deve ter em mente que o consumo vai depender do fato dos alimentos ainda mantiverem suas características normais de aspecto, odor, textura e integridade de seus recipientes e embalagens.

Saladas embaladas — Estes alimentos são bem sensíveis. Avalie cuidadosamente as condições de apresentação, textura, coloração e odor. Tendo o devido cuidado é possível retirar a parte não aproveitável, lavar o restante e consumir sem maiores problemas.

Como sempre, para os alimentos citados acima e de um modo geral, vale o bom senso.

Perigos da ingestão de alimentos vencidos

Quando se ingere algum alimento vencido, podem acontecer diversos tipos diferentes de problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.

 

A intensidade e variedade de sintomas dependem de diversos fatores como qual tipo de alimento, quantidade, tempo de vencimento, entre outros. Por isso, é sempre importante prestar atenção a esses detalhes e estar atento para o fato de que alimento vencido faz mal.

Uma coisa muito importante a ser dita, é que tem sido muito comum vermos reportagens de empresas que comercializam alimentos cuja validade está próxima de vencer, por um custo mais baixo é claro, mas o barato pode sair caro e, comprar um iogurte vencido, comida vencida faz mal para sua saúde.

O bem estar deve ser a principal razão para entendermos por que devemos consumir os alimentos dentro do prazo de validade. É aconselhável não arriscar para descobrir o que acontece se comer comida vencida.

NOVIDADE PARA VOCÊ 

Chocolate vencido faz mal?

Sim, Chocolate vencido faz mal. Faz mal para o sabor. Faz mal para a textura. Faz mal para as principais características que podem ser degradadas ao longo do tempo, mesmo que os alimentos de um modo geral sejam armazenados de adequada.

Os fabricantes determinam uma data de validade para seus produtos não apenas para atender os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias brasileiras. Determinam data de validade para garantir que as principais características de sabor, textura, aspecto e odor dos seus produtos estejam preservadas quando forem consumidos. O fabricante conhece muito bem o seu produto e cabe a ele especificar o ciclo de vida útil do seu produto.

Os órgãos fiscalizadores (Anvisa e Procon) combatem o comércio de produtos vencido e não seria coerente , que nós consumidores acreditemos que consumir alimentos vencidos seja seguro e não ofereça riscos à nossa saúde! Portanto, é altamente recomendável ser cuidadoso com o consumo de qualquer alimento fora do seu prazo de validade para consumo.

O que acontece se eu comer chocolate vencido?

É muito possível que não aconteça nada de mais. Porém deve estar bem claro que as propriedade de qualidade podem estar comprometidas e pode não ser tão prazeroso comer este chocolate. Quem é chocólatra sabe bem que delícia é saborear um bom chocolate.

Como saber se o chocolate está estragado?

Bom, é muito importante saber que a melhor forma é comê-lo antes que ele vença, não é verdade? Porém, se você quer armazená-lo e evitar que deteriore, ele deve ser mantido na sua embalagem original, afastado de fontes de calor ou frio, de umidade e claro, fora do alcance de insetos, roedores e outros animaizinhos que costuma atacar nossos alimentos quando são armazenados incorretamente.

Quanto mais fora do prazo, maiores as chances de ter estragado. Para facilitar, seguem algumas dicas. Observe atentamente todos os lados do chocolate e veja se:

  •  Tem sinais de mofo;
  •  Se não está esfarelando;
  • Caso seja bombom, veja se está deformado e se o recheio alterou o formato do bombom e se este recheio está preservado com relação à textura, sabor e odor;
  • Se forem chocolates com recheios (barra ou bombom), veja se não tem rachaduras que podem permitir a entrada de ar ou umidade que tenha alterado as características ou que permitiu o vazamento de recheio;
  • Aspecto esbranquiçado não determina que esteja estragado. Pode ser devido a ação do tempo sobre o açúcar e a gordura fazendo com que tenham se separado. Isso alterará sensivelmente o sabor, textura e cheiro;
  • Verifique o odor o qual não pode ser desagradável ou diferente do característico de chocolate;
  • Teste um pedacinho para verificar se o sabor não está desagradável ou diferente;
  • Caso seja um chocolate com nozes, amendoins e similares, saiba que não podem estar murchas ou moles, com sabor rançoso causado pelas gorduras existentes naturalmente nos chocolates

Quanto tempo dura um chocolate?

Isso é determinado pelo fabricante de acordo com a durabilidade dos ingredientes utilizados. Costumam ter prazos de 6 a 24 meses. Por que  comer fora dessa validade? NÃO ARRISQUE!

Quanto tempo pode consumir chocolate vencido?

Dependendo do tipo de recheio, a validade pode limitar-se a 7 dias, principalmente se o recheio for feito com derivados do leite. Os chocolates puros podem continuar bons por mais tempo que a validade, mas dependerá da forma como foram armazenados, se foi guardado na embalagem original e se ficou protegido do calor e umidade por exemplo.

Os ingredientes utilizados na fabricação também influenciam no prazo de validade. Apenas para citar como exemplo, gorduras vegetais e manteiga de cacau são substâncias diferentes. A quantidade de açúcar e as condições em que foram armazenados podem determinar se o chocolate vai estragar mais facilmente. É bom salientar que há muitas coisas envolvidas para que se determine se o chocolate vai ficar bom para consumo por mais ou menos tempo.

Seja na fábrica, na loja ou  na sua casa, o tempo e as condições de armazenamento é que vão definir se o chocolate continua bom para ser ingerido mesmo após meses ou anos após o prazo validade. Porém, jamais esqueça que o correto é consumir produtos dentro do prazo estabelecidos pelo fabricante ou quem fez o preparo (caso de produtos artesanais)

Dicas para evitar problemas de saúde

Existem alguns detalhes que podem te ajudar a decidir na hora de consumir ou não um alimento. Primeiro, devemos saber que há alimento que tem data de validade e não deve ser consumido de nenhuma maneira depois que passar dela.

Em segundo lugar, existe a data de consumo preferente. Assim, depois desse dia, os alimentos podem ter textura ou sabor alterados. Isso, no entanto, não causar danos à saúde. Até um salgadinho vencido faz mal. Suco vencido faz mal, biscoito vencido faz mal. Ah, dependendo da região do país se diz comer bolacha vencida faz mal. Fora os regionalismos o que realmente importa é que comer alimento vencido não será bom para você.

Alimentos como carnes e peixes nunca devem ser consumidos depois da validade, pois podem causar sérios danos. Um churrasco de fim de semana vai bem não vai? Comprou todos os ingredientes, etc e tal e esqueceu daquela maminha que o sogrão gosta. Aí você lembra que tem no freezer, está lá faz um tempo, mas estava no freezer, não tem problema. É errado achar que carne congelada vencida pode ser consumida. É uma pena, mas já era. Acredite com todas as suas forças, carne congelada vencida faz mal, muito mal.

Outra coisa bastante importante para proteger os seus pequenos, é ficar sempre atendo ao que eles pegam para consumir pois por eles pode tomar iogurte vencido. Não esquecer que tem vários tipos de iogurtes, inclusive os com frutas, os quais duram um pouco menos, já o iogurte natural e o desnatado podem durar várias semanas em geladeira depois da sua validade. Esteja atento às informações das embalagens. Isso vale para qualquer alimento.

O chocolate é um dos alimentos que mais duram além da data de validade. Algumas vezes, umas manchas brancas podem aparecer na superfície dele, mas isso não passa de gordura cristalizada. A guloseima ainda estará perfeita para consumo sem riscos. Mas vamos com calma, mesmo que o chocolate seja quase uma unanimidade, por chegar à sua casa geralmente como um produto industrializado, não se deixar hipnotizar por esta delícia e não esquecer que produto vencido faz mal. Pode acontecer, raramente mas pode: Chocolate vencido=intoxicação. Será que vale à pena arriscar?

Outro alimento que é muito consumido o queijo branco por exemplo, é feito através de processos parecidos com os do iogurte. Portanto, pode durar até duas semanas depois da data de limite para consumo, desde que esteja bem fechado em geladeira. Apesar dos queijos durarem até um ano com suas embalagens fechadas, certifique-se sempre da data validade dos queijos, e no seu aspecto depois de abertos depois de abertos, já que eles devem ser consumidos em até 15 dias ou antes dependendo da forma como foi guardado, do seus aspecto e do seu sabor. Mais uma vez lembre-se queijo vencido faz mal.

Os frios por sua vez, tanto salgados quanto os defumados, podem durar até dois meses depois da data de validade. Para isso, eles devem ser mantidos em local seco e à sombra.

Bebidas também merecem especial atenção por parte de todos já que até um suco vencido pode fazer mal, muito mal, e como vimos ao longo deste artigo, ao comer coisa vencida, sintomas aparecerão e com eles sérias consequências também virão.

Por último, sabemos que os enlatados duram bastante tempo. E isso, com certeza, vai bem além da data indicada. Eles possuem uma validade de até dois anos, desde que a lata não possua amassados, estejam estufadas e nem ferrugens.

Quando se tem criança em casa, o cuidado deve ser redobrado. Ninguém quer um acidente doméstico. Deixe os alimentos fora do alcance delas e esteja sempre de olho no que está dando para ingerirem. Se não houver cuidado com suas crianças em relação aos alimentos vencidos, riscos serão assumidos. Elas não merecem isso.

Abaixo, temos outros  exemplos de alimentos vencidos que não devem ser consumidos:

  • tempero;
  • Carne;
  • peixe;
  • Frango;
  • Pão;
  • Leite

Por fim

Todos os alimentos vencidos exigente bastante atenção. É preciso cuidado com as datas de validade e com as de consumo preferente. Em alguns caso, como explicado, é possível consumi-los depois. Mas sempre fique de olho nos cheiros e nas condições do produto.

Antes de encerrar, algo muito importante e emblemático que não se deve esquecer é que vivemos tempos difíceis para muitas pessoas expostas à pobreza e à uma vida precária. Infelizmente a quantidade de famílias expostas é cada vez maior e só por isso é necessário que se avalie com responsabilidade para evitar o desperdício de comida, enquanto milhões de pessoas sofrem com a fome.

Outros artigos que você possa se interessar

Gostou desse artigo? Essas recomendações são essenciais para o dia a dia e uma alimentação mais saudável e segura, não é? Compartilhe com seus amigos e todos aqueles que certamente vão gostar dessas dicas. Eles vão agradecer.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!