fbpx

Conheça os riscos de consumir alimentos vencidos

Por

Conheça os riscos de consumir alimentos vencidos

Cada pessoa possui seus hábitos diferentes em suas casas quando o assunto é alimentos vencidos. Alguns têm o costume de não se preocupar tanto com o vencimento. Outros acham que, se um produto estiver congelado, mesmo que passe da validade, ainda estará bom para consumo. Isso é um pensamento errado.

É necessário tomar muito cuidado. Mesmo que tenham sido congelados, é muito arriscado acreditar que alimentos vencidos podem ser consumidos, sem causar danos à saúde. Por isso, neste post, vamos falar mais sobre esses perigos.

Cuidado com a data de validade

Na hora de comprar um produto, muitas pessoas se preocupam com a aparência apenas. Realmente, ela pode indicar se o alimento está, ou não, bom para consumo, mas sua preocupação deve ir além disso para alimentos industrializados.

Alimentos vencidos podem ser consumidos?

A resposta à esta pergunta é não. Devemos por questões de segurança alimentar, respeitar a data de validade que foram definidas pelo fabricante. Esta data, foi determinada após a realização de testes cujos resultados determinam o potencial da ação microbiana do alimento que podem variar de acordo com as condições de manipulação, transporte e de armazenamento.
Mesmo que não sejam vistas alterações significativas na embalagem ou aspecto do alimento, é possível que haja toxinas produzidas por bactérias que podem resultar em intoxicações alimentares.

Até um danone vencido faz mal, tomar iogurte vencido faz mal, ovo vencido faz mal. Ovo vencido? Isso mesmo, ovo tem validade e comer ovo fora da validade faz mal. Falando em ovo, aqui vai uma dica: armazene os ovos com a ponta mais fina para baixo, assim a gema fica centralizada. Em valores aproximados, os ovos após chegarem do supermercado podem ser mantidos sob refrigeração por até 20 dias ou pouco mais até, mas convém consumir antes.

Desde 1980, uma lei no Brasil obriga que todas as empresas de alimentos estabeleçam datas máximas para consumo, conhecidas como data de validade. Elas devem ser estampadas com clareza nas embalagens. Até esta data, a empresa garante a qualidade do produto. Então, fique atento sempre a ela.

Perigos da ingestão de alimentos vencidos

Quando se ingere algum alimento vencido, podem acontecer diversos tipos diferentes de problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.

A intensidade e variedade de sintomas dependem de diversos fatores como qual tipo de alimento, quantidade, tempo de vencimento, entre outros. Por isso, é sempre importante prestar atenção a esses detalhes e estar atento para o fato de que alimento vencido faz mal.

Uma coisa muito importante a ser dita, é que tem sido muito comum vermos reportagens de empresas que comercializam alimentos cuja validade está próxima de vencer, por um custo mais baixo é claro, mas o barato pode sair caro e, comprar um iogurte vencido, comida vencida faz mal para sua saúde.

O bem estar deve ser a principal razão para entendermos por que devemos consumir os alimentos dentro do prazo de validade. É aconselhável não arriscar para descobrir o que acontece se comer comida vencida.

Dicas para evitar problemas de saúde

Existem alguns detalhes que podem te ajudar a decidir na hora de consumir ou não um alimento. Primeiro, devemos saber que há alimento que tem data de validade e não deve ser consumido de nenhuma maneira depois que passar dela.

Em segundo lugar, existe a data de consumo preferente. Assim, depois desse dia, os alimentos podem ter textura ou sabor alterados. Isso, no entanto, não causar danos à saúde. Até um salgadinho vencido faz mal. Suco vencido faz mal, biscoito vencido faz mal. Ah, dependendo da região do país se diz comer bolacha vencida faz mal. Fora os regionalismos o que realmente importa é que comer alimento vencido não será bom para você.

Alimentos como carnes e peixes nunca devem ser consumidos depois da validade, pois podem causar sérios danos. Um churrasco de fim de semana vai bem não vai? Comprou todos os ingredientes, etc e tal e esqueceu daquela maminha que o sogrão gosta. Aí você lembra que tem no freezer, está lá faz um tempo, mas estava no freezer, não tem problema. É errado achar que carne congelada vencida pode ser consumida. É uma pena, mas já era. Acredite com todas as suas forças, carne congelada vencida faz mal, muito mal.

Outra coisa bastante importante para proteger os seus pequenos, é ficar sempre atendo ao que eles pegam para consumir pois por eles pode tomar iogurte vencido. Não esquecer que tem vários tipos de iogurtes, inclusive os com frutas, os quais duram um pouco menos, já o iogurte natural e o desnatado podem durar várias semanas em geladeira depois da sua validade. Esteja atento às informações das embalagens. Isso vale para qualquer alimento.

O chocolate é um dos alimentos que mais duram além da data de validade. Algumas vezes, umas manchas brancas podem aparecer na superfície dele, mas isso não passa de gordura cristalizada. A guloseima ainda estará perfeita para consumo sem riscos. Mas vamos com calma, mesmo que o chocolate seja quase uma unanimidade, por chegar à sua casa geralmente como um produto industrializado, não se deixar hipnotizar por esta delícia e não esquecer que produto vencido faz mal. Pode acontecer, raramente mas pode: Chocolate vencido=intoxicação. Será que vale à pena arriscar?

Outro alimento que é muito consumido o queijo branco por exemplo, é feito através de processos parecidos com os do iogurte. Portanto, pode durar até duas semanas depois da data de limite para consumo, desde que esteja bem fechado em geladeira. Apesar dos queijos durarem até um ano com suas embalagens fechadas, certifique-se sempre da data validade dos queijos, e no seu aspecto depois de abertos depois de abertos, já que eles devem ser consumidos em até 15 dias ou antes dependendo da forma como foi guardado, do seus aspecto e do seu sabor. Mais uma vez lembre-se queijo vencido faz mal.

Os frios por sua vez, tanto salgados quanto os defumados, podem durar até dois meses depois da data de validade. Para isso, eles devem ser mantidos em local seco e à sombra.

Bebidas também merecem especial atenção por parte de todos já que até um suco vencido pode fazer mal, muito mal, e como vimos ao longo deste artigo, ao comer coisa vencida, sintomas aparecerão e com eles sérias consequências também virão.

Por último, sabemos que os enlatados duram bastante tempo. E isso, com certeza, vai bem além da data indicada. Eles possuem uma validade de até dois anos, desde que a lata não possua amassados, estejam estufadas e nem ferrugens.

Quando se tem criança em casa, o cuidado deve ser redobrado. Ninguém quer um acidente doméstico. Deixe os alimentos fora do alcance delas e esteja sempre de olho no que está dando para ingerirem. Se não houver cuidado com suas crianças em relação aos alimentos vencidos, riscos serão assumidos. Elas não merecem isso.

Por fim

Todos os alimentos vencidos exigente bastante atenção. É preciso cuidado com as datas de validade e com as de consumo preferente. Em alguns caso, como explicado, é possível consumi-los depois. Mas sempre fique de olho nos cheiros e nas condições do produto.

Antes de encerrar, algo muito importante e emblemático que não se deve esquecer é que vivemos tempos difíceis para muitas pessoas expostas à pobreza e à uma vida precária. Infelizmente a quantidade de famílias expostas é cada vez maior e só por isso é necessário que se avalie com responsabilidade para evitar o desperdício de comida, enquanto milhões de pessoas sofrem com a fome.

Gostou desse artigo? Essas recomendações são essenciais para o dia a dia e uma alimentação mais saudável e segura, não é? Compartilhe com seus amigos e todos aqueles que certamente vão gostar dessas dicas. Eles vão agradecer.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

9 comentários em “Conheça os riscos de consumir alimentos vencidos”

  1. Em relação a danos a saúde a longo prazo, há estudo sobre isso? Por exemplo tenho um familiar que vive falando, a passou a data mas ainda ta bom. Só que nem sempre está bom mesmo, e ele já vem fazendo isso a uns 20 anos. De vez ou outra tem umas dores intestinais, gases excessivos. Porém me preocupo em relação a isso poder acarretar em algum problema gastro intestinal por exemplo já que se tornou um habito ele não respeitar a data de validade

    Responder
    • Olá Ivan
      Diante do seu relado o mais indicado é que seu familiar procure por um médico o quanto antes. Não sou profissional da área de saúde mas é de fácil percepção que há problemas.
      O mundo contemporâneo faz com que nossa alimentação seja maciçamente composta de produtos artificiais, conservantes, acidulantes e uma infinidade de produtos químicos.
      Não acho que seja saudável ingerir alimentos já vencidos pois o tempo pode alterar a composição geral de todos os componentes que estão contidos no alimento.
      Converse e tente convencê-lo a procurar ajuda de um bom médico.

      Com saúde não se brinca e o tempo nos cobra por nossos abusos. É pode ser caro, muito caro e tardio.

      Obrigado por sua participação.

      Responder
  2. Comi um pão bisnaguinha que venceu ontem e estava guardado na geladeira. Ainda estava macio e não apresentava nenhuma cor ou cheiro diferente, porém não reparei na parte de dentro e comi de uma vez. Tem algum risco?

    Responder
    • Olá
      Convém das próximas vezes avaliar antes os alimentos que vc for ingerir.
      Sua saúde irá agradecer.
      Obrigado por sua participação.

      Responder
  3. Olá 🙂iria fazer um macarrão com atum hj, mas a validade era 20 de nov de 2020🙁 desisti pois sou muitooo medrosa🙂

    Responder
    • Prezado, devemos por questões de segurança alimentar, respeitar a data de validade que foram definidas pelo fabricante.
      Esta data, foi determinada após a realização testes cujos resultados determinam o potencial da ação microbiana do alimento que podem variar de acordo com as condições de manipulação, transporte e de armazenamento.
      Mesmo que não sejam vistas alterações significativas na embalagem ou aspecto do alimento, é possível que haja toxinas produzidas por bactérias que podem resultar em intoxicações alimentares.
      Espero sinceramente ter esclarecido sua dúvida.
      Obrigado pela sua participação e se vc puder, divulgue os conteúdos pra todos que você ache que precisam das informações aqui do blog.

      Responder
    • Olá Adriano, obrigado pela sua participação. Fico feliz que gostou do conteúdo.

      Grande abraço.

      Responder
  4. Se a bolacha estava guardada em boas condições e protegida de umidade, insetos, roedores ou qualquer outro animalzinho guloso e não apresentavam aspecto diferente do normal, certamente não fez mal.

    Grato pela sua participação.

    Responder

Deixe um comentário