fbpx

Meu filho colocou algo no nariz e está sufocado

Por

Meu filho colocou algo no nariz e está sufocado

Feijão, bolinha de papel, amendoim, algodão, sementes, pequenas partes de brinquedos, insetos…

Estes são apenas alguns dos diversos objetos que crianças podem ocasionalmente introduzir no nariz.

Os objetos introduzidos no nariz causam muita preocupação uma vez que podem obstruir a via respiratória, causar infecção e até mesmo serem difíceis de extrair.

Na maioria das vezes, você só percebe que o filho colocou algo no nariz quando este começa a sangrar continuamente, tem um corrimento de odor fétido ou quando a criança tem dificuldade para respirar em um dos lados do nariz.

Sendo assim, é muito importante ficar alerta aos sinais de que tem um objeto estranho no nariz do seu filho. Esteja atendo a chiados no peito e sons estranhos aos que seu pequeno está acostumado a emitir. O risco é o objeto estranho migrar para as vias respiratórias!

O guia para prevenção de acidentes em casa: Do bebê ao idoso

Mas, o que fazer quando o filho coloca algo no nariz e sufocar com uma bolinha no nariz? 

É importante você saber que da via aérea superior o objeto pode rapidamente se deslocar à traqueia, aos brônquios e ao pulmão, causando sérios danos ao sistema respiratório de seu filho.

Ademais, o mais frequente é quando uma criança com algo no nariz é a dificuldade aguda provocada pela obstrução nasal em uma via respiratória alta. Porém, pode ocorrer uma obstrução parcial e seu filho continuar respirando, mas com certa dificuldade.

Existem outros casos em que aspiração do corpo estranho obstrui ramificações do pulmão; assim, ao invés de seu filho ter dificuldades para respirar ele poderá impedir que o ar entre em seu pulmão.

Neste caso, a falta de ar pode acarretar em sintomas ainda mais graves que provavelmente levarão à asfixia.

Bolinha dentro do nariz – primeiros cuidados

A primeira coisa que você deve fazer neste caso é manter a calma para não tomar atitudes precipitadas que podem agravar a situação; no entanto, é preciso que você tome providências rápidas.

Veja os primeiros cuidados que você precisa tomar:

  • Jamais introduza pinças ou qualquer outro instrumento para retirar o objeto preso no nariz do seu filho.
  • Se você não está vendo o objeto não tente tirá-lo senão você corre o risco de empurrá-lo ainda mais para dentro da cavidade nasal causando uma lesão muito maior.
  • Faça com que seu filho respire pela boca suavemente.
  • Comprima com o seu dedo a narina não obstruída e peça à sua criança para assoar, sem muita força, a outra narina (a obstruída); às vezes assim o objeto é expelido.

Se todas essas ações para retirar o objeto do nariz do seu filho falharem, procure imediatamente ajuda médica pelo 192 SAMU OU 193 BOMBEIROS

Se porventura você já de primeira notar que seu filho está sufocado perdendo mesmo a respiração, leve-o imediatamente ao hospital mais próximo de sua casa para receber o atendimento adequado.

 

NOVIDADE PARA VOCÊ 

 

Uma dica muito útil

Observe sempre seu filho quando o mesmo estiver brincando ou muito quieto. Sempre fique atento para que seu filho não tente e consiga introduzir algo no nariz, pois há uma fase na infância que eles adoram esconder objetos nesses “buraquinhos”.

É fato que a infância é uma fase muito prazerosa, uma caixinha de surpresas e muito criativa por parte das crianças, mas é dever dos responsáveis por elas acompanha-las com muito carinho, amor e atenção.

Lembre-se de manter potes ou mesmo as embalagens e pacotes originais com mantimentos como feijão, arroz, milho de pipoca, canjica, enfim, qualquer alimento similar que possa ser introduzido no nariz fora do alcance das crianças. Inclusive fora do alcance visual.

Tem mais informações muito importantes sobre este assunto. Veja mais neste  artigo 5 dicas simples – Como prevenir engasgo e sufocamento em crianças.

E você? Já passou por essa situação de seu filho sufocar porque colocou algo no nariz? Deixe sua experiência nos comentários!

Conclusão

Independentemente do tipo de emergência ou urgência que possa estar ocorrendo, é importantíssimo que se mantenha a calma para que tenha plenas condições de prestar todas as informações que serão solicitadas pelo atendente. Procure principalmente informar sua localização o mais precisa possível para que o atendimento chegue no local correto o mais rápido possível.

Existe um APP que pode ser muito útil em casos de urgências e emergências. segue o link:

Emergência APP

Se fizer sentido após ter avaliado e analisado a proposta do aplicativo, instale-o em seu smartphone.

Se você achou este conteúdo útil e que vai ajudar mais pessoas, comente e compartilhe.

46 comentários em “Meu filho colocou algo no nariz e está sufocado”

  1. Oi boa tarde, minha bebê de 1 ano e 6 meses hoje cedo colocou um pedaço de pão no nariz, levei ela ao médico ele examinou, mas não conseguiu ver, viu apenas q tava inchado, e pediu pra observar.
    Nesse caso o que você indicaria?

    Responder
    • Olá, Thayane, perdão pela demora em responder. Costumo responder o mais breve possível.
      Aconselho fortemente caso vc ainda não tenha feito, que vc leve sua bebê a outro médico e insista para que ele tenha certeza que esteja tudo bem com sua bebê.

      Obrigado por visitar o blog.

      Responder
  2. Ola minha filha tem 2 e 11 meses a noite reclamou de dor no nariz mas nao vi nada a agora pela manha notei que estava saindo uns pedacinhos de papel do nariz com um odor muito forte.. Olhei com a lanterna do celular e observei que tem um bolinha de papel dentro do nariz mas não consigo remove.

    Responder
    • Olá Rafaela, perdão não responder antes. Foi por questões de saúde aqui.
      Bem, apenas a título de informação pois acho que vc já tomou as providências necessárias e espero que esteja tudo certinho com sua bebê.
      Nestes casos, o ideal mesmo é procurar ajuda profissional em algum postinho de saúde ou pronto atendimento mesmo.

      Obrigado por prestigiar o blog.

      Responder
  3. minha bebê tem 1 ano e 1 mês, ontem ela estava comendo um chocolate, já estava bem molinho, ela ja tinha mastigado e colocado pra, quando eu olhei para ela tinha um pedacinho na ponta do nariz , quando fui tirar ela puxou o ar e entrou pra dentro do nariz eu não consegui tirar. quando foi a noite ela ficou incomodada, e eu ouvia como se tivesse algo no nariz dela, mas não vejo nada. O que eu faço?

    Responder
  4. Meu filho de 4 anos me contou que colocou uma bolinha no nariz de misanga.. levamos no pronto Socorro porém a médica não achou a bolinha, e não tinha equipamento para exames mais detalhados, ele voltou pra casa é está dormindo tranquilamente, porém eu não consigo dormir com medo dessa bolinha ir para lugares que não deve. O que devo fazer?

    Responder
    • Olá, Elaine
      O ideal é proceder como descrito no artigo. Se vc já levou em um atendimento especializado mesmo sem muitos recursos já é meio caminho andado.
      Observe se há algum chiado no peito ou se a respiração parece obstruída. Se seu filho apresenta estar inquieto ou sinaliza dor e desconforto ao respirar.
      Porém, como vc está insegura sugiro que vc procure um atendimento com mais recursos, afinal trata-se da segurança do seu filho, certo?
      Com saúde não se brinca, se vc achar que precisa não deixe de levar seu pequeno a outro local onde possam realizar exames mais adequados.

      Abraço, Agnaldo.

      Responder
  5. Olá. Meu filho de 2 anos e 10 meses estavam empurrando feijão no nariz. Vi a tempo e consegui tirar, perguntei se tinha mais ele disse q não. Ficou bem, brincou, comeu dormiu, a noite acordou e chorou dizendo feijão no nariz, eu disse q ele estava sonhando e coloquei ele p dormir de novo, observando sua respiração e está livre, normal. Há algum risco?

    Responder
    • Olá Salete
      É exatamente isso que vc fez que é uma das coisas a se fazer. Orientar, acalmar e observar se as vias aéreas aparentam estarem desobstruídas.
      Fora isso, observar o comportamento da criança para manifestação de dor ou se há secreção, obstrução.
      Na dúvida e para maior segurança, somente um médico poderá dizer com certeza e segurança se está tudo bem com seu pequeno.
      Espero ter ajudado e obrigado por prestigiar os conteúdos da prevenir em casa.

      Responder
  6. Eu vi que ainda ficou resto do caroço de acerola dentro do nariz dele o o quer fazer

    Responder
    • Olá Olívia, vc deve comprimir com o seu dedo a narina não obstruída e peça à sua criança para assoar a outra narina (a obstruída); às vezes assim o objeto é expelido. Peça para que faça fum para fora.
      Caso não consiga expelir, vc deve procurar o quanto antes ajuda médica. Com este tipo de situação não se brinca.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  7. Meu filho colocou o caroço de acerola no nariz mas ele ta com o nariz intupindo a inda eu limpei o nariz dele e vim quê tem algo la dentro ainda

    Responder
    • Olá Olívia, vc deve comprimir com o seu dedo a narina não obstruída e peça à sua criança para assoar a outra narina (a obstruída); às vezes assim o objeto é expelido. Peça para que faça fum para fora.
      Caso não consiga expelir, vc deve procurar o quanto antes ajuda médica. Com este tipo de situação não se brinca.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  8. Minha filha de 6 anos disse que colocou no nariz a parte de baixo da caneta mais não sente dore a respiração dela esta boa mais ela esta como se estivesse resfriada o qie eu fasso

    Responder
    • Olá Rosane
      Como vc informou ela não apresenta nada mais grave o que não quer dizer que possa haver problemas a seguir. O correto mesmo é vc levá-la para avaliação médica, o quanto antes.
      Caso não tenha feito ainda, peça para ela fazer “fum” para fora tapando uma das narinas de cada vez. Seja bem clara que é para forçar o ar para fora.
      Se não resolver, repito, vc deve levá-la para avaliação por um profissional de saúde.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  9. E quando vc percebe q tem miçangas saindo pelo nariz e não sabe quantas a criança colocou? São bem pequenas.
    Acabou de acontecer aqui.
    A criança está ótima e fazendo mais bagunça.
    Aparentemente não dá p ver nenhuma mais, mas meu receio é q alguma tenha ido p pulmão.

    Responder
    • Olá,Fernanda, tudo bem?
      Olha, acredito que se a criança não manifesta um comportamento anormal ou sinaliza dor, é bem possível que nenhuma das missanguinhas tenha descido para o sistema respiratório.
      Aproxime-se e procure ficar bem perto para ouvir a respiração da criança. Se não houver chiado ou sinal de dificuldade de respiração pelo nariz é um bom sinal que nada está obstruindo a passagem do ar. Lembre-se que normalmente nossa respiração alterna entre uma narina e outra.
      Mesmo assim, eu particularmente acho que convém, por prevenção, dentro do possível levar a criança para que ela seja avaliada por um médico.

      Espero ter ajudado.

      Responder
  10. Eu estava comendo milho, engasguei e um grão subiu, tenho carne esponjosa não consigo tirar assoando oque faço?

    Responder
    • Olá Rudnei, se vc não conseguir assoar com a narina oposta à que está com o milho, em primeiro lugar vc deve manter a calma e procurar atendimento médico. Tome todos os cuidados com a covid-19 e vá a um posto de saúde para que um médico o atenda e resolva. Não esqueça de máscara, alcool gel e isolamento.

      Espero ter ajudado.

      Responder
  11. Boa noite minha filha tem 2 anos é 4 meses ela colocou alguma coisa no nariz direito é eu só fiquei sabendo depois de uns dias que ela veio me dá um beijo aí senti um cheiro de podre saindo do nariz dela imediatamente eu levei ela a o hospital mais a outorino não conseguiu tira fez um raio x é não mostrou nada será possível que ele tenho engolido pois minha filha chorou muito ela fez lavagem com soro é não saiu nada mesmo,, mandou eu volta com ela em 48 horas pra fazer outro procedimento,, minha preocupação é se continua o cheiro ruim é ter que fazer alguma cirurgia nela 😭😭😭

    Responder
    • Olá Ana, que dó isso que aconteceu. Pena ela não ter sinalizado sobre isso.
      O bom é que vc já fez o mais indicado que é ter levado para um profissional médico avaliar.
      Se por acaso vc ainda suspeita de algo, apesar de não ter sido nada nem no raio X, vc deve o quanto antes retornar ao médico e de preferência, outro médico e outra clínica.
      Não deixe para depois. Nunca.
      Se vc ainda sente o odor ou acha que tem algum chiadinho na respiração dela, não é bom sinal, concorda?
      Espero ter ajudado.

      Responder
  12. Boa tarde
    Meu filho de 2 anos e meio está gripadinho, notei quando fui limpa o nariz dele que saiu uns pedacinhos de giz de cera, ele tá normal não está reclamando de nada, porém fiquei muito preocupada de ir para as vias aéreas ou pulmão.

    Responder
    • Olá Josiane
      Pela idade dele ele já sabe verbalizar. Pergunte pra ele com jeitinho pra não assustá-lo se ele colocou o giz no narizinho. Por via das dúvidas, se ainda não fez, peça pra ele assoar uma narina de cada vez tampando uma delas.
      Mas…..se a “dúvida cruel” prevalecer, tente fazer contato com o pediatra dele e se isso não for possível o aconselhável mesmo é levá-lo para um postinho de saúde para que seja avaliado por um profissional de saúde, o quanto antes.
      Espero ter ajudado.

      Responder
    • Olá Luana, se vc inspirou o seu piercing pelo nariz, ele deve ser relativamente pequeno certo? O correto, caso vc ainda não tenha certeza sobre o caminho que o piercing fez, se engoliu por exemplo, vc deve ir médico. Pode ser que ele esteja alojado na cavidade nasal e a qualquer momento desça e causa um dano maior. Vc já tentou tapar uma das narinas e assoar? Bem, se vc já vez isso e não surtiu efeito, tome todos os cuidados usando máscara, leve seu álcool em gel e procure não aglomerar, mas não deixe de ir ao médico.

      Responder
  13. Primeiramente agradeço a Deus e segundo a informação desse site. Minha filha de 4 anos pegou uma misanga e colocou no nariz ela me falou imediatamente desesperada pedindo socorro eu e meu esposo ficamos desesperados querendo ir logo ao médico ela assoava e nada e chorava eu tentei mantera calma liguei a lanterna do celular e vi a bolinha lá dentrobdo nariz o nariz dela pequeno que só
    Se eu colocasse o contonete ia entrar mais. Fui olhar na internet o procedimento correto
    E me deparei com seu blog. Gratidão
    Fiz o procedimento correto e a bolinha saiu depois de algumas tentativas. Gratidão

    Responder
    • Olá Tamilis, fico muito feliz em saber que o conteúdo da prevenir em casa a ajudou no atendimento à sua filhinha. Vc foi uma supermãe.
      Vc fez tudo certinho ajudando-a a expelir a bolinha e não tentou tirar manualmente. Como disse no artigo, se o objeto não tiver acessível, o correto é levar a um atendimento especializado. Na tentativa de retirar, pode ocorrer de piorar a situação.
      Mais uma vez parabéns pela calma.
      Obrigado por acessar o blog.

      Sds.

      Responder
  14. Boa noite Agnaldo!
    Minha filha colocou um caroço de feijão no nariz, levamos ao hospital da cidade e o médico fez o procedimento de retirar-lo, pós retirada do feijão do nariz da minha filha o médico injetou soro fisiológico, deu auta a minha filha , porém ela ficou sem respiração nazau, isso é normal?

    Responder
    • Olá Francisco, perdão por não ter respondido antes. Neste caso, onde há ainda problemas relacionados ao fato que fez com que vc levasse sua filhinha no médico, o correto é vc retornar ao médico e relatar o que houve.
      Sempre que houver algo que afete o bem estar de crianças e idosos o correto é levar para atendimento especializado. Mesmo nos tempos de pandemia, caso o problema se grave e coloque vida em perigo.

      Sds.

      Responder
  15. Meu filho colocou pedaço de algodão no nariz oque devo fazer percebi um mau cheiro e uma secreção como se fosse gripe eu fui tentar tirar com cotonete e vir que está com secreção avermelhada oque devo fazer o algodão sumiu😞😞😞😞

    Responder
    • Olá, Brenda você deve ir com seu bebê o mais rápido possível ao postinho de saúde ou mesmo o seu pediatra pois pelo que parece, já faz algum tempo que ele colocou este algodão ali. Seja rápida.
      Dependendo da idade da criança, dá para pedir para ele fazem “fum” para fora. Se por possível pode ajudar. Mesmo assim, vá ao médico. Se for demorado e vc tiver alguma amiga ou amigo da área de enfermagem, faça contato e peça ajuda. o que você não pode fazer, é não fazer nada.

      Responder
    • Aconteceu isso com meu filho 2 anos, ele tinha mania de cheirar algodão não achava nada de mas pq ele apenas cheirava, um dia peguei ele colocando dentre do nariz, tirei rapidamente.. essa semana ele estava com dificuldade na hora de dormir sem conseguir respirar, fui ao médico e ela disse q era alergia e obstrução nasal, mandou eu fazer diariamente lavagem nasal, após 7 dias meu filho não melhorou e começou a ficar com um mal cheiro tipo de catarro de sinusite, ontem quando dei banho e deitei ela na cama vi algo estranho dentro do nariz dele, tentei tirar com um cotonete, graças a Deus consegui era um tudinho de algodão amarelado, fedorento e com pouco de sangue. Depois disse meu filho não tá tendo mas dificuldades para respirar ei mal cheiro acabou.

      Responder
      • Olá Mily, vc está de parabéns e esteve atenta ao seu filhinho.
        É uma pena o fato dos médicos eventualmente generalizar os atendimentos ambulatoriais. A gente precisa estar atento, assim como vc, que viu que algo não estava bem com seu filho, apesar de uma avaliação médica.
        Obrigado por visitar o blog.

        Responder
  16. Minha filha de 3 anos fez uma bolinha com um pedaço de fio dental e colocou no nariz, daí ela começou a tossir, perguntei o que houve e ela disse o que fez. Logo em seguida ela vomitou, mas não vi o fio dental 😔. Será que desceu pela garganta? Ela está respirando normalmente, minha preocupação é se isso pode prejudicá-la.

    Responder
  17. Minha filha de 3 anos fez uma bolinha com um pedaço de fio dental, daí ela começou a tossir, perguntei o que houve e ela disse o que fez. Logo em seguida ela vomitou, mas não vi o fio dental 😔. Será que desceu pela garganta? Ela está respirando normalmente, minha preocupação é se isso pode prejudicá-la.

    Responder
  18. Aconteceu com meu filho , e o pessoal do samu disse que esse tipo de procedimento não é deles e sim dos bombeiros . Sendo que o samu é serviço de atendimento médico de urgência .

    Responder
    • Olá Marques
      Lamento saber disso. Porém, informo que esta conduta está incorreta. O atendente que recebeu o seu chamado agiu incorretamente.
      O mínimo que ele deveria ter feito, na pior das hipóteses, deveria ter sido orientá-lo quanto aos procedimentos iniciais solicitando as informações da sua emergência e acionado o bombeiros devido à alegada posição que que o SAMU não realiza o atendimento para o sua emergência.
      Aconselho a ver este APP: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.emergenciaapp
      Analise e se fizer sentido para vc instalar, o faça.

      Grato, Agnaldo, Prevenir em casa.

      Responder
  19. Eu tenho 13 anos

    Mais uma noite meu nariz tava sangrando muito e eu fui colocar um pedaço de papel mais no meio da noite eu infiei ele lá dentro do nariz e na consigo tirar mais e dói muito

    Responder
    • Perdão, não pude ver antes. Vc deve sempre, procurar por ajuda médica em qualquer caso que coloque em risco a sua saúde. Vc pode também, encontrar ajuda muito preciosa ligando para o 192 que é dos bombeiros ou 192 do Samu.

      Responder
  20. Minha filha ingeriu um caroço de arroz no nariz e ele sumiu o que devo fazer

    Responder
    • Olá, perdão por não ter visto antes. E qualquer situação que ofereça risco à saúde de qualquer pessoa da sua sua família, vc deve ligar para o 193 bombeiros ou 192 Samu. Com certeza eles darão o melhor atendimento.

      Responder
  21. Olá Daiana
    Que benção vc ter tido calma e a semente ainda estar visível. Certamente vc livrou sua bebê de muito sofrimento ou coisa pior. Graças à Deus.
    Crianças pequenas são muito rápidas e todo cuidado é pouco.
    Obrigado pelo seu relato.
    Aproveite os outros conteúdos do blog e compartilhe com que vc acha que precise.

    Grato, Prevenir.

    Responder
  22. Minha netinha de 1 aninho colocou um pedaço de espuma no nariz tentei tirar com uma pinça e não consegui com um dedo eu tampei uma narina e aspirei a outra narina dela com a minha boca graças a Deus tirei o pedaço de espuma

    Responder
  23. A minha bebê tem 1 ano e 11 meses e acabei de tirar uma semente de abóbora do nariz dela com a pinça, parece q foi Deus quem deu esse livramento pq foi a primeira coisa que pensei foi pegar a pinça e ainda consegui achar na hora. Só vi a pontinha da semente.

    Responder
    • Querida Daiana.
      Obrigado pela sua participação. Que benção realmente vc ter conseguido a tempo retirar a sementinha com uma pinça.
      Vc é uma mãe muito atenta. Continue assim, Deus tá vendo e sua princesinha está muito bem cuidada.

      Abraço.

      Responder

Deixe um comentário