Meu filho colocou algo no nariz e está sufocado

Meu filho colocou algo no nariz e está sufocado

Feijão, bolinha de papel, amendoim, algodão, sementes, pequenas partes de brinquedos, insetos…

Estes são apenas alguns dos diversos objetos que crianças podem ocasionalmente introduzir no nariz.

Os objetos introduzidos no nariz causam muita preocupação uma vez que podem obstruir a via respiratória, causar infecção e até mesmo serem difíceis de extrair.

Na maioria das vezes, você só percebe que o filho colocou algo no nariz quando este começa a sangrar continuamente, tem um corrimento de odor fétido ou quando a criança tem dificuldade para respirar em um dos lados do nariz.

Sendo assim, é muito importante ficar alerta aos sinais de que tem um objeto estranho no nariz do seu filho. Esteja atendo a chiados no peito e sons estranhos aos que seu pequeno está acostumado a emitir.

O risco é o objeto estranho migrar para as vias respiratórias!

Mas, o que fazer quando o filho coloca algo no nariz e fica sufocado? 

É importante você saber que da via aérea superior o objeto pode rapidamente se deslocar à traqueia, aos brônquios e ao pulmão, causando sérios danos ao sistema respiratório de seu filho.

Ademais, o mais frequente é quando uma criança com algo no nariz é a dificuldade aguda provocada pela obstrução nasal em uma via respiratória alta; porém pode ocorrer uma obstrução parcial e seu filho continuar respirando, mas com certa dificuldade.

Existem outros casos em que aspiração do corpo estranho obstrui ramificações do pulmão; assim, ao invés de seu filho ter dificuldades para respirar ele poderá impedir que o ar entre em seu pulmão.

Neste caso, a falta de ar pode acarretar em sintomas ainda mais graves que provavelmente levarão à asfixia.

Objeto estranho no nariz – primeiros cuidados

A primeira coisa que você deve fazer neste caso é manter a calma para não tomar atitudes precipitadas que podem agravar a situação; no entanto, é preciso que você tome providências rápidas.

Veja os primeiros cuidados que você precisa tomar:

  • Jamais introduza pinças ou qualquer outro instrumento para retirar o objeto preso no nariz do seu filho.
  • Se você não está vendo o objeto não tente tirá-lo senão você corre o risco de empurrá-lo ainda mais para dentro da cavidade nasal causando uma lesão muito maior.
  • Faça com que seu filho respire pela boca suavemente.
  • Comprima com o seu dedo a narina não obstruída e peça à sua criança para assoar, sem muita força, a outra narina (a obstruída); às vezes assim o objeto é expelido.

Se todas essas ações para retirar o objeto do nariz do seu filho falharem, procure imediatamente ajuda médica pelo 192 SAMU OU 193 BOMBEIROS

Se porventura você já de primeira notar que seu filho está sufocado perdendo mesmo a respiração, leve-o imediatamente ao hospital mais próximo de sua casa para receber o atendimento adequado.

Uma dica muito útil para você

Faça sempre uma inspeção periódica no nariz de seu filho, pois há uma fase na infância que eles adoram esconder objetos nesses “buraquinhos”.

É fato que a infância é uma fase muito prazerosa, uma caixinha de surpresas e muito criativa por parte das crianças, mas é dever dos responsáveis por elas acompanha-las com muito carinho, amor e atenção.

Lembre-se de manter potes ou mesmo as embalagens e pacotes originais com mantimentos como feijão, arroz, milho de pipoca, canjica, enfim, qualquer alimento similar que possa ser introduzido no nariz fora do alcance das crianças. Inclusive fora do alcance visual.

E você? Já passou por essa situação de seu filho sufocar porque colocou algo no nariz? Deixe sua experiência nos comentários!

Um forte abraço.