fbpx

Meu filho quebrou o dente brincando, e agora?

Por

Meu filho quebrou o dente brincando, e agora?

E de repente você está em casa e recebe a notícia de que seu filho quebrou o dente brincando.

E agoraO que fazer? Principalmente entre o primeiro e terceiro anos de idade, as quedas envolvendo crianças são bastante frequentes.

Nesta fase, elas estão aprendendo a andar, estão cheias de curiosidade para explorar novos mundos e ambientes, e é comum que a criança caia e bata o rosto no chão ou na cabeça de algum coleguinha, ou em qualquer outra coisa, e acabe quebrando o dente.

Mas, a boa notícia é que existem alguns socorros rápidos que você pode fazer em casa e, para algumas situações, é necessário que você procure ajuda de um profissional dentista.

Clique na imagem abaixo e crie sua lista no Amazon Family e desfrutar dos melhores produtos com os melhores preços.

Quebrou o dente brincando, e agora?

Primeiramente você deve manter a calma para não assustar ainda mais a criança, lave o local com água e verifique os danos causados, por exemplo:

  • Gengiva inchada.
  • Dentes posicionados nos devidos lugares.
  • Se há mobilidade, inclinação diferente em algum dos dentes ou se está faltando algum.

Caso haja sangramento, comprima a região com gaze umedecida. Colocar gelo também ajuda a estancar o sangue e aliviar a dor.

Se a batida foi forte, mas o dente do seu filho não chegou a quebrar, consulte o odontopediatra para uma avaliação.

E se quebrar um pedaço do dente, o que eu faço?

Essa é outra dúvida muito comum.

Neste caso, da criança ter quebrado um pedaço do dente você deve colocar esse pedaço no leite, na água ou até mesmo usar a saliva da criança para manter o dente hidratado.

Feito isso, leve para mostrar ao dentista para lá em seu consultório ele avaliar quais as possibilidades de tratamento.

Em situações cujo dente da criança não possa ser recuperado, para que ela não fique muito tempo de “jenelinha”, existe a possibilidade de se fazer um tratamento com próteses utilizadas para crianças em fase de crescimento.

Há chances de reimplante?

Se com a brincadeira seu filho quebrou o dente de leite e este tiver caído, ele não precisa ser guardado para reposição, vez que neste caso o reimplante dental não é recomendado devido ao risco de prejudicar a dentição permanente que está por vir.

O que o dentista pode optar neste caso é colocar um aparelho que irá manter o espaço aberto enquanto o novo dente não nasce.

Já se o dente permanente cair, este deve ser reimplantado o quanto antes.

 

NOVIDADE PARA VOCÊ 

 

 

Como prevenir para que isso não aconteça?

Sempre mantenha o seu filho sob supervisão, compre sapatos adequados para ele, tome cuidado com escadas, quando ele for andar de bicicleta, patins, skate, etc; faça com que ele sempre use o equipamento de segurança para evitar que quebre mais partes do seu corpinho além dos dentes.

Mas, às vezes não tem como fazer isso vez que seu filho pode quebrar o dente simplesmente brincando sem estar em nenhuma dessas condições citadas.

Para saber mais de como prevenir as quedas que podem causar este tipo de acidente aqui citado, saiba mais clicando aqui.

Portanto, uma fratura dental quando não tratada corretamente pode prejudicar a estética, bem como a pronúncia de alguns fonemas, afetando diretamente a qualidade de seu filho. Entendeu?

Caso tenha mais alguma dúvida, registre-a no comentário que terei prazer em te ajudar!

Um forte abraço.

 

34 comentários em “Meu filho quebrou o dente brincando, e agora?”

  1. Minha filha tem 1 ano e 4 meses caiu brincando e quebrou um pedaço da pontinha de um dos dentes incisivos devo me preocupar ? Devo proucurar ajuda?

    Responder
    • Olá, Francielle.
      Sempre vc deve procurar ajuda de um especialista. Somente um profissional poderá orientá-la e além do mais, caso haja algo a ser feito de imediato, já vai resolver o problema.
      Por hora, avalie se o dentinho não está machucando a boquinha do seu bebê.

      Obrigado por participar.

      Responder
    • Olá, Francielle, caso ainda não tenha ido, aconselho que vc deve ir o mais breve possível a um odontopediatra. Caso vc não tenha algum próximo de vc, pode levar a um dentista clínico mesmo. Certamente ele saberá o melhor a ser feito.

      Grato por acessar o blog.

      Responder
  2. Meu filho tem 10 anos, quebrou metade pra.baixo dos dentes permanentes da frente, os dois da frente de cima. O que fazer?

    Responder
    • Olá, Rodolfo, nesse caso o melhor a ser feito é ir o mais rápido possível a um dentista. É o melhor a ser feito e certamente este profissional poderá encontrar a melhor solução.
      Obrigado por acessar nossos conteúdos.

      Espero ter ajudado.

      Responder
  3. Minha filha caiu e bateu aboca no piso e quebrou metade do dente só que não separou o pedaço. Estou com medo de solta quando tiver dormindo e ela engolir

    Responder
    • Que aflição vc deve estar passando. Em casos como esse, o melhor a ser feito é levar imediatamente para que algum profissional de saúde avalie. Um dentista, de preferência odontopediatra, para uma avaliação mais profissional.
      Caso vc ainda não tenha feito isso, faça o quanto antes.
      Obrigado por visitar o blog.

      Responder
  4. Olá Sheila, acredito que devemos respeitar o parecer do profissional dentista que atendeu sua filhinha.
    O que posso dizer quanto à sua preocupação é sugerir que na dúvida consulte outro profissional, de preferência alguém de sua confiança ou indicado por alguém em que você confia.
    Obrigado por sua participação aqui no blog. Volte mais vezes.

    Responder
  5. Boa noite, minha sobrinha de 11 meses caiu do carrinho e quebrou o dente na raiz, o que fazer? Demora quanto tempo para nascer outro dente?

    Responder
    • Olá Stefani, nestes casos mais delicados o mais indicado é levar a bebê para que um especialista analise.
      Um profissional da área odontológica poderá dar todos os esclarecimentos e orientações necessários para que a recuperação seja rápida e eficiente.
      Obrigado por prestigiar os conteúdos da prevenir emcasa.

      Responder
  6. Minha filha de 1, 3 mês caiu quebrou a metade do dente ,da frente teve sagramento ,tem como concertar , o que fazer

    Responder
    • Olá, Jéssica, é fundamental que vc leve sua filhinha a um dentista, odontopediatra de preferência. Somente ele poderá avaliar o que de melhor deverá ser feito. Como ainda não é dentes permanentes, acredito não haver problemas maiores sobre o dentinho que quebrou.
      Não deixe de ir a um dentista.
      Obrigado pela sua mensagem.

      Responder
  7. Boa tarde meu filho de 1 ano e 4 meses caiu a alcuns dias atras e quebrou um pedaço dos 2 dentes da frente e hoje percebi que o dente de baixo esta quebrado tb sera que eu ainda consigo fazer a restauraçao nos dentes dele

    Responder
    • Olá Dagmarlene, é fundamental que vc leve seu filhote a um dentista, odontopediatra de preferência. Somente ele poderá avaliar o que de melhor deverá ser feito. Como ainda não são dentes permanentes, acredito não haver problemas maiores sobre os dentinho que quebraram.
      Não deixe de ir a um dentista.
      Obrigado pela sua mensagem.

      Responder
  8. Minha filha tem 1 ano e 8 mese ela caiu e bateu a boca no chão e afetou o dentinho que t a nacendo o que fazer as vez sangra

    Responder
    • Olá, Edivânia, lamento pelo ocorrido com sua filhinha. Quando nossos pequenos se machucam dói em nós também, não é mesmo?
      Olha, aconselho fortemente que vc leve sua pequenininha a um dentista, odontopediatra de preferência. Principalmente para que ele avalie se não houve comprometimento gengival.
      Com saúde não se brinca.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  9. Olá minha irmãzinha de 5 anos tropeçou e bateu a boca no tapete arrancou um dente q ia demorar uma demanda pra cair e arrancou 2 dentes firmes da parte superior e deixou 2 da parte inferior mole o q faço

    Responder
    • Olá
      Acredito que pela idade dela, 5 anos, os dentes permanentes ainda não eclodiram. Porém, é altamente recomendável que ela vá a um dentista, ou odonto pediatra se possível, para avaliar se não houve dano na arcada dentária dela, que venha a comprometer a formação normal da sua dentição permanente.
      Espero que ela esteja bem.
      Espero ter ajudado.

      Responder
  10. Ola ,minha filha tem 2 anos,e hoje percebi que o dente da frente falta um pedaço,e quando ela tá mamando machuca,o que fazer?

    Responder
    • Olá Lais, para o dentinho quebrado podemos concluir que ela bateu o dentinho em algo ou quebrou com algo mais rígido que tenha levado à boca. Seria interessante vc fazer contato com um pediatra pra receber orientações com relação ao dentinho quebrado.
      Para proteger seus seios durante a amamentação indico produtos como este do link abaixo. Pode ser uma solução.

      https://www.drogariasaopaulo.com.br/protetor-de-mamilos-amamente/p

      Espero ter ajudado.

      Responder
  11. Boa Noite Mimha Filhinha Sofreu Um Acidente De Bicicleta Ela Caiu E Bateu A Boca No Chao E O Dentinho Dela Foi Tudo Pra Dentro Da Gengiva?
    sabe me dizer se ela vai levar anestesia?

    Responder
    • Olá
      Puxa que chato isso. É bem provável que seja necessário dar anestesia para que o profissional, geralmente um odontopediatra possa mexer sem causar dor. É quase certo, minha opinião claro.
      O que não pode é deixar de ir em busca de atendimento especializado, tá bom?

      Muito obrigado por participar aqui. Melhoras pra filhinha.

      Responder
  12. Meu filho de 3 anos caiu e quebrou o dente inteiro e meu marido tentou tirar algum possivel pedacinho q possa ter sobrado no fundo..oq eu faço o dente nao quer crescer mas, nem da sinal de q esta vindo .

    Responder
    • Olá Tayná
      Perdão por demorar em responder. Espero que vc tenha levado seu filhinho à um odontopediatra e que agora já esteja tudo bem como ele.
      Caso ainda não tenha levado, faça isso o quanto antes. Nestes casos em que o dentinho vai para dentro da gengiva é necessário que um profissional especializado avalie para não comprometer não só a recuperação, bem como o desenvolvimento da dentição del.

      Obrigado pela sua participação.

      Responder
  13. Bom dia doutor meu filho bateu a boca e como os dentes dele são bem para fora acabou quebrando a ponta e no meio trincou como trato? Como não separou no meio,esse dente cola ou se fortifica sozinho por ele ser criança?
    O dente dele já é permanente está com 10 anos

    Responder
    • Olá Jhonatan, perdão pela demora em responder.
      Olha, se vc ainda não levou seu filho a um profissional especialista, como um odontopediatra por exemplo, vc deve fazer isso o quanto antes para que seu filho se recupere da forma correta e não atrapalhe o desenvolvimento da dentição.
      Obrigado pela sua participação aqui no blog.

      Grande abraço.

      Responder
    • Olá Carolina.
      Vc deve levar sua filhinha o mais breve possível á um odontopediatra.
      Agora já faz dois dias, mas se infelizmente acontecer novamente ou com alguém próximo a vc, caso ocorra sangramento, levar o mais breve possível ao atendimento médico.

      Melhoras pra sua nenê.

      Responder
    • Olá Carolina, perdão não ter respondido antes.
      Se vc ainda não levou, é importantíssimo que vc leve sua filhinha a um odontopediatra o quanto antes.

      Obrigado pela sua participação aqui no blog.

      Abraço.

      Responder
  14. Meu filho tem 07 anos e quebrou um pedaço do dente permanente tem oque fazer ?

    Responder
    • Olá, Darliene.
      Não sou especialista, afinal não sou dentista, mas posso garantir que tem sim o que fazer.
      Mesmo pq, há alguns anos um sobrinho caiu em uma escada na saída da natação (estava brincando de correria com um amiguinho) e bateu a boca na queda.
      Seus pais o levaram a um odonto pediatra e o problema foi resolvido facilmente. O importante é manter a calma e não perder tempo. Leve o quanto antes seu filho a um dentista.
      Se ele disser que não tem jeito, procure outro.

      Obrigado por visitar o blog e participar dele.

      Responder
    • Olá Sônia, o mais aconselhável a fazer é procurar um odontopediatra. Pode também, pedir auxílio para o pediatra que atende sua bebê.

      Sds.

      Responder

Deixe um comentário