Meu filho quebrou o dente brincando, e agora?

Meu filho quebrou o dente brincando, e agora?

E de repente você está em casa e recebe a notícia de que seu filho quebrou o dente brincando.

E agora? O que fazer?Principalmente entre o primeiro e terceiro anos de idade, as quedas envolvendo crianças são bastante frequentes.

Nesta fase, elas estão aprendendo a andar, estão cheias de curiosidade para explorar novos mundos e ambientes, e é comum que a criança caia e bata o rosto no chão ou na cabeça de algum coleguinha, ou em qualquer outra coisa, e acabe quebrando o dente.

Mas, a boa notícia é que existem alguns socorros rápidos que você pode fazer em casa e, para algumas situações, é necessário que você procure ajuda de um profissional dentista.

Quebrou o dente brincando, e agora?

Primeiramente você deve manter a calma para não assustar ainda mais a criança, lave o local com água e verifique os danos causados, por exemplo:

  • Gengiva inchada.
  • Dentes posicionados nos devidos lugares.
  • Se há mobilidade, inclinação diferente em algum dos dentes ou se está faltando algum.

Caso haja sangramento, comprima a região com gaze umedecida. Colocar gelo também ajuda a estancar o sangue e aliviar a dor.

Se a batida foi forte, mas o dente do seu filho não chegou a quebrar, consulte o odontopediatra para uma avaliação.

E se quebrar um pedaço do dente, o que eu faço?

Essa é outra dúvida muito comum.

Neste caso, da criança ter quebrado um pedaço do dente você deve colocar esse pedaço no leite, na água ou até mesmo usar a saliva da criança para manter o dente hidratado.

Feito isso, leve para mostrar ao dentista para lá em seu consultório ele avaliar quais as possibilidades de tratamento.

Em situações cujo dente da criança não possa ser recuperado, para que ela não fique muito tempo de “jenelinha”, existe a possibilidade de se fazer um tratamento com próteses utilizadas para crianças em fase de crescimento.

Há chances de reimplante?

Se com a brincadeira seu filho quebrou o dente de leite e este tiver caído, ele não precisa ser guardado para reposição, vez que neste caso o reimplante dental não é recomendado devido ao risco de prejudicar a dentição permanente que está por vir.

O que o dentista pode optar neste caso é colocar um aparelho que irá manter o espaço aberto enquanto o novo dente não nasce.

Já se o dente permanente cair, este deve ser reimplantado o quanto antes.

Como prevenir para que isso não aconteça?

Sempre mantenha o seu filho sob supervisão, compre sapatos adequados para ele, tome cuidado com escadas, quando ele for andar de bicicleta, patins, skate, etc; faça com que ele sempre use o equipamento de segurança para evitar que quebre mais partes do seu corpinho além dos dentes.

Mas, às vezes não tem como fazer isso vez que seu filho pode quebrar o dente simplesmente brincando sem estar em nenhuma dessas condições citadas.

Portanto, uma fratura dental quando não tratada corretamente pode prejudicar a estética, bem como a pronúncia de alguns fonemas, afetando diretamente a qualidade de seu filho.

Entendeu?

Caso tenha mais alguma dúvida, registre-a no comentário que terei prazer em te ajudar!

Um forte abraço.