fbpx

Dicas para não se acidentar em casa

Por

Dicas para não se acidentar em casa

Estar em casa é um dos melhores momentos do dia dia.

Nós nos sentimos relaxados e seguros. Porém, até mesmo no conforto do lar, podem acontecer os acidentes. Um móvel fora do lugar, uma fiação com problema ou um chão escorregadio podem causar um susto ou até mesmo algo mais grave.

Na correria do dia a dia, muitas atividades que podem ser de risco passam despercebidas. Uma dona de casa que corta os alimentos sem atenção está sujeita a cortar a mão. Ou pode, até mesmo, sofrer queimaduras ao mexer no forno ou fogão. Mas é possível deixar sua casa mais segura.

Para isso, é importante sempre usar luvas ou um pano no momento de tirar formas ou panelas do fogo. Outra atitude importante é tomar cuidado com facas muito afiadas. Prefira cabos com o material mais firme, que evita que a mão escorregue durante o manuseio.

Preparamos outros artigos que vai te ajudar a saber melhor sobre o assunto:

Se você é alérgico(a) a pó, é importante também manter hábitos como deixar as janelas sempre abertas. Vire o o colchão com frequência e realize a limpeza diária de móveis. Do contrário, não será possível controlar a alergia.

Acidentes domésticos e crianças

As crianças são as maiores vitimas dos acidentes domésticos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma casa mais segura para os pequenos também:

Crianças que jogam na grama Foto gratuita
  • Não deixe cabos de panelas virados para o lado de fora do fogão, pois a criança pode mexer e derrubar a comida sobre si, causando queimaduras graves.
  • Tampe entradas de tomadas e esconda cabos e fios que possam causar choques.
  • Guarde muito bem produtos de limpeza e, de preferência, armazene-os em lugares altos. Isso pode evitar envenenamentos e intoxicações.
  • Quando o bebê é recém-nascido, muitos pais têm o costume de dormir com ele na cama. Isso é um perigo, pois, de noite, um dos dois pode virar e causar asfixia no bebê.
  • É importante manter a criança afastada de vasos sanitários, piscinas e tanques ou qualquer local que possa causa um possível afogamento. Mantenha o acesso a esses locais fechados, utilizando uma cerca.
  • No caso de apartamentos, coloque redes em todas as janelas e na sacada, evitando quedas. Se você tem escadas em casa, também é interessante barrar o acesso por meio de redes ou cercas.
  • Não se distraia com o celular, se você está cuidando de crianças pequenas, é para ficar de olho nelas o tempo todo. Um acidente acontece em um segundo.
  • Evite quedas e traumatismos: se seu filho é ainda um bebê, não o deixe em lugares altos, de onde possa cair. Se ele tem entre 4 e 12 meses, o uso de almofadas no seu entorno também pode ajudar. 
  • Evite quedas e traumatismos: se seu filho é ainda um bebê, não o deixe em lugares altos, de onde possa cair. Se ele tem entre 4 e 12 meses, o uso de almofadas no seu entorno também pode ajudar. 

Acidentes domésticos e idosos

Os idosos também devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes domésticos. É importante colocar no banheiro um piso antiderrapante ou até mesmo barras de apoio. Como esse ambiente é muito escorregadio, existe o risco de queda e fraturas graves. De acordo com pesquisa divulgada pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), cerca de 53% dos idosos são internados por ano por causa de quedas.

Par velho, usando, smartphone Foto gratuita
  • Os idosos devem evitar subir em cadeiras ou escadas, pois o risco de desequilíbrio e tombos é alto. É importante lembrar que uma fratura em idosos é muito mais difícil de ser tratada, devido a fatores como a osteoporose.
  • Também evite o uso de tapetes, que também podem causar escorregões e tropeços.
  • Camas altas demais ou baixas exigem um esforço que nem todo mundo tem quando atinge certa idade. Cadeiras com rodinhas podem virar e derrubar quem estiver sentado. Bancadas baixas impedem o encaixe de uma cadeira de rodas.
  • Existem lugares da casa onde o idoso precisa encontrar apoio e a parede não é aconselhável para isso. Portanto, devem-se providenciar barras fixadas às paredes em locais de maiores vulnerabilidades. As barras devem estar próximas ao vaso sanitário, box do banho, cama, cozinha, ao lado externo da caso junto a rampas, etc.

Por fim

Sejam crianças, adultos, idosos ou portadores de necessidades especiais, é muito importante ficar atentos a todo tipo de risco no conforto do seu lar. Quando for o caso, faça as modificações necessárias e desfrute de uma casa mais segura.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Gostou do nosso artigo?

Aproveite e compartilhe!

Você vai se surpreender…

Deixe um comentário