Saiba como garantir a segurança das crianças

Por

Saiba como garantir a segurança das crianças

Os pequenos são sempre imprevisíveis. Eles brincam, correm, e querem entender tudo que está à volta delas, sem medo de nada. Como não têm noção dos perigos que podem correr, então cabe aos pais criar um ambiente seguro em casa. Por isso, neste artigo, vamos dar dicas de como proporcionar segurança às crianças.

Segundo a ONG Criança Segura, cerca de 90% das lesões em acidentes não-intencionais com crianças até 14 anos poderiam ser evitadas. Com medidas de prevenção simples, o ambiente pode se tornar mais seguro. Basta que os pais e responsáveis providenciem as medidas necessárias, como mostraremos a seguir.

Banheiro pode ser perigoso

Crianças pequenas têm um peso na cabeça proporcionalmente muito maior que o do corpo. Isso pode gerar problemas com equilíbrio. O ideal seria que elas nunca ficassem sozinhas, mas nem sempre isso é possível.

No banheiro, há então o risco de que elas caiam dentro de banheiras e privadas. Em cerca de dois minutos submersas, elas já pode perder a consciência. Por isso, recomendamos lacres de privada. Esses itens são bem simples de serem instalados e impedem o acesso da criança.

Outra opção são os tapetes antiderrapantes no fundo da banheira. Essa é uma ótima ideia para diminuir o risco de queda. E, consequentemente, trará mais segurança às crianças, que poderão brincar lá dentro sem medo.

Cozinha exige cuidado redobrado

A cozinha, com certeza, é um dos ambientes mais perigosos de todos para aquelas crianças que já estão caminhando. Eventualmente, quando elas tiverem acesso àquele ambiente, mantenha panelas e utensílios, principalmente facas e tesouras, completamente fora do alcance delas. Os sacos plásticos também oferecem risco por sufocamento.

Além disso, ao cozinhar, é recomendado utilizar apenas as bocas de trás do fogão. Também mantenha os cabos sempre para o lado de dentro. E utilize puxa-sacos em locais altos, mantendo-os distantes dos pequenos.

Salas e áreas comuns devem representar segurança às crianças

Essas áreas exigem também uma série de cuidados. Comece eliminando todas as toalhas de mesa muito compridas. As crianças podem querer se equilibrar e acabar puxando os primeiros panos que virem. Com isso, derrubam tudo o que está apoiado na mesa.

Por isso, prefira toalhas curtas ou jogos americanos. Também dê atenção aos vãos nas sacadas e escada. Eles devem ser isolados. Cerca de 40 crianças morrem por ano por queda da janela.

Para evitar esse problema, coloque tapetes antiderrapantes e use portões de segurança no topo e na base das escadas. Se a escada for aberta, instale redes ou grades ao longo delas. Repita o mesmo processo nas janelas, sacadas e mezaninos.

Outra medida importante para garantir a segurança às crianças é substituir fios elétricos desencapados e proteger tomadas. Prefira cortinas e persianas com panos grossos e pesados e sem cordas. E não posicione nenhum móvel próximo a janela, pois pode servir de escada.

Lavanderia é chamariz para problema

Essa área é bastante perigosa para crianças. Baldes, mesmo com pouca água, já têm risco de afogamento. Isso sem contar com os produtos de limpeza, que, muitas vezes, são coloridos e podem ser confundidos com brinquedos ou bebidas como suco ou refrigerante.

Para evitar esses problemas, mantenha os baldes sempre vazios e guardados de cabeça para baixo fora do alcance de crianças. Tenha um armário fechado, onde os produtos de limpeza ficam estocados, de preferencia em lugares altos ou trancados. E sempre os mantenha nos recipientes originais para diminuir a chance de confusão na cabeça da criança.

Por fim

Não é tão difícil assim manter as crianças seguras. Mas é algo que exige uma atenção e cuidado redobrados. Alguns itens precisam ser adquiridos e a vigilância deve ser constante.

Faça uma busca na Internet e logo vai encontrar diversas opções de acessórios que podem trazer mais alívio na hora de tomar conta dos pequenos.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chave: segurança às crianças, crianças seguras, banheiro, acessórios de segurança, cuidados com os pequenos

Deixe um comentário