fbpx

Pandemia – cuidados que devemos ter em casa

Por

Pandemia – cuidados que devemos ter em casa

Em meio a uma pandemia, que fez com que todas as pessoas, em todos os lugares do mundo, revissem o seu jeito de viver, percebemos, mais do que nunca, que alguns cuidados precisam ser tomados.

E mais, por permanecermos em casa todo o tempo, devemos nos reinventar e sermos, cada vez mais, responsáveis, cuidadosos e preventivos, tomando alguns cuidados, como os que vou lhe apresentar neste artigo.

https://preveniremcasa.com.br/prevencao-de-acidentes-domesticos-em-tempos-de-isolamento-social/

Cuidados com os bebês

Todos sabemos que os bebês são seres muito frágeis e suscetíveis a qualquer tipo de vírus e bactéria, muito mais que os adultos. Entretanto, muitas pessoas não davam a devida importância a hábitos simples, como: lavar as mãos antes de pegar o bebê, evitar beijá-lo com frequência, principalmente se estavam na rua, no período anterior a essas ações .
Felizmente, agora, conseguem ver que essas são atitudes básicas a serem adotadas, passando por uma pandemia ou não.

Outro procedimento essencial é, lavar as mãos e passar álcool em gel antes de pegar o bebê, visto que nunca sabemos quais os tipos de vírus e de bactérias podemos estar carregando.

Nesse período de pandemia, é necessário, também, que você mantenha contato com seu pediatra, continue conversando com ele e obtendo as datas em que se deve m realizar as vacinas. Porém, sempre evitando aglomerações. Para evitar exposição em consultas presencialmente, muitos médicos estão dando assistência às suas pacientes de forma remota, pela internet.

Tenha cuidado especial ao fazer a higiene das mamas, na hora de alimentar o bebê. Lembre-se de que essa é outra medida a qual deverá ser seguida sempre, independente de qualquer situação.

Cuidados com as crianças

Quando o assunto é prevenção, da mesma maneira que ocorre com os bebês, a maioria das crianças não tomou todas as doses de vacina que precisam, e é dever dos pais ou responsáveis cuidar para que as datas estabelecidas em suas carteirinhas de vacinação, não sejam esquecidas. Por isso, caso você tenha que sair de casa para trabalhar, ou qualquer outro motivo, sempre que voltar, evite ter contato direto com a criança. Primeiramente, tom e um banho e, na sequência, colo que a roupa que estava vestindo para lavar.

Outra questão imprescindível para conservar o organismo saudável e, consequentemente a imunidade, tanto da criança quanto do adulto, é manter uma dieta regrada. Junto com ela, adotar um ritmo de exercícios e procurar ter um sono regulado. Observa-se que a maioria das crianças e dos seus responsáveis, por se encontrarem em um momento difícil e ficando sempre em casa, acabam comendo somente alimentos pobres em nutrientes, entretanto, ricos em açúcares e gorduras. Essa alimentação é inadequada em qualquer momento, pior ainda nesse período de pandemia, em que as defesas do nosso corpo precisam estar altas.

Brinquedos e brincadeiras

Devemos olhar de maneira positiva a tudo que acontece em nossa vida, até nos momentos mais difíceis . É importante pensar que em meio a uma pandemia, estamos tendo a oportunidade de passar mais tempo com nossa família e as pessoas que mais amamos. Para o bom aproveitamento desses instantes, faz-se necessário procurar brincadeiras que possam ser feitas por todos, pois é algo que ajuda rá a cada um realizar um pouco de exercício físico, mental e, inclusive, a passar o tempo, sem criar aquele clima de tédio dentro de casa.

Vale ressaltar ser esse o momento de nos conectarmos com aqueles que amamos e selecionarmos tudo aquilo que realmente importa na nossa vida.

Logo, se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos, vizinhos, família, entre outros. Demonstre que você se importa com eles, ajude-os a se cuidarem também. Desse modo, espero que todos possamos passar por essa pandemia e sair dela pessoas melhores.

Cuidados com os adultos

Devido os adultos precisa rem sair de casa em algum momento, seja para trabalhar, ir ao mercado, farmácia, entre outros, torna-se de suma importância , que levem sempre consigo álcool em gel e faça m o uso da máscara.

Outras atitudes a serem praticadas ao chegar em casa são: tirar os sapatos para entrar, ir direto para o banho e colo caras roupas para lavar ou no cesto de roupas sujas. Inclusive, é fundamental lavar a máscara que estava sendo utilizada. E, somente depois de fazer todos esses passos, tenha contato com as pessoas que moram com você.

https://preveniremcasa.com.br/como-possuir-uma-mentalidade-preventiva/

É importante destacar que, outro hábito a ser incorporado ao nosso cotidiano, mesmo após a pandemia, é o de higienizar com álcool em gel : celulares, carteiras, bolsas, computadores, chaves, enfim, todos os itens que temos em mãos regularmente.

Ressalta-se que, é dever de cada adulto, assumir a responsabilidade de se proteger e cuidar de todos ao seu redor, ajudando a conter o vírus e batalhando para que se consigam acabar com essa pandemia o mais rápido possível.

Cuidados com os idosos

Que os idosos são do grupo de risco da doença, todos sabem desde o início dessa pandemia. Por isso, se você tem um idoso em casa, convivendo com você todos os dias, é imprescindível seguir todos os possíveis passos de higiene que eu já citei aqui. Em hipótese alguma, tenha contato com uma pessoa idosa sem se higienizar e trocar de roupa, caso tenha saído de casa.

Se não tem um idoso morando com você na mesma casa, mas é responsável por um, cuide para que ele não precise sair de casa para nada. Vá ao mercado e higienize as compras por ele, vá nas farmácias e a todos os lugares que ele precisa r . Outrossim, evite visitá-los frequentemente, porque toda cautela é pouco nesses casos.

Contudo, o mais importante: muito além de cuidar da saúde física do idoso, cuide da mental, pois só eles sabem o que estão passando nesse momento de pandemia. Daí a necessidade de manter um contato diário com eles, mesmo não podendo ser pessoalmente, nunca os deixe se sentirem sozinhos, uma vez que podem adoecer de outras causas.

Acidentes com álcool em gel e álcool líquido

Quando estiver dentro de casa, dê preferência para lavar as mãos com água e sabão regularmente ; deixe o álcool em gel para os momentos em que estiver na rua e não puder lavá-las.

Outro ponto importantíssimo é, evitar o uso de álcool ( de qualquer maneira ) na cozinha. Devido ser um cômodo em que se utiliza muito fogo, limpar o fogão ou , até mesmo, passar álcool em gel nas mãos antes de cozinhar, poderá lhe causar queimaduras graves.
Não se esqueça de manter, sempre o álcool em um local de difícil alcance, principalmente se você tem crianças, a fim de evitar que eles manuseiem ou brinquem com o líquido e passem mal, atinjam os olhos ou tenham sérias queimadura.

Medidas para manter a casa segura

Temos um artigo, no blog, somente com orientações específicas em como manter o corona vírus longe de sua casa. Portanto, eu recomendo que você o leia, pois nele encontrará inúmeras dicas para que sua casa continue sendo segura.

https://preveniremcasa.com.br/coronavirus-como-manter-esse-e-outros-virus-longe-de-sua-casa/

Se você goste deste conteúdo e acredita que pode ajudar as pessoas que são importantes na sua vida, compartilhe com estas pessoas para que elas possam também aprender como tornar suas vidas mais seguras e se protegerem dos males causados pelos corona vírus. Aproveite e nos siga nas redes sociais.

Deixe um comentário