Como desenvolver uma mentalidade preventiva

Por

O que é uma mentalidade preventiva?

A cultura de mentalidade de segurança em nossas residências é a soma das mentalidades, posturas e comportamentos de todos em relação à segurança de nós mesmos e das pessoas que amamos. Uma cultura de segurança preventiva é essencial para proporcionar um ambiente doméstico seguro e saudável para todos, principalmente das crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, os quais precisam frequentemente de mais cuidados e atenção, cada um com suas particularidades.

É estar sempre alerta para situações de prevenção contra queda de uma criança ou idoso, por exemplo. Mas é muito mais que isso! A seguir há dicas essenciais para desenvolver uma cultura prevencionista em sua casa.

Não é prioridade

Não classifique a prevenção como uma “prioridade”. Em vez disso, deve ser um valor individual e coletivo. Prioridades podem mudar ao sabor das nossas necessidades, mas os valores que carregamos em nós, estarão sempre em nós, e terão sido uma das melhores escolhas das nossas vidas.

Prevenção ativa

Temos todos, a responsabilidade familiar e social, de proteger nosso maior patrimônio. Nós mesmos e a quem amamos e devemos proteger. Devemos todos estar focados em aprimorar nossa forma de praticar a prevenção de acidentes domésticos de forma ativa, atenta e constante.

O compromisso com o nosso bem estar e daqueles que dependem de nós, fará muita diferença para que tenhamos bons resultados na prevenção de acidentes e também nossa saúde no lar. Devemos todos saber e ter a percepção de que todo acidente pode ser evitado pela prática de ações de exemplo e do estímulo constante à participação de todos na prática de ações preventivas.

Comprometimento de todos

Quando eu era jovem, ainda trabalhando como técnico de segurança, um palestrante ao longo de sua preleção explicou a todos a diferença entre envolvimento e comprometimento. Naquele momento da minha vida, eu não via muita diferença entre os dois. Porém sua intenção com esta explicação era para que todos tivessem a verdadeira noção de qual deveria ser seu posicionamento com relação à segurança (prevenir acidentes do trabalho, foco do evento).

Prevencao 3D Diaria, Dinâmica e Duradoura

De forma muito simples, citou como exemplo, a feijoada. Quem está preparando a feijoada, está envolvido. Já o porco, está comprometido. Toda plateia achou muita graça e rimos muito. Porém, ficou muito claro para mim e para todos, qual deve ser nosso posicionamento quando o assunto é a segurança, a prevenção.

Significa que todos devemos estar comprometidos com prevenção de acidentes, orientando e praticando-a e participando ativamente. Deve estar muito bem claro para todos, crianças, adultos e idosos que são responsáveis pela segurança e somente com o engajamento, a segurança pode ser integrada ao dia a dia de todos.

Simplifique

Não é necessário ter conhecimentos de normas e procedimentos sobre o assunto, basta seguir seu instinto de preservação e sobrevivência que a prevenção e segurança acontecerão naturalmente.

Estejamos focados em evitar sofrimento e dor a si e a todos à sua volta. Amigos e familiares. Fuja de improvisos e soluções simples que possam causar acidente ou lesões, simples assim. Não tem segredo, praticar segurança e ser preventivo nada mais é que colocar para trabalhar a nosso favor, o nosso instinto de sobrevivência.

Postura racional

Ter uma postura racional e não emocional quando o assunto é a segurança, é a abordagem que costuma funcionar de forma consistente e eficiente para realmente evitar acidentes e significam não só reduzir acidentes, como também salvar vidas e promover a saúde no lar.

Guarde para sempre estes pontos

  • Mantenha-se sempre ativo e atento às ações para manter seu ambiente doméstico preventivo, seguro e saudável.
  • Planeje antes de efetuar faxinas e outras atividades de manutenção e limpeza que possam demandar mais tempo, materiais, pessoas e trabalho, sem esquecer dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPI”s.
  • Mantenha os ambientes organizados. Cada coisa no seu lugar.
  • Guie pelo exemplo. Seja referência quando o assunto for a prevenção de acidentes domésticos e saúde no lar para o bem estar de todos.
  • Verifique com atenção e frequência, sua residência. Observe falhas que possam causar acidentes ou danos maiores à sua propriedade ou às pessoas e animais domésticos, se houver. Aja preventivamente. Sempre.
  • Corrija falhas de construção ou arranjo das mobílias e objetos de decoração, principalmente se na sua residência houver crianças menores, idosos e pessoas com necessidades especiais. Lembre-se nosso ambiente doméstico deve ser adequado à todos.
  • Se for necessário efetuar consertos e você não for preparado para estas tarefa, solicite ajuda de alguém da família ou amigo que esteja familiarizado como seu tipo de necessidade. É altamente recomendável solicitar ou contratar mão de obra especializada para evitar improviso e danos maiores.

Possuir uma cultura de segurança demonstra uma profunda preocupação com o seu bem-estar e de seus familiares com, e isso se refletirá na manutenção da vida, da preservação da família e uma sociedade mais segura e sadia onde todos só tem a ganhar.

Se você achou este artigo útil e relevante, compartilhe este conteúdo com mais pessoas nas suas redes sociais.

Deixe um comentário