Como montar um kit de emergência para casa
Em algum momento você já se questionou sobre como seria a sua reação diante de uma emergência?
Nem sempre as pessoas se preocupam em se prevenir e resolvem tomar uma atitude de criar um kit de primeiros socorros apenas depois que o acidente acontece.
A dica é estar sempre preparado, buscando informações de como proceder em casos de acidentes mais comuns pomo uma pequena queda, uma escoriação, um pequeno corte como exemplos. E também dispondo de um kit para os primeiros socorros. Aprenda a fazer o seu, confira!
Montando o kit de emergência
Crie um kit de primeiros socorros caso ainda não tenha um, pois as emergências acontecem e é sempre bom estar preparado.
Qualquer pessoa pode sofrer um acidente e se machucar de alguma maneira e é sempre útil e recomendado ter um para uso em uma situação de emergência.
O ideal é que você verifique quais são os riscos mais possíveis em sua residência, para em seguida montar o seu kit. Podem necessários diversos produtos diferentes para uma situação de emergência, e uma avaliação prévia levando em conta sua moradia bem como as pessoas que nela residem é muito recomendada.
Siga as nossas dicas e aprenda a montar o seu kit de primeiros socorros.
A caixa
O indicado é que você escolha um recipiente com um tamanho adequado, para que seja suficiente para armazenar todos os itens indispensáveis. O ideal é que não seja pesado e de fácil de manuseio. Indispensável também quea caixa a ser utilizada seja impermeável. Outra dica importante é que para acondicionar os itens na caixa, os mesmos seja guardado em saquinhos tipo Ziploc, ou similar.
Divida o seu kit
Divide o seu kit em duas partes, na qual uma parte deve possuir todos os itens primordiais, como pomadas, ataduras e band-aid, tesoura, etc. Já na outra parte deve ter todos os medicamentos de uso de sua família, o qual inclusive deve ficar fora do alcance de crianças.
Se quiser saber mas sobre como prevenir acidentes com medicamentos, clique aqui.
Principais itens
- Bandagens triangulares
- Soro
- Esparadrapos, inclusive micropore e curativos de vários tamanho, formatos e finalidades
- Curativos tipo Band-Aids de vários tamanhos
- Tesoura
- Termômetro
- Pinças e agulha
- Luvas
- Gaze de vários tamanhos
- Algodão
- Lenços umedecidos
- Pomada antibiótica para prevenir infecções em cortes e arranhões
- Kit para picadas de abelhas e insetos (se você for alérgico é indispensável)
- Repelentes para insetos e mosquitos
- Ataduras
- Rolos de bandagem (em diversos tamanhos)
Fica a dica
É importantíssimo que que você aprenda os procedimentos básicos para primeiros socorros, ou seja, o que fazer para atendimento inicial à vítima sabendo identificar rapidamente situações que coloquem a vida em risco e demandem atenção imediata.
Existem estabelecimentos especializados em oferecer treinamentos sobre primeiros socorros.
Não esqueça de verificar o seu kit periodicamente e verifique também a data de validade dos produtos, para substituí-los em caso de necessidade.
Além dos itens existentes em seu kit, há algumas situações de emergenciais nas quais você poderá também precisar usar outros materiais, inclusive improvisar:
- Madeira para fazer talas, podendo também, ser papelão dobrado
- Pano limpo
- Água para higienizar as ferimentos
- Absorvente íntimo para cortes com pequenos sangramentos
Recomendações de emergência
O ideal é que não guarde os medicamentos que exigem prescrição medica ou que sejam de uso contínuo no seu kit de emergência.
Lembre-se que produto que contem látex, se deterioram ao longo do tempo, além de algumas pessoas serem alérgicas a esse material.
Não esqueça de lavar as pinças, termômetros e tesouras depois de usá-las. Não esqueça também de esterilizá-los, por uma questão de segurança, para poder armazená-los em seu kit novamente.
E então, essas dicas o ajudaram a montar seu kit?