Dicas de segurança para quem tem bebê – Parte I

Dicas de segurança para quem tem bebê – Parte I

Dicas de segurança para quem tem bebê

Conheça essas dicas de segurança para quem tem bebê em casa. Para os pais, esta é a fase do encanto, afinal representa a chegada de um novo membro na família seja ele o primeiro ou não. Muitos são os cuidados como este pequeno e indefeso ser que temos agora sob nossos cuidados.

Bebês dos 0 a 6 meses

De acordo com a SBP-Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem ser colocados para dormir de barriga para cima, pois nesta posição, a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo.  e com o berço livre de brinquedos e acessórios desnecessários.

Converse e ouça atentamente as orientações do pediatra quanto à amamentação, seja ela no peito ou mamadeira. Cuidados com a quantidade e frequência deverão estar bem definidos. Se a amamentação for de mamadeira, jamais a aqueça no micro-ondas, use preferencialmente o banho Maria e ter absoluta certeza que a temperatura esteja compatível com a temperatura do nosso corpo, não precisa mais que isso.

Hora do Banho

Na hora das trocas e banho, tenha também absoluta certeza que tem tudo que precisa o mais próximos de você e o bebê e jamais ausente-se deixando-o apoiado na banheira ou mesmo deitado na camas, sofás, trocadores, beliches, mesmo que o bebê ainda não tenha adquirido a capacidade de rolar. Uma fração de segundo poderá ser fatal.

 Quanto à temperatura da água, você pode prepará-la no chuveirinho de forma a controlar a temperatura da água com muito mais facilidade. Se tiver que esquentar a água no fogão, o cuidado deverá ser muito maior dado que a água deverá ser misturada para ficar na temperatura adequada, temperatura esta que também não deverá ser muito diferente da temperatura do nosso corpo. Ao realizar a mistura da água do banho, coloque primeiro a água fria e em seguida a água quente. E claro, sempre com o bebê em um lugar seguro, e afastado o suficiente para que nem um respingo sequer o atinja, certo?

Caso resolva realizar alguma tarefa inadiável ou importante nunca o faça com a criança no colo. E mais, em hipótese alguma, prepare ou consuma qualquer bebida ou comida quente com o bebê no colo, sempre o mantenha seguro e longe de qualquer risco, por menor que seja.