Segurança para quem tem bebê em casa
Continuando nossa matéria com dicas de segurança para quem tem bebê em casa. Conheça o que mais podemos fazer para prevenir nossos pequenos de acidentes domésticos.
Bebês dos 0 a 6 meses
Quando chegam nesse período, os bebês já começam a engatinhar, tentar ficar em pé , e alguns , até mesmo , já dão seus primeiros passos. Levando essas novas ações em consideração, devemos tomar um cuidado especial com os pequenos objetos espalhados pela nossa casa, já que eles são bem curiosos , estão começando a perceber o mundo à sua volta e querem colocar tudo na boca (sem falar na coceirinha que sentem na gengiva pelos dentes que estão nascendo).
O perigo da cozinha
Nessa fase , há consideráveis registros de queimaduras em crianças pequenas, por isso, jamais deixe que o bebê fique na cozinha, quando algo estiver sendo preparado, mesmo que não se esteja só. É muito comum deixar o bebê por perto, acomodado em uma colcha, manta, tapetinho ou mesmo diretamente no chão. Prefira deixar o bebê bem longe de possíveis respingos quentes, chamas de fogões , água e bebidas quentes.
Podemos considerar a cozinha , o cômodo mais perigoso da casa, devido ser o local em que
se encontram alimentos e líquidos quentes, fios de eletrodomésticos, garrafas de vidro,
fogão, gás de cozinha e muitos outros.
Logo, eu lhe aconselho a comprar uma grade protetora, que se adapta a diferentes larguras, evita a passagem do seu bebê e possíveis acidentes, principalmente se ele está saindo dos 6 meses , naturalmente mais desenvolvido e “independente”.
Desenvolvimento motor
Mesmo que com uma certa dificuldade, no decorrer de 0 a 6 meses, o bebê já consegue ficar sentado por conta própria e também começa a se movimentar pelo chão, inclusive, dar umas rodadinhas.
Inicia seus deslocamentos rastejando e também ensaia o engatinhar, movimentando-se para frente ou para trás, bem como já é capaz de se levantar usando as mãozinhas e os joelhos. Essa fase é potencialmente perigosa , e a presença dos pais ou um responsável se torna extremamente importante , pois , como o bebê ainda não tem o seu centro de gravidade estabelecido, tende a desequilibrar-se com frequência, podendo cair próximo a móveis e se chocar contra os mesmos ou bater a cabecinha ou o rostinho no chão.
Sobre os remédios
Mantenha seus remédios longe do alcance e visão das crianças . Como dito anteriormente, elas são curiosas, e, muitas vezes, por verem algo colorido e “bonito” aos seus olhos, podem querer colocá-lo na boca.
Evite , também , consumir os remédios na frente dos seus filhos, porque essa atitude pode atiçar ainda mais a curiosidade deles sobre esses .
Jamais deixe medicamentos sobre a sua cama, berço ou trocador , já que o bebê pode levar esses remédios à boca em um momento de distração.
Produtos perigosos
Outros produtos que podem lhe dar dor de cabeça, são os de limpeza. Por isso, constantemente os mantenha nas embalagens originais e em locais seguros, longe do possível alcance das crianças.
Inclusive, procure guardá-los em armários mais elevados e trancados, principalmente , se na residência houver crianças com mais idade ou haja a possibilidade de parentes e vizinhos frequentarem -na para brincar, ou ainda, na realização de outras atividades de família e eventos, mesmo que esporádicos.
Quedas
Para evitar as quedas, é altamente recomendável o uso de grades no início e no final de escadas. Portanto, havendo a possibilidade, utilize -as.
Outra alternativa de prevenção, consiste em mante r as portas fechadas para os ambientes que dão acesso a escadas ou desníveis.
Tomadas e eletricidade
Compre protetores para as tomadas e as mantenha sempre resguardadas . Mesmo que sejam tomadas com o novo padrão brasileiro, procure instalar protetores que não permitam nada ser introduzido nas aberturas, evitando choques.
Outra recomendação importante, é que não seja m deixado s ao alcance das crianças objetos metálicos, para evitar serem colocados nos orifícios das tomadas e afastar o risco de sofrerem ferimentos perfurantes.
Bem, você acabou de ver mais dicas para proteger o seu bem mais precioso, o seu bebê. Se você gostou das dicas deste artigo, compartilhe com todos que você ama. Aproveite e também siga e recomende Prevenir em Casa na redes sociais.