Atenção aos perigos das armas de fogo em casa

Por

Atenção aos perigos das armas de fogo em casa

Como qualquer assunto polêmico, a liberação ou não, do porte de armas de fogo, é muito discutido, principalmente no meio político. Há quem seja contra, há quem seja a favor, e cada grupo possui seus respectivos argumentos.

Neste artigo, falarei sobre os perigos de possuir arma de fogo dentro de casa, os possíveis acidentes que podem acontecer, sendo fatais e , como isso poder á ser prejudicial a você.

O elevado número de acidentes domésticos

Antes de chegarmos a o assunto de acidentes envolvendo armas de fogo, relacionaremos os acidentes domésticos, que ocorrem quando estamos realizando uma determinada tarefa e não prestamos muita atenção no que estamos fazendo. É só ter um momento de distração, e pronto, aconteceu.

Pesquisas apontam que , 40% das mortes registradas de crianças, aconteceram por conta de acidentes domésticos, que contam desde quedas e queimaduras, incluindo o uso indevido de armas de fogo.

A fim de reduzir o número de acidentes com armas de fogo em casa, o ideal é não possuí-la, mas, caso não seja realmente necessário ter uma arma em casa, mantenha-a em local fechado com chave, fora do alcance de crianças e adolescentes.

A fatalidade que pode ser evitada

A constante discussão sobre o porte de armas ser ou não extensível a todos é, de fato, muito importante.

Acidentes domésticos com armas de fogo são responsáveis por um número relevante de mortes. E isso pode ocorrer em diversos cenários. Visto que acidentes com ela são responsáveis por um número bem relevante de mortes, e podem ocorrer nos mais diversos cenários.

Devido a esse fato, listaremos alguns possíveis cenários de acidentes com armas de fogo, para que percebam o quão perigoso é possuir uma em casa:

Crianças e suas curiosidades

Por mais bem orientada que seja a criança ou jovem, como já citado em outros artigos aqui, elas possuem uma curiosidade natural e a arma é algo que pode chamar sua atenção, fazendo com que a pegue e venha a efetuar um disparo acidental, ferindo a si mesma ou quem esteja por perto.

A raiva é uma má conselheira

As armas não são perigosas somente para as crianças, inclusive, muitos adultos, em um momento de raiva e estresse, podem agir de forma irracional e usar em a arma movido s pela forte emoção e no calor do momento, causando um fim que pode ser trágico.

Jovens e sua autoafirmação

Não são raros os casos em que jovens pegam as armas de seus pais , para realizarem brincadeiras entre seus amigos, ou até mesmo, para se vingar, não pensando nas consequências que isso pode lhes trazer, podendo ocasionar até mesmo a morte, sua ou de alguém.

Já foi notícia em vários canais de notícias, que es s as ocorrências são realmente possíveis e , cabe aos pais ou responsáveis, orientar seus jovens a fim de que fiquem longe das armas de fogo. Contudo, ao se depararem em uma situação onde haja alguém portando arma, que os mesmos evitem permanecer próximos ou tomem alguma ação que possa desencadear um desentendimento.

Por fim

Foram citados somente três itens, os mais comuns e que mais vemos acontecer, mas já deu para se ter um mínimo de noção do quão perigoso é possuir uma arma de fogo dentro de casa. Concorda ?

Portanto, deixe sua opinião nos comentários, já que ela é sempre importante para nós. Inclusive, não se esqueça de compartilhar este texto com quem você acha que pode se interessar no assunto. Aproveite e siga a Prevenir em Casa nas redes sociais.

Deixe um comentário