fbpx

6 animaizinhos que são muito perigosos

Por

6 animaizinhos que são muito perigosos

Alguns insetos parecem não ser perigosos quando você os vê. Porém, se estes animaizinhos que são muito perigosos entrarem em contato com você, sua picada pode causar sérios problemas à sua saúde. Pensando nisso, este artigo foi preparado justamente com a intenção de alertar sobre o assunto. Vejamos a seguir 6 animais venenosos e peçonhentos que podem  trazer perigos reais.

Aedes aegypti

Esse, está frequentemente nas mídias e campanhas contra a dengue. Porém, ainda existem muitas pessoas que o encara como um mosquito normal, como a muriçoca, e muitos não sabem a verdadeira aparência dele.

Se o mosquito em si parece ser inofensivo, imagine descobrir depois que ele pode transmitir doenças mortais, como o vírus da dengue, Zika ou chicungunha.

Este vírus começa com sintomas que se parecem com a gripe e podem levar a uma inflamação mortal no corpo todo. Coisas importantes que você saber para evitar que o pior aconteça.

  • Não basta secar os lugares onde tem água parada. Antes de despejar a água que porventura esteja contida em algum lugar ou recipiente em sua casa, jogue um pouco de água sanitária para garantir ter matado o inseto nos estágios anteriores à fase adulta, ou seja ovo, larva ou pupa, esta última a fase entre a larva e o adulta. Acredite os ovos podem ficar inativos até um ano no seco.
  • O aedes aegypti, não emite zumbido e pica apenas durante o dia. Mantenha sempre à mão, um bom inseticida em aerosol ou elétrico.
  • É um mito acreditar que velas de citronela ou andiroba sejam eficientes no combate ao mosquito, uma vez que têm efeito temporário difícil de determinar.
  • Uma fêmea, somente ela pica aproximadamente muitas pessoas., durante o seu ciclo de vida (30 a 45 dias) pode botar até centenas e até milhares de ovos.
  • Não tem como diferenciar a picada de um mosquito aedes aegypti de qualquer outro mosquito. Esta picada provoca coceira ou incômodo como de qualquer outro mosquito.
  • As estações do ano de clima mais quente, são mais favoráveis ao desenvolvimento do inseto. Porém nas estações de clima mais frio, a larva hiberna e quando há chuvas ou calor estas larvas eclodem voltam a contaminar.
  • Caso haja a contaminação, busque imediatamente atendimento médico.

Vespa

As vespas, também conhecidas como marimbondos formam grupamentos sociais que se alimentam de néctar que tiram das flores. Tem menos pelos que as abelhas e tem o corpo mais delgado. Seus ninhos tem forma de um favo fixado a alguma superfície por uma haste de fixação.

  • Sua picada pode ser extremamente perigosa para pessoas alérgicas. Portanto, fique longe deste inseto se você vir um.
  • Acalme-se ou acalme a vítima para que o veneno da picada não se espalhe mais rapidamente através do fluxo de sangue.
  • Lave o local da picada suavemente com água e sabão. Não pressione ou esfregue o local da picada na tentativa de retirar o ferrão  ou o veneno.
  • Passar gelo pode reduzir o inchaço e aliviar a dor.
  • Geralmente um antisséptico, impedirá a ação do veneno da picada de vespa, impedindo que a área afetada infeccione.
  • Um analgésico poderá amenizar a dor local.
  • IMPORTANTÍSSIMO: a picada pode ter um desfecho fatal caso a vítima seja alérgica e nestes casos, deverá se encaminhada imediatamente para atendimento médico especializado.

Viúva negra

Embora as aranhas não sejam insetos (são aracnídeos), elas são frequentemente confundidas com suas primas de seis patas.

Não deixe que o tamanho pequeno desta aranha engane você: seu veneno é mais perigoso que o de uma cobra!

  • Esta aranha preta brilhante tem uma pequena marca de ampulheta vermelha nas costas.
  • Ela gosta de se esconder em garagens, pilhas de madeira e onde quer que haja umidade.
  • Embora raras, a maioria das mordidas costuma ocorrer de abril a outubro.
  • Uma picada causa dor intensa, vermelhidão, inchaço e marcas de gancho e pode levar a espasmos, cólicas, febre, calafrios, náuseas e vômitos na próxima meia hora.
  • Não entre em pânico se for picado, mas procure ajuda médica imediata

Aranha-marrom

  • A cor desta aranha varia de marrom a amarelo escuro. Procure a marca em forma de violino que aponta para suas costas.
  • Uma mordida causa uma variedade de sintomas, incluindo espasmos, cãibras, febre, calafrios, náuseas e vômitos.
  • Em caso de picada, consulte um médico.
  • A picada da aranha-marrom não provocam dor de imediato e os efeitos costumam aparecer algumas horas após a picada. Se providências não forem tomadas a lesão poderá evoluir e provocar lesões mais graves por volta do terceiro dia.
  • A vítima sentirá na região afetada ardor, inchaço e vermelhidão. Caso nenhuma providência for tomada, a lesão ficará mais grave e demorará mais tempo para cicatrização e em alguns casos mais severos, precisará enxerto da pele ou dos tecidos necrosados.
  • Para se proteger da aranha marrom, limpar atrás dos móveis, objetos ou quadros de parede com um pano ou aspirador, poderá evitar aborrecimentos e picadas. Se tiver usado o aspirador de pó, jamais limpe o saco descartável com as mão desprotegidas na tentativa de eliminar a aranha caso perceba que capturou uma.
  • Aranhas marrons tem hábitos noturnos, quando caçam insetos para se alimentarem.
  • Evite acumular roupas e papéis ou documentos pelo chão por muito tempo, principalmente se sua residência for localizada na área rural ou próximo a parques com muita vegetação.
  • Se o seu caso for semelhante ao citado acima, saiba que elas costumam ficar escondidas nas roupas, calçados ou roupas de cama por exemplo. Tenha o hábito de sacudir roupas e calçados antes usá-los.
  • Procure manter a área externa da sua casa limpa e organizada pois a aranha (assim como outros animais) costuma se abrigar nestes locais, bem como em meio a telhas, materiais de construção, restos de madeira e outros inservíveis.
  • Utilize telas e bloqueie o acesso da aranha e outros insetos usando veda frestas  interior das portas de acesso à interior da sua casa.
  • As lagartixas são predadoras naturais das aranhas e não fazem mal nenhum às pessoas, portanto, são bem vindas.

Escorpiões

No Brasil temos predominantemente, a ocorrência de dois tipos de escorpiões, que são os mais vistos : o Escorpião Marrom e o Escorpião Amarelo. Entre ambos , destaca-se o Escorpião Amarelo com veneno mais perigoso.

  • Os escorpiões produzem substâncias tóxicas que são chamadas de peçonha e que causa uma reação parecida com a ferroada da abelha. A picada de um escorpião é muito dolorosa, embora geralmente não ofereça perigo de morte.
  • Tem hábitos noturnos e durante o dia, buscam lugares escuros, acomodam-se em frestas, sob pedras, folhas e troncos. É muito comum que os escorpiões aproveitem a existência de locais com entulhos, resultado de podas e capinamento e em restos materiais para construção ou reformas, por exemplo. Portanto, é altamente recomendável que se mantenha as áreas externas das casas, livres de locais apropriados para a proliferação destes animais.
  • A picada de um escorpião pode causa muita dor local, febre, sudorese, desconforto respiratório ou dificuldade para respirar e pode levar a óbito, principalmente crianças e idosos.
  • Em caso de picada, lavar com água e sabão, manter a região em repouso e procurar um posto de saúde com urgência, para que receba o soro que neutralizará a toxina.
  • Dependendo da quantidade de veneno inoculada, o caso se torna mais grave. Nunca faça torniquete no local onde houver picada de um animal. Em caso de picada, consulte um médico imediatamente e sendo possível, leve o animal causador da picada.

Abelha

A abelha pode parecer um animal inofensivo, e realmente, seu ferrão não chega a “matar”. Então, por que ela está sendo como classificada como um dos insetos perigosos da lista?

  • A resposta é simples: muitas pessoas estão diariamente sendo picadas por esse animal, mas o problema vem quando a mesma desconhece que tem alergia à abelhas.

A verdade é que o número de pessoas que descobriram ter essa alergia apenas depois da picada tem se mostrado grande nos últimos anos, e isso está preocupando um pouco a OMS.

Então, se você não tem certeza, é bom que se mantenha distância de abelhas, pois estas podem ser mortais se atacarem juntas, principalmente quando atacam alérgicos.

Conclusão

Tome cuidado com todos esses animaizinhos mantendo distância deles, pois podem causar muita dor e sofrimento se não tomarmos cuidado com eles.

Gostou do artigo de hoje? Compartilhe para que mais pessoas possam ficar tão protegidas quanto você. Não custa nada e pode salvar vidas!

2 comentários em “6 animaizinhos que são muito perigosos”

  1. um inseto com cor amarela e com uma mancha preta grande no meio entrou na minha casa ele é um pouco grande e parece uma joaninha so que maior esse inseto é perigoso? ou é venenoso? ele apareceu hoje aqui em casa e estou com medo.

    Responder
    • Olá Carolina
      O ideal é com um auxilio de uma vassoura por exemplo, colocar o inseto para fora. Jamais tente pegar no inseto sem proteção. Mantenha crianças longe por prevenção.
      Tire uma foto e pesquise por imagens semelhantes na internet, aí vc descobrirá tudo sobre este inseto.
      O ideal é evitar contato com insetos desconhecidos. Ao entardecer, convém fechar portas e janelas pois alguns insetos são traídos pela luz. Isso é mais comum em locais onde as residências estão localizadas próximos a locais com muita vegetação e áreas rurais.
      Obrigado por sua participação.

      Responder

Deixe um comentário