fbpx

Redes de proteção para janelas e sacadas

Por

Redes de proteção para janelas e sacadas

Neste artigo, você vai saber tudo o que precisa, sobre rede de proteção para janelas e sacadas, desde a escolha até o processo de instalação destas redes de proteção, também conhecidas por telas de proteção para janelas. Porém, este dispositivo de proteção não aplica-se apenas a janelas mas também em redes de proteção para sacadas e outros vãos que possam oferecer algum risco mesmo que mínimo, de propiciar uma queda seja de pessoas ou objetos. 

As informações que você verá, servirão para que acidentes sejam evitados com o uso de redes de proteção para janelas, sacadas, mezaninos, parapeitos, escadas ou vãos, de forma a eliminar a possibilidade de acidentes graves acontecerem.

Sem a proteção proporcionada por uma rede de proteção para janela ou sacada, suas crianças e seus bichinhos de estimação estarão correndo um sério risco de que acidentes venham a acontecer.

Já com a instalação desse item indispensável, sua casa ou apartamento estarão protegidos, simplesmente com a instalação das redes de proteção para janelas, também conhecida por tela de proteção para janela.

Independentemente da forma como são chamadas, rede de segurança ou tela de proteção são nomes utilizados para definir um conjunto de tecidos de malhas entrelaçadas, não metálicas, que tem a função de eliminar risco de quedas, principalmente envolvendo crianças e animais domésticos.

Evite acidentes com crianças e animais

As redes de proteção para sacadas, redes para janelas, redes para proteger vãos de escadas e vão de guarda-corpo não só protegerão suas crianças, como também são ideais para proteger  animais na sua casa, como cães e gatos. 

Qualquer distração pode permitir que seus filhos tenham acesso a algum local da sua casa onde não haja rede de segurança para janelas e infelizmente, causar algum acidente por vezes fatais. Tenha em mente que deve haver uma postura preventiva para que seja garantida a qualquer custo a preservação da vida. Jamais negligencie o poder da prevenção.

Aqui no blog, tem um artigo que trato justamente disso, nossa postura em relação aos riscos de acidentes conosco e com quem amamos, vale a pena ler. Após ler este artigo, Clique no link abaixo.

https://preveniremcasa.com.br/como-possuir-uma-mentalidade-preventiva/

Mas vale muito a pena exercitar a mente. Lembre-se destas combinações poderosas:

Rede de proteção janela = Proteja o quarto do seu filho ou onde seu pet costuma ficar.

Rede de protecao janelas = Proteja todos os ambientes vulneráveis.

Redes prevenir = Preserve a vida de todos que você ama.

Redes de proteção sacada = Preservar a vida dentro e fora de casa.

No caso de haver em sua residência cães ou gatos, ou ambos, pássaros que voem próximos das janelas chamem sua atenção, fazendo seus animais a terem atitudes instintivas e repentinas, as quais podem ter sérias consequências, já que ao avistar um pássaro em pleno voo, procurar de onde vem determinados sons e ruídos e as sombras poderão atrair o seu pet para a janela e o mesmo vir a cair.

Residências onde hajam particularmente gatos os quais gostam de ficar dependurados ou apenas transitar em locais elevados, os mesmos estão constantemente expostos às situações de risco. Neste caso, certamente a instalação de uma rede de proteção de janela irá evitar que acidentes ocorram, não só com a queda do animal bem como de objetos que possam ser derrubados pelo movimento dos mesmos. 

Brincadeira de mal gosto

Sim, é exatamente isso que você está lendo! Muitas crianças gostam de “brincar” de jogar objetos para baixo. Certamente, elas não sabem dos riscos que essa “brincadeira” pode acarretar. Pode ser um objeto, até mesmo uma simples bola, que ao atingir uma pessoa que passa abaixo, pode causar graves ferimentos e prejuízos.

Ter instalado na janela ou sacada uma rede de segurança ou uma rede de proteção para sacadas, podem fazer muita diferença e evitar muitos problemas e aborrecimentos.

É claro que tudo vai depender da altura ou de que tipo de objeto mas convém evitar, basta investir na prevenção instalando uma proteção para janela ou sacada.

Vale também ressaltar que o fato da existência de redes de proteção, não elimina a responsabilidade de cuidado  e atenção com relação às crianças ou animais.

Cabe ao adulto ou responsável monitorar as ações dos seus filhos e pets.

Muito importante lembrar que crianças podem danificar as telas com objetos cortantes ou abrasivos, os animais podem roer a mesma e por fim, a rede pode também, apresentar desgastes naturais que podem não garantir a sua eficiência.

A escolha do fornecedor certo

A escolha do tipo de material para instalação da sua rede de segurança para janela dos quais são produzidas essas redes e a empresa responsável pela instalação das mesmas, farão toda a diferença para a garantia da integridade desta proteção ao longo do tempo.

Procure informar-se sobre empresas especializadas na venda e instalação de proteção de janela e busque também saber sobre a qualidade dos seus produtos e serviços para garantir que não sejam instalados em sua residência, telas ou redes de proteção que não cumpram sua finalidade que é a durabilidade, eficiência e proteção.

Existem ótimas empresas que são especializadas em rede de proteção para sacada em um sobrado ou rede de proteção para apartamento. Importante saber que é imprescindível evitar baratear a tela de proteção para janelas pois com segurança não se brinca. Principalmente quando tratar-se de proteger principalmente sua família, como também seus pets.

Se sua residência for em condomínio, é altamente recomendável consultar o síndico ou administradora sobre os critérios e aspectos legais para instalação de uma rede de proteção em sua residência. Convém inclusive, propor a inclusão na pauta para uma próxima reunião de condôminos. Muitas vezes, contratos de instalação em grande quantidade, costumam baratear os custos. 

Caso o processo de instalação seja assumido pela administração do condomínio, não deixe de exercer o seu direito de conferir se o serviço está sendo executado da forma correta e com os cuidados e atendimento aos requisitos de qualidade corretos.

Há edifícios que tem regras pré-determinadas com relação a cores e modelos, bem como datas e horários para serviços nos condomínios.

Caso a instalação seja de responsabilidade do proprietário do imóvel, o mesmo deve dedicar muita atenção para que o serviço seja executado de forma que após sua instalação a tela de proteção cumpra seu papel de proteção.

Verifique a qualidade dos materiais utilizados e teste se está tudo muito bem fixado e que não há vãos ou espaçamentos que possam comprometer a sua eficiência.

Se não houver padronização em relação às outras residências, observe as cores mais usadas pelos outros condôminos para manter a estética.

O material

As redes de proteção podem ser de Poliamida (Nylon) ou Polietileno. Cada uma tem características próprias que podem ser percebidas a olho nu.

As redes de polietileno, possuem aspecto plástico e dispõem de uma elevada resistência ao desgaste porque são impermeáveis, e tem ótima resistência a tração, similar ao aço e são indicadas para proteções externas que ficam expostas às intempéries pois este material dura mais. Sendo esta, a mais indicado para fins de proteção de áreas que fiques expostas às intempéries.

Já rede de Poliamida (nylon) são semelhantes a um tecido e não é impermeável, absorvem umidade e impurezas, ficando em pouco tempo com aspecto de suja, sendo mais indicada para ambientes internos. Não esqueça que sua resistência é menor em relação a de polietileno, ok? Muito cuidado ao escolher o material de acordo com suas necessidades.

As redes e os acessórios devem possuir a aprovação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a qual exige que essas redes sejam feitas de material que resistam ao fogo e possuam resistência de cargas de pressão longitudinal e transversal.

Consulte o fornecedor e o instalador sobre estas características.

A empresa ideal para instalar redes de proteção

O ideal é que a empresa escolhida para instalar a sua rede de proteção tenha vínculo com a Abrasredes–Associação Brasileira de Empresas Técnicas em Instalação de Redes de Proteção e Segurança.

Os materiais e acessórios devem estar em conformidade com a  ABNT NBR 16046:2012 – Redes de proteção para edificações.

Isso garante que a empresa é comprometida com as leis, tanto na questão de materiais utilizados, quanto nos critérios de segurança do trabalho e da responsabilidade civil que recai sobre contratantes.

Se a rede atender os requisitos presentes nesta norma, significa que a mesma segue as normas de segurança e de qualidade dos produtos utilizados, e segue todas as normativas técnicas e quanto ao cumprimento do uso do:

EPI – Equipamento de Proteção Individual, para evitar acidentes durante o processo de instalação.

Caso a instalação tenha como finalidade a prevenção de acidentes com crianças, a norma técnica determina uma garantia inflexível de três anos.

Do contrário, normalmente o prazo para substituição é de aproximadamente seis anos, porém, o consumidor deve realizar a substituição do produto se observar desgaste, dano físico ou alteração do aspecto da rede ou sinais de corrosão nas partes metálicas.

Prazos de garantia

Certifique-se também dos prazos de garantia, manutenção e pós-venda oferecidos pelo profissional ou empresa que instalou suas redes de proteção.

Procure contratar o serviço de instalação das redes de proteção na sua casa com empresas que sejam comprometidas com as normas, qualidade dos materiais utilizados, critérios de segurança do trabalho, bem como com responsabilidades civis perante as exigências legais exigíveis.

E então, já escolheu a sua rede de proteção? Agora ficou mais fácil escolher não é mesmo?

Agora que você chegou até o final, compartilhe este conteúdo com amigos e familiares que também precisam saber das informações aqui descritas.

9 comentários em “Redes de proteção para janelas e sacadas”

    • Olá Noemia, informe por favor a sua cidade para que eu possa indicar um bom prestador do serviço de instalação de telas e redes de proteção.

      Grato.
      41 99243-1505

      Responder
    • Olá Só Telas, obrigado pela sua mensagem.

      Tenho interesse na parceria de conteúdo e também de divulgação.

      Sds.

      Responder
    • Olá Graziely, obrigado pelo seu elogio. É muito importante o feedback do leitor.

      Sds.

      Responder
  1. Completo este belo artigo acrescentando que caso queira economizar na instalação da rede de proteção para janelas e sacadas, você pode ir ao site Tudocondominio redes de proteção e solicitar orçamento de 3 empresas na sua cidade e comparar os preços, economizando até 50 % no total.

    Responder
    • Em breve disponibilizarei espaço para banners de anunciantes.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Sds.

      Responder

Deixe um comentário