Os perigos que os móveis podem oferecer às crianças

Infelizmente, não é nada incomum vermos, nos noticiários, manchetes que mostram acidentes com crianças pequenas, envolvendo mobília, cujo resultado, muitas das vezes, é algo desastroso e, até mesmo, fatal.

O maior erro de pessoas que possuem crianças pequenas em casa (ainda mais quando são inexperientes no cuidado delas) é ter a convicção de que, da porta para dentro, elas não correm mais nenhum tipo de risco a sua saúde e a sua vida.

Preparamos outros artigos recheados de novidade para você, para ficar por dentro de todos os devidos cuidados:

Os diversos cômodos da casa

Cada cômodo da casa contém em si, seu tipo próprio de mobília, e, junto disso, cada um possui, também, seu respectivo risco. Quando se fala em mobília, é normal logo se pensar somente na sala, até porque, ela é um dos lugares onde a criança tem mais acesso aos perigos. Daí a importância de apresentá-la primeiramente.

Sala de Estar | Interiores, Cores claras, Decoração

As salas de estar e de jantar

Alguns dos perigos encontrados nesses ambientes e os procedimentos a serem adotados, para que o risco de um acidente torne-se próximo de zero:

Banheiro

O banheiro sempre foi um assunto bem polêmico, quando falamos de higiene e cuidados contra acidentes. Para prevenção, vamos unir os dois, e deixá-lo ciente dos riscos mais comuns que ocorrem nesse ambiente.

Cozinha

Se você tem filhos com idade entre 4 a 7 anos, tome um cuidado especial com a cozinha, visto que esse cômodo oferece perigos para os pequenos que já conseguem caminhar e possuem uma certa altura. A cozinha é certamente o ambiente mais perigoso da casa.

Portanto, terreno proibido para crianças, principalmente desacompanhadas. Atualmente, nesse nosso novo normal, as crianças estão participando mais de atividades da casa, inclusive na cozinha. Nestes casos, jamais sem acompanhamento de um adulto ou responsável.

Quartos

Muito comuns nos nossos quartos que tenhamos cômodas, guarda-roupas e armários. Estes móveis de acordo com suas características de tamanho, largura ou altura podem em maior ou menor grau, oferecer sérios riscos principalmente às crianças.

Cabe aos pais ou responsáveis avaliar os riscos que estes e outros móveis podem oferecer e adotar medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes facilmente evitáveis.

Particularmente cômodas, pequenos armários, guarda-roupas de solteiro e cristaleiras são mais leves e de fácil movimentação e podem tombar facilmente sobre uma criança. Como é muito comum elas brincarem de escalar ou utilizar como apoio para alcançar algo acima, este tipo de ocorrência acaba sendo bastante comum. Porém, com consequências que podem ser graves ou fatais.

Cômodas e gaveteiros são também muito utilizados como escada, basta abrir as gavetas. Uma medida muito simples e barata é manter os armários bloqueados com travas que são facilmente encontradas à venda e grandes redes de supermercados, lojas de departamentos, lojas de materiais de construção e em lojas online.

O perigo aumenta se na residência há bebês que estão engatinhando e eles se apoiam em móveis para manter o equilíbrio ou pegar algo e este armário não está presos à parede, fazendo com que a mobília caia sobre seu frágil corpinho. Já crianças maiores podem utilizar determinados móveis como lugar para brincar. Para evitar o tombamento sobre as crianças, além de muita atenção e vigilância, bastam uma bucha, um gancho, um pedaço de cabo de aço ou fio muito resistente e durável e u buraco na parede. Ah, fazer o mesmo com televisores, em qualquer dos ambientes.

A título de informação, segundo a COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO DO CONSUMIDOR, dos Estados Unidos, uma TV de tela plana ao cair pode representar um peso equivale a 900 quilos.

Todas as dicas e lembretes expostos aqui, deverão ser adaptados à sua realidade, pois pode ser que eu tenha esquecido de algo. Ressaltando que, grande parte dos cuidados que você deve ter para com o seu pequeno, são gerais, que se adaptam a todos os cômodos e tipos de casas.

Portanto, dê uma olhada à sua volta e veja o que precisa mudar e melhorar, melhorando a sua qualidade de vida e a de quem você mais ama!

Se você gostou deste conteúdo e acha que seus familiares e amigos também serão beneficiados com estas informações, compartilhe com todos eles. Aproveite também, e nos siga nas nossas redes sociais.