Saiba como preparar a casa para a chegada de um bebê

Por

Saiba como preparar a casa para a chegada de um bebê

Se tem um momento que é bastante esperado e que gera uma enorme expectativa e grande alegria, é quando é anunciada a chegada de uma criança na família.

Mas além de ser considerado um momento de realização para a família, também acarreta em diversas novas responsabilidades e preocupações uma vez que diversas coisas devem ser pensadas e postas em prática com antecedência, com o intuito de trazer conforto, segurança, comodidade e muito amor para a criança que está a caminho.

Mas não se preocupe, pois iremos te ajudar através de 4 dicas, para esse momento tão aguardado, confira!

O preparo para a chegada

A casa precisa estar adequada para a vinda dessa criança e para isso são necessárias algumas adaptações quanto a rotina e ao espaço da residência.

No caso do espaço da cozinha, é importante que tenha um lugar onde possa ser colocado as coisinhas do bebê, no que diz respeito a alimentação, como por exemplo, esterilizador, as mamadeiras, o bico, a pinça, entre outros objetos indispensáveis.

Dispor de tudo o que precisa e perto de você, irá facilitar muito em seus afazeres em relação à criança.

Os seus familiares e amigos mais próximos sempre se dispõem a ajudar e esse auxilio ira facilitar bastante no que diz respeito a sua rotina, mesmo assim, esteja atento quanto à higiene e hábitos, como o fumo por exemplo.
É sempre muito bom receber ajuda mas tome o cuidado para que a pessoa que presta-se a ajudar toma os cuidados necessários quanto á higiene.

Existem inúmeras situações em que essa ajuda fará toda a diferença, veja:

  • Você terá tempo para preparar refeições mais tranquilamente
  • Poderá lavar as suas roupa
  • Terá disponibilidade de também cuidar da casa

A dica é combinar com alguém que está disposto a te dar uma ajudinha.

O ambiente

Residências que tem bebês tem uma dinâmica bastante especifica.
Por conta disso, é necessário se aproveitar dos meses que antecedem o nascimento da criança para poder deixar tudo o que precisa de forma organizada.

Não estamos falando apenas dos cuidados básicos, mas também com o fato de colocar os protetores de quina nos móveis e colocar as tampas nas tomadas.

Mas o item principal de todos é no que diz respeito a higiene do ambiente. Ou seja, é imprescindível deixar a casa sempre limpa, para que não acumular poeira e nem cheiro muito fortes, por exemplo.

Como é muito comum nos dias de hoje, muitas crianças chegam aos lares por adoção, se este for o caso, não esqueça também de tirar de vista os itens que possam ser perigosos, como objetos pontiagudos, produtos de limpeza, medicamentos, tomadas e fiações expostas para que também não ocorra choques elétricos.

Os animais de estimação

As pessoas que têm animais de estimação talvez não saibam que eles possam ser grandes companheiros no período da gravidez e também após a chegada bebê.
Para que tudo aconteça da forma adequada, é necessário que todas as pessoas que fazem parte desse momento, preparem o animalzinho para a chegada do novo amiguinho dele.
Uma sugestão bem legal é lavar os paninhos e as cobertas do seu cachorrinho ou gatinho, com o mesmo sabonete que vai ser usado para lavar as roupas dessa criança que está a caminho. Dessa forma, os animais irão se adaptar ao cheiro.
Importante: É ideal também manter sempre a limpeza da casa, limpando bem as fezes do animal e pelos soltos pela casa. O mesmo com o animal, o ideal ele esteja sempre higienizado e com os banhos em dia.

Caso você queira saber mais sobre animais domésticos sob o aspecto da segurança, clique aqui.

O quartinho do bebê

Como já foi dito, é indicado é que o quartinho da criança esteja todo preparado em algumas semanas que antecedem o seu nascimento.

Dessa forma, você evitará ter surpresas ou algum tipo de problema, caso essa chegada seja antecipada, ou seja, que chegue antes da hora planejada.

Qualquer tipo de pintura nas paredes ou nos móveis devem ser feitas com bastante antecedência ao nascimento da criança. Isso fará com que qualquer tipo de cheiro tenha tempo de sair por completo. Para evitar este problema, já há no mercado tintas isentas de materiais sintéticos e sem odor.

Existem outros itens importante e que não devem ser esquecidos, como a organização da cômoda por exemplo, poltrona de amamentação ou cantinho confortável para a mamãe e o bebê, a arrumação da roupa de cama e do trocador, acessórios de banho e de cuidados com o bebê.

Os outros objetos, como os itens decorativos e os brinquedos, podem ser adquiridos com maior tranqüilidade e sem pressa, sendo feito até depois da chegada desta tão especial criaturinha.

Então, já preparou a sua casa para a chegada da criança?

Deixe um comentário