fbpx

Menino de 2 anos morre ao se engasgar enquanto comia jujuba na casa dos tios em MT

Por

Notícia divulgada originalmente no link abaixo:

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/11/19/menino-de-2-anos-morre-ao-se-engasgar-enquanto-comia-jujuba-na-casa-dos-tios-em-mt.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Um menino de 2 anos morreu engasgado com uma jujuba no Distrito de Itamarati, no município de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o caso, registrado na noite de terça-feira (17), é investigado como morte acidental.

Lucas Emanuel Carvalho dos Santos foi levado às pressas para uma unidade de saúde, mas sofreu parada cardiorrespiratória e morreu.

Amigos e familiares lamentaram a morte da criança e fizeram homenagens nas redes sociais.

Segundo as informações repassadas à polícia, os pais da criança foram participar de um culto em uma igreja, e deixaram seu filho aos cuidados dos tios.

A tia da criança deu uma jujuba ao menino. Momentos depois, a criança começou a ficar com falta de ar.

Os familiares levaram o menino até a igreja, onde estavam os seus pais, e os frequentadores tentaram reanimá-lo.

Uma enfermeira estava perto do local e também tentou ajudar no socorro, mas Lucas não resistiu.

A Polícia Civil investiga o caso.

O que fazer para evitar este tipo de acidente

Infelizmente é muito comum que crianças engasguem.

Os pais devem estar muito atentos ao oferecer para seus filhos alimentos com formato circulares e ovais e cujo tamanho possa “passar direto”, isso pode causar os tão perigosos engasgamentos.

Quando estiver dando este tipo de comida para seu filho principalmente se ele for pequeno, evite que consuma por si só. Se ele for comer sozinho, cuide para que ele não tenha como pegar mais que um e coloque vários na boca. Cuide também para que ele não coma deitado ou muito debruçado, no carrinho de bebê, por exemplo.

Já com crianças maiores e mais independentes, preste bastante atenção se elas estiverem consumindo alimentos como amendoim, pipoca, azeitonas, cereais e ervilhas, só para citar alguns exemplos, e brincando agitadamente (correndo ou pulando, o que é bem comum, não é mesmo?).

Outros acidentes acontecem com docinhos do tipo balas de goma, amendoins revestidos, balinhas, balas comuns, goma de mascar, entre outros.

Muito comum também acontecerem acidentes com brinquedos que podem eventualmente soltar partes móveis ou quebrar e soltar pedaços que possam ser ingeridos por crianças menores.

Dica de ouro

Se o brinquedo ou objeto passar pelo orifício do papelão do rolo do papel higiênico, significa que é perigoso para crianças.

Aprenda os procedimentos para desengasgar

Veja no infográfico abaixo como proceder caso você se depare com um bebê ou uma criança engasgando.

Em casos de emergência, não se desespere. Mantenha a calma e a tranquilidade e tudo se resolverá!

Aprenda como fazer o desengasamento de uma criança pequena

Os tapinhas nas costas devem ser leves, ajudando a desobstruir as vias aéreas. Em pouco tempo seu filho voltará ao normal e não apresentará mais dificuldades para respirar. Caso o problema persista, ligue imediatamente para o 193, CORPO DE BOMBEIROS ou 192 SAMU, eles o orientarão para proceder da forma correta. O mais importante neste momento é manter a calma e se possível estar com mais alguém por perto.

Veja como fazer o desengasgamento em crianças maiores e adultos

Ao levar seu filho para consultar o pediatra, solicite orientações sobre primeiros socorros, principalmente com relação aos acidentes mais comuns, como engasgamento.

Veja mais informações importantes sobre este mesmo assunto. Para saber mais, clique nos links abaixo:

https://preveniremcasa.com.br/o-que-fazer-se-meu-filho-engasgar-mamando/

https://preveniremcasa.com.br/meu-filho-colocou-algo-no-nariz-e-esta-sufocado/

Se tiver alguma dúvida, comentário ou precisar de ajuda, é só falar!

Se você gostou compartilhe com outras pessoas que também podem salvar vidas com estas informações.

1 comentário em “Menino de 2 anos morre ao se engasgar enquanto comia jujuba na casa dos tios em MT”

Deixe um comentário