Acidentes domésticos com bebês

Por

Acidentes domésticos com bebês

Toda criança, desde quando está na barriga da mãe, necessita de cuidados especiais por parte de seus responsáveis. Muitos pais de primeira viagem não sabem como lidar com determinadas dificuldades e acabam deixando detalhes importantes passarem despercebidos.

Mas todo cuidado é pouco para evitar acidentes domésticos com bebês. A chegada de um novo membro em uma casa muda toda a rotina que antes era estabelecida pelos moradores. Os afazeres aumentam, os horários mudam, assim como a própria estrutura da casa deve sofrer alterações.

Acidentes domésticos com bebês: como evitar?

Por esse motivo, apresentaremos algumas dicas extremamente importantes para que acidentes inesperados com os bebês sejam evitados dentro de casa.

Cuidado na hora de comprar os brinquedos

Aqueles com peças muito pequenas e que possam ser retiradas com facilidade são contraindicados para bebês e crianças muito pequenas. Como eles têm a tendência de colocar tudo na boca, uma dessas partes menores pode se soltar em meio à brincadeira e a criança engolir.

Coloque o protetor de tomadas

Isso evita que a criança coloque o dedo e leve um choque.

Atenção à forma como os pequenos se vestem

Roupas com proteção adequada, como meias com antiderrapante, calças com joelheiras ou reforço na parte dos joelhos, camisetas com proteção solar são essenciais para prevenir acidentes domésticos com bebês.

O mesmo vale para os acessórios para quando a criança já estiver caminhando. Eles são ótimos para evitar problemas. Dentre as opções, estão como capacetes e cotoveleiras, por exemplo.

Fora do alcance das crianças

Objetos que cortam devem ser guardados em local seguro, onde a criança não consiga alcançar. Se necessário, use travas nas gavetas, caso ela já alcance e tente abri-la.

Os enfeites pequenos e quebradiços da casa devem ser retirados por um tempo, até que o bebê faça a diferenciação das coisas e o perigo que representa.

Remédios e produtos de limpeza devem ficar o mais longe possível dos pequenos, em armários trancados e que eles não tenham acesso.

Cuidados ao dormir

Tanto o berço, quando o trocador e o carrinho devem ter a proteção necessária para que o bebê não corra o risco de cair e se machucar. Essa costuma ser uma das causas mais comuns de acidentes domésticos com bebês.

Também é necessária atenção com os cobertores. Eles podem asfixiar a criança quando ela estiver dormindo. É importante ficar alerta e cobri-los de forma que o rosto fique totalmente de fora, mantendo o corpo aquecido, porém a cabeça livre para manter a respiração tranquila.

Atenção à hora do banho

Teste sempre a temperatura da água do bebê para não queimar sua pele. Eles são muito sensíveis e, por isso, a água deve estar sempre morna. Isso evita também o choque térmico em relação a temperatura do ambiente.

O que fazer quando ocorrem acidentes domésticos com bebês?

Caso haja algum acidente, leve imediatamente a criança até o pediatra. Só ele poderá dizer se realmente está tudo bem e nada de grave aconteceu.

Acidentes domésticos são comuns na maioria das famílias, por mais que o pai e a mãe tomem todas as medidas corretas. Às vezes, é inevitável que alguma coisa dê errado. Porém, quanto menos risco existir, melhor.

Todo cuidado é pouco e os pais devem estar atentos as novidades do mercado. Essa é a melhor forma de garantir que seus filhos cresçam seguros e saudáveis nessa fase mágica da vida chamada infância.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chaves: acidentes domésticos com bebês, cuidados com crianças, prevenção de acidentes

Deixe um comentário