Os 7 ambientes mais perigosas da sua casa
Definitivamente nossa casa é nosso porto seguro. É onde convivemos com as pessoas que amamos, onde descansamos, vivenciamos nossas experiências familiares, enfim, nossa morada é o nosso cantinho. Porém, sob a ótica da segurança doméstica, se a prevenção aos acidentes domésticos falhar, nossa casa pode ser muito perigosa e eventualmente, mortal.
Atualmente existe uma palavra que está na ponta da língua de todos nós, que nunca antes foi tão comentada e aplicada. Esta palavra importantíssima que está sendo constantemente usada por este blog desde 2015, é a PREVENÇÃO.
Somente a prevenção é capaz de impedir que nossa casa deixe de ser nosso abrigo, nosso porto seguro e venha a oferecer riscos de acidentes domésticos que podem causar muita for e sofrimento a nós e a todos que amamos, principalmente crianças e idosos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, 122 mil crianças dão entrada nos hospitais devido aos acidentes domésticos. Um número bem alarmante, não é mesmo?
Veja aqui outros artigos que podem te ajudar:
Por isso, neste artigo serão listadas as partes da nossa casa que são mais preocupantes e os riscos que estes ambientes oferecem para que os pais e responsáveis fiquem mais atentos, eliminando a possibilidade de ocorrerem acidentes. E claro, falaremos também o que deve ser feito para que o pior não aconteça.
Onde mora o perigo
A seguir, vamos ver quais são os perigos que existem nestas áreas e quais as melhores práticas para deixar nossa casa mais segura e saudável.
Cozinha
- Facas
- Fósforos, acendedores e isqueiros
- Sacos plasticos e sacolas
- Produtos tóxicos como os desengordurantes e outros produtos de limpeza
O principal item que pode causar graves acidentes na cozinha são os objetos cortantes que além de causarem cortes podem também perfurar.
Banheiro
Corredor
- Iluminação deficiente ou inexistente
- Piso escorregadio
- Tapetes inadequados
Escadas
- Falta de redes de proteção
- Falta de bloqueio nos acessos
- Piso escorregadio
Quarto do bebê ou do idoso
- Cama próximo a janelas
- Berço com objetos e acessórios desnecessários (polvo de crochê)
- Falta de bloqueador de quedas nas camas infantis
- Camas dos idosos muito alta ou muito baixa
- Armários e cômodas que podem ser tombados sobre o pequeno
Sala
- Cortinas com corda
- Falta de grades ou redes de proteção nas sacadas e janelas
- Falta de dispositivos de proteção nas quinas do móveis
Quintal
- Piscinas sem proteção ou bloqueios
- Churrasqueiras portáteis
1 comentário em “Os 7 ambientes mais perigosos da sua casa”