fbpx

Melhor Prevenir do que Remediar! Ou Você Gosta de Sofrer?

Por

Melhor Prevenir do que Remediar! Ou Você Gosta de Sofrer?

Prevenir é melhor que remediar, já diz o ditado popular. É certo que são sábias palavras.

É melhor prevenir do que remediar o que significa?

Significa antecipar a um prejuízo, dano material ou pior, ferimentos que podem deixar marcas que durarão uma vida com dor e sofrimento ou mesmo o pior, perder uma preciosa vida.

Quando se trata de acidentes, não existe uma frase melhor do que o  ditado melhor prevenir do que remediar. Por isso, neste artigo vamos dar diversas dicas para evitar imprevistos e surpresas desagradáveis.

Qual é a diferença entre prevenir e remediar?

É bem simples. Prevenção é e sempre será sua melhor escolha e remediar é o mesmo que assumir que errou, que falhou. Jamais, arrependimento ou lágrimas, trarão de volta nossa saúde e bem-estar, bem como de pessoas muito importantes para nós. Filhos, pais, esposas, avós, amigos queridos, qualquer pessoa, inclusive você mesmo.

Qual é o significado da expressão remediar?

Eu particularmente entendo que ditado melhor prevenir do que remediar, significa tornar suportável ou aceitável uma situação que poderia ser facilmente evitável, como um acidente doméstico por exemplo.  Remediar, também significa atenuar os impactos emocionais para aliviar dor e sofrimento. É também,  corrigir os erros cometidos, socorrer uma vítima que pode ser seu filho, seus pais ou mesmo ser um ferimento em você que está lendo este artigo. Pode também, ser algo bem ruim como resolver  problemas de forma provisória e insuficiente e que poderão causar sérios problemas a todos que você ama.

Dicas para prevenir acidentes em casa

Os móveis com quinas ou objetos com ponta podem representar um verdadeiro perigo para pessoas de qualquer idade. E, principalmente, para crianças e idosos.

Por isso, a dica é comprar um protetor de quinas, que você pode encontrar em lojas físicas ou na internet. Eles são feitos de diversos materiais mais flexíveis, como os de silicone, por exemplo. Em alguns casos, o ideal é remover esses itens dos cômodo que tenham circulação ou permanência de crianças pequenas, idosos ou portadores de necessidades especiais.

Veja abaixo alguns ótimos protetores que eu indico para proteger de ferimentos nos móveis com quina:

10 Protetores De Quinas E Cantos De Silicone C/Adesivo

8 Protetores para Quina Transparentes

Kit 4 Protetores de Quina Angulares Transparentes
Protetores para Quina – Médios Bege

Facas e objetos cortantes

Muitas vezes, temos artigos em casa que nem imaginamos o quanto representam riscos para a nossa vida. Alguns também podem ser perigosos para quem mora conosco.

Um exemplo disso são os utensílios de cozinha, como facas e outros tipos de objetos cortantes. Eles precisam ser utilizados com muito cuidado. Nada de fazer o preparo dos alimentos na correria. Nem deixe as crianças manusearem esses itens. Além disso, se houver crianças por perto, é fundamental ter sempre alguém ajudando. Caso não seja possível, não perca o pequeno de vista.

Protetor tipo bainha para faca

Panelas no fogo

Principalmente as panelas de pressão, que tendem a passar mais tempo no fogo, podem representar um grande risco. Afinal, é comum muitas pessoas simplesmente se esquecerem delas e irem realizar outras atividades.

Por isso, ao colocar uma panela no fogo, o conselho é não sair da cozinha e estar sempre muito atento. Os fogões mais novos são dotados de timers. Caso seu fogão não tenha, use a função alarme do seu celular ou seu assistente pessoal como ALEXA ou GOOGLE NEST, posso garantir por experiência própria que são realmente muito úteis nas tarefas diárias, inclusive em questões de segurança.

Home assistente Google Nest Mini

Novo Echo Dot 4ª Geração Smart Speaker com Alexa

Dicas de segurança no trânsito

Todo mundo sabe o quanto o trânsito das cidades grandes é uma loucura. Andar de carro a qualquer hora do dia, mas principalmente em momentos de pico, pode deixar qualquer um estressado e até de mau humor.

Porém, todo esse estresse e ainda outros detalhes são verdadeiros motivos para que você pense duas vezes o quanto é melhor prevenir do que remediar. As dicas no trânsito são:

– Dê a vez ao pedestre e a outro motorista: a falta de gentileza no trânsito pode acabar em brigas e, até mesmo, acidentes. É preferível a ter que remediar, possíveis acidentes e desentendimentos. Por isso, mantenha a calma e seja educado. Dê a vez para que um pedestre atravesse a rua. Ou simplesmente deixe um carro passar na sua frente. Lembre-se: Gentileza gera gentileza.

– Cuidado com a velocidade: mesmo com a velocidade mais baixa e a quantidade de radares que existem por aí, ainda há muitos motoristas que não têm medo de causar um acidente. Aí, pisam fundo no acelerador.

Educação para o trânsito e prevenção de acidentes

Por isso, melhor se prevenir do que remediar, esta é a melhor dica. Por ano, acontecem muitos acidentes por excesso de velocidade e certamente você não deseja fazer parte de nenhuma estatística, não é mesmo? Então, dirija com responsabilidade.

Concluindo

Em casa ou no trânsito, a atenção e os cuidados adequados podem salvar vidas. Então, não pense duas vezes. Sempre vigie seus atos e o de crianças, idoso ou quem pela qual você é responsável.

Essa é certamente a melhor forma de evitar acidentes. E quem não quer ter seus familiares por tanto tempo juntinhos e saudáveis? Caso tenha dúvidas, pode deixar seus os comentários. E não esqueça de passar essas informações para seus conhecidos, combinado?

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Deixe um comentário