Prevenção 3D Diária, Dinâmica e Duradoura

Prevenção 3D Diária, Dinâmica e Duradoura

Decididamente a prevenção de acidentes domésticos deve, obrigatoriamente, ser levada muito a sério e a velha máxima de que é melhor prevenir que remediar deve ser levada ao pé da letra, do contrário, sentiremos na carne o na alma o verdadeiro significado da palavra remediar neste velho e sempre atual ditado popular.
Explico. Ao negligenciarmos a prevenção, por qual motivo for, automaticamente, aceitamos que nossos filhos sofram queimaduras, lesões e escoriações causadas por uma queda ao tropeçar em algo ou por correr onde e como não deveria. Significa aceitar fraturas causadas por uma queda em uma escada, móvel, janelas, sacadas, etc.
Significa achar normal que nossos pequenos sofram queimaduras ao adentrarem a cozinha, onde estão sendo preparados os alimentos, ou sofrer um corte manuseando utensílios cortantes ou perfurantes, sem que nos importemos se é perigoso ou não.
Ao não nos preocuparmos com nosso bem-estar e de quem amamos e que dependem de nós em maior ou menor grau, significa aceitar que o pior pode acontecer ou imaginar erroneamente que só acontecerá com os outros.
Quando não nos importamos com a segurança de nossos idosos, aceitamos que os mesmos caiam em uma escada mal iluminada, sem corrimões, com brinquedos e outros objetos deixados em algum dos seus degraus, que escorregarão no banheiro com piso úmido ou molhado, com tapetes inadequados, que caiam durante o seu banho simplesmente porque achamos desnecessárias as barras de apoio e que ao caírem é normal que as fraturas que possam sofrer, demorem para sarar por causa da idade e que isso pode debilitá-los, causando consequências irreversíveis.

Negligenciar a prevenção significa que poderemos improvisar ferramentas, improvisar escadas, descuidar da guarda de medicamentos, de produtos químicos e de limpeza, escadas acessíveis a bebês e crianças pequenas e uma infinidade de situações perigosas.

Acima, foram citadas apenas algumas situações de perigo em um universo imenso de possibilidades. Acreditem, a lista é bastante grande.
Este artigo tem como objetivo levar ao leitor a possibilidade de mudança de postura em relação à segurança e saúde no lar. Deve o leitor, estar constantemente atento aos perigos existentes em nossas residências que como já foi dito anteriormente, são muitos e que a ocorrência de pequenos e corriqueiros acidentes podem ser pequenos avisos de que algo pior pode acontecer, cedo ou tarde. Sinceramente, acredito que não devemos ignorar estes avisos e sim, tomar as providências necessárias para eliminar ou minimizar os riscos.

Jamais, arrependimento ou lágrimas, trarão de volta nossa saúde e bem-estar, bem como de pessoas muito importantes para nós. Filhos, pais, esposas, avós, amigos queridos, qualquer um. Pode ser que haja a oportunidade de cura e volta à normalidade de nossas vidas, mas pode ser que isso não seja possível e o pior aconteça. Só que então, já poderá ser tarde demais. Pense nisso, forte e seriamente.
Uma ótima forma de evitar que o pior aconteça no que se refere à segurança e saúde em nossos lares é colocar em prática algo simples que chamo prevenção 3D. Diária, Dinâmica e Duradoura.

Em meu eBook, Acidentes Domésticos – Prevenção 3D, vou a fundo na questão da prevenção dos acidentes domésticos, explorando todas as áreas de nossas casas, áreas internas e externas, e apresento as situações de perigo que podem envolver desde bebês até idosos e portadores de necessidades especiais. Abordo as questões de segurança relacionada a cada cômodo e área. Plantas e animais venenosos e peçonhentos, bem como animais domésticos. Levo também em consideração as características da edificação e sua mobília. E muito mais, é realmente completo.
Mas vamos então à prevenção 3D, Diária, Dinâmica e Duradoura.

DIÁRIA

Devemos diariamente estar muito atentos ao nosso ambiente doméstico, pois é o ambiente que nos acolhe para que possamos nos reabastecer de energia junto àqueles que nos cercam ou mesmo para que na nossa individualidade nos recuperemos para seguir sempre em frente. Deve ser nosso lar, um refúgio e não uma armadilha criada por nós mesmos.
Portanto, a prevenção deve ser diária e jamais negligenciada pela pressa, distrações ou mesmo por estar habituado a situações com potencial de causar acidentes.

DINÂMICA

Deve ser DINÂMICA como nossas vidas: não para e no dia-a-dia em nossos afazeres causamos alterações no ambiente que podem ou não impactar em nossa rotina. Dinâmica no sentido de ser abrangente em relação às diferentes características de nossos lares e por isso devemos ter, constantemente, um olhar crítico e atento.

DURADOURA

A prevenção deve ser DURADOURA, pois somente a constância pode evitar que novas situações de perigo nos exponham de forma desnecessária a acidentes e a qualquer outro infortúnio que possa tirar de nós a saúde e o bem-estar.
Lembre-se que praticar segurança sempre será mais vantajoso que precisar correr para atender uma emergência que poderia ter sido facilmente evitada. Prevenir nos poupa da angústia da espera por um atendimento especializado seja para nós, nossos filhos, nossos idosos. Enfim, a quem quer que seja.
Para finalizar, fica uma reflexão.
A grande maioria dos acidentes não acontecem por acaso. Acontecem por descaso.

Se você gostou e achou este artigo útil, compartilhe e veja todo o nosso conteúdo. Vale muito a pena.