Cuidados com os eletrodomésticos

Cuidados com os eletrodomésticos

Ter eletrodomésticos em casa também pode ser sinônimo de perigo. Esse alerta é ainda maior quando eles não são usados da maneira correta. Para isso, todo cuidado é pouco quando se trata destes aparelhos.

Por isso, neste artigo, daremos algumas dicas de cuidados com eletrodomésticos que você deve ter dentro do seu lar. Lembre-se que para proteger quem amamos e evitar acidentes, é necessária sempre atenção redobrada.

Precauções básicas

Antes de tudo, após comprar um novo eletrodoméstico, certifique-se que a voltagem do aparelho e compatível com a voltagem da sua casa. Nos aparelhos mais recentes, a voltagem 110V e 220V, o famoso bivolt, se altera de acordo com a sua rede elétrica. Em outros há uma chave pra comuntação, isto é muito comum em secadores de cabelo por exemplo.

ferro de passar roupa por exemplo, deve se usado exclusivamente para essa função. Muitas pessoas secam peças molhadas com o ferro ou o utilizam para outros fins. Isso não deve ser feito.

Para não correr o risco de ter um choque elétrico, não utilize o ferro se estiver com os fios danificados ou soltos. Além disso, antes de conectá-lo ou desconectá-lo da tomada, é importante deixar na temperatura mínima pois normalmente fazemos isso para guardá-lo ou deixa-lo no local de costume. Para retirá-lo, segure o plug e puxe, nunca tente fazer essa retirada segurando pelo cabo. Para guardá-lo, você precisa esperar que ele esfrie. Proteja o cabo do contato com a parte debaixo, pois o risco do cabo tocar a parte quente é grande.

Ao colocar água no ferro para passar a roupa, é importante que o ferro esteja desligado e desconectado. Caso o cabo elétrico esteja danificado, não utilize o aparelho. Leve-o para o conserto para evitar possíveis choques, que podem ser muito perigosos.

Independentemente do tipo e marca do aparelho, é necessário deixar longe das crianças, para que não aconteçam acidentes. Jamais deixe algo ligado. Isso vale tanto para o ferro quanto para uma churrasqueira elétrica, secador ou qualquer outro aparelho.

Nunca faça isso!

Apesar de ser bem óbvio, muitas pessoas ainda cometem o erro de emendar os fios dos eletrodomésticos quando eles estragam. Mas essa improvisação, sem encapar os fios adequadamente não deve ser feita.

Além de emendar fios, as pessoas têm o hábito de utilizar o benjamim com dezenas de tomadas no mesmo lugar. Isso é perigoso e, além de estragar seus aparelhos domésticos, pode dar curto-circuito. E também é uma ótima fonte de incêndio em sua casa.

Outro costume comum que as pessoas possuem, é de usar a parte de trás da geladeira para secar roupas. Não faça isso também. E existem vários motivos para que essa prática seja evitada.

Quando você coloca as roupas atrás da geladeira, sobrecarrega o aparelho. Isso faz com que aumente o consumo de energia fazendo-o trabalhar em regime contínuo diminuindo sua vida útil ou exigindo reparos precoces. Além disso, é bem possível que, ao fazer isso, você possa levar um choque.

Vamos tomar mais cuidados com eletrodomésticos?

Você já reparou que a maioria dos acidentes que podem acontecer estão ligados à energia dos eletrodomésticos? Então, o cuidado deve ser redobrado. Algo que você pode fazer é prestar atenção se os plugs e tomadas que você usa estão adequados ao padrão aprovado pelo Inmetro.

Atenção especial devem se dadas aos riscos que os eletrodomésticos oferecem. Particularmente os dotados de lâminas como por exemplo liquidificadores, mixers e processadores. Cuidados especiais também àqueles cuja temperatura de uso seja elevada como por exemplo, ferros de passar, torradeiras, churrasqueiras elétricas, grill e chapinhas.

Caso ocorra um acidente doméstico com algum aparelhos eletrodoméstico, como um choque elétrico, por exemplo, a primeira coisa a fazer é retirar o cabo da tomada. Outra ação é desligar o disjuntor ou a chave geral da sua casa para apenas depois de ter feito isso, prestar um atendimento imediato. Se não conseguir, afaste-se ou distancie a pessoa do condutor de energia por meio de objetos isolantes. Pode ser um cano de plástico ou pedaços de madeira. E ligue imediatamente para o socorro, 193 (Bombeiros) ou 192 (Samu).

Por fim

Agora que você sabe sobre os principais cuidados com eletrodomésticos, você tem um conhecimento básico para não abusar dos riscos e poder se necessário atender uma vítima ou pelo menos solicitar socorro de imediato. Um olhar mais atendo pode evitar acidentes, muita dor de cabeça e até salvar vidas.

Não queremos que nada ruim nos aconteça, não é verdade? Alguns minutos de dedicação antes e depois de usar aparelhos elétricos podem fazer toda a diferença? Você desliga tudo da tomada antes de sair de casa? Verifica com frequência suas tomadas e fios?

Conte sua experiência nos comentários.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas fazem a diferença!

Palavras-chave: cuidados com eletrodomésticos, eletrodomésticos, aparelhos elétricos, tomada, plug, eletricidade, acidentes domésticos