Os raios solares, a cada ano, ficam mais intensos em nosso planeta. O aquecimento global é um dos assuntos mais recorrentes em jornais, revistas e, até mesmo, documentários que foram e estão sendo produzidos sobre o assunto.

Tudo isso no intuito de conscientizar as pessoas da necessidade de se proteger sempre e da melhor forma contra os malefícios do sol.

Segundo a Fundação Nacional do Câncer de Pele dos Estados Unidos, 90% dos melanomas causadores de câncer são provocados pela exposição excessiva ao sol. Sendo que 75% desses casos ocorre até os 20 anos de idade.

Por esse motivo, é necessário que, desde criança, os cuidados sejam rigorosos e efetivos. Vamos conhecer um pouco mais sobre algumas medidas que pode tomar para evitar que isso se torne um problema para você.

Como se proteger dos raios solares

Percebendo a importância do assunto, trazemos aqui algumas dicas que podem ajudar você a se proteger durante o verão.

– A predisposição ao câncer de pele se dá pela exposição abusiva ao sol durante a vida toda. Portanto, o correto é cuidar-se desde cedo para não ter problemas no futuro.

– Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. É nesse horário que os raios estão mais fortes e, por consequência, os perigos são maiores.

O famoso banho de sol, tão adorado pela maioria das mulheres, deve ser tomado antes das 10h e após as 16h. Nesse intervalo de tempo, procure deitar e descansar na sombra, já que o mormaço e a maresia também bronzeiam o corpo.

– Use bonés, viseiras, chapéus e óculos de sol.

– Não confie na sua roupa! Use protetor solar até mesmo por debaixo dela. Para quem quiser, existem marcas de roupas que são fabricadas com proteção solar. Você pode ainda procurar lavanderias que utilizam produtos para adicionar proteção solar à peça.

– O protetor solar deve ser passado 30 minutos antes de sair de casa, para que a pele consiga absorver ao máximo suas propriedades. Ele deve ser repassado após 2 horas, para que não perca a validade, já que o suor e o atrito com a roupa vão diminuindo o seu efeito. No caso de estar na praia ou piscina, repasse logo após dar um mergulho.

– Não esqueça das partes delicadas: lábios, couro cabeludo e olhos. Procurar passar o protetor labial com a mesma frequência que o protetor solar de pele, assim como usar chapéu para a proteção do couro cabeludo e óculos de sol com 100% de proteção UV.

– Frequente um dermatologista semestralmente ou de acordo com sua urgência. Caso note alguma diferenciação na cor da sua pele, mancha ou saliência, o profissional deve ser procurado imediatamente. Mas não se desespere! Nem sempre isso é um indício de câncer.

Por fim

Para prevenir-se, não é preciso ser paranoico. Adotando essas dicas e sendo prudente, já basta para não adquirir nenhuma doença relacionada à incidência solar. Não exagere nem na exposição ao sol nem na falta dele.

Aproveite os momentos ao ar livre, em lugares abertos e com a luz do sol batendo no rosto. Isso faz bem ao corpo e à mente de qualquer ser humano. E não se esqueça de compartilhar essas dicas, hein? Seus amigos vão certamente agradecer.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chaves: raios solares, proteger do sol, como se proteger dos raios solares, raios UV, cuidados com o sol, óculos de sol, protetor solar

Sobre Agnaldo Fontinele

Agnaldo Alves Fontinele, ainda jovem descobriu a apaixonante profissão de Supervisor de segurança do trabalho, posteriormente denominada Técnico de Segurança do Trabalho. Atualmente trabalha na empresa que está entre as maiores empresas de energia do Brasil do mundo, a Petrobras. Sem nunca ter deixado sua vocação prevencionista, percebeu que a Segurança no lar é tão importante quanto a Segurança nas empresas, sempre pesquisando e registrando informações de relevância sobre Prevenção de Acidentes Domésticos, o que permitiu que criasse este blog e escrevesse seu e-book, também sobre Prevenção de Acidentes Domésticos e saúde no lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*