Saiba como fazer uma decoração de Natal segura

Saiba como fazer uma decoração de Natal segura

Chega o fim do ano e o que todo mundo pensa é em decorar a casa para a família, e para receber visitas, amigos e parentes. O Natal é uma época gostosa, com clima de amor, esperança e união.

Para deixar tudo com o clima natalino, as famílias costumam caprichar no visual e na ceia para a família. Mas o mesmo cuidado que se tem para deixar a casa bonita deve ser tomado para uma decoração de Natal segura.  Ou seja, é preciso pensar em algo de forma a evitar acidentes.

E a boa notícia é que é possível decorar a casa com estilo e segurança para o Natal. Para isso, acompanhe as nossas dicas.

Cuidados com pisca-pisca para uma decoração de Natal segura

Ao decorar a casa para o Natal, certifique-se de que o pisca-pisca a ser comprado é atestado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Confira também se esses itens estão em boas condições, e os coloque de forma segura na casa.

Para evitar acidentes, não deixe os fios desencapados e espalhados pelo chão. E não permita que as crianças alcancem a fiação. Também não deixe as velas decorativas acesas sem ter alguém presente. As crianças podem esbarrar nelas e causar acidentes.

É importante não deixar os piscas-piscas ligados com a casa vazia. Também tome cuidado para os animais de estimação, principalmente os gatos, não se enroscarem nos fios. Isso também ajudará a tornar sua decoração de Natal segura aos bichinhos.

Não faça gambiarras emendando fios quando for decorar a casa. E também não utilize lâmpadas que esquentem. Tente ainda não deixa-las próximas de tecidos, papel e outros objetos em casa que possam inflamar.

Árvore de Natal exige cuidados diversos

As árvores de Natal também precisam de atenção! É essencial que não utilize velas decorativas, por exemplo, próximas a elas. Assim, você evita correr o risco de um incêndio. Também mantenha os piscas-piscas desligados quando for dormir ou sair de casa.

Além disso, fixe corretamente a árvore em algum objeto estável e seguro. Para firmar ainda mais, você pode utilizar uma corda verde, da mesma cor dela. Assim, evita o problema de queda.

Os artigos decorativos mais frágeis e perigosas podem ser colocadas no fundo da árvore, longe do acesso das crianças e animais de estimação. Assim, você garante uma decoração de Natal segura e mais prática.

Segurança na eletricidade é essencial no Natal

Muitas decorações de Natal requerem eletricidade para poder conectarem-se. Isso inclui os piscas-piscas da árvore, algum efeito animado que toca música ou as luzes do quintal, sacada ou varanda. Portanto, você irá precisar de energia.

Quando o assunto é eletricidade, o cuidado com a segurança deve ser tomado não só no Natal, como no ano todo. Porém, nessa época do ano, como geralmente as tomadas são poucas, fica essa competição do que ligar: os aparelhos em casa ou as decorações.

Muitas casas acabam fazendo gambiarras e deixando que futuros acidentes possam acontecer. Para isso, os aparelhos, tanto da casa quanto de decoração, não podem estar ligados todos na mesma tomada.

Distribua bem os aparelhos na tomada. Se a casa não contar com tantas tomadas assim, opte por uma extensão múltipla. Essas são ótimas opções para ligar aparelhos que consomem pouca energia, como as luzes do pisca-pisca.

Conclusão

Deixar sua decoração de Natal segura pode não ser uma tarefa tão fácil. Mas é algo crucial para que as crianças e adultos possam aproveitar ao máximo essa época sem possíveis incidentes desagradáveis.

Ajuste sua árvore, tenha cuidado com os fios e assegure-se de cumprir as exigências para garantir a segurança da sua instalação elétrica. Depois disso, basta curtir o clima natalino e aproveitar com a família.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chaves: decoração de Natal segura, árvore de Natal, decoração natalina, pisca-pisca,