Por que crianças devem ficar longe de produtos de higiene e limpeza?

Por que crianças devem ficar longe de produtos de higiene e limpeza?

“Criança por perto é perigo constante!”. Você já deve ter escutado esse ditado. E, se tem um pequeno em casa, deve viver isso todos os dias, o que é um pouco pior na prática. Quando há produtos de higiene e limpeza, então, as coisas complicam.

Não adianta. As crianças são muito rápidas e têm uma grande imaginação. Por isso, todo cuidado com elas é pouco.  Inclusive pequenos detalhes que deixamos de lado muitas vezes podem gerar sérias consequências.

Os acidentes domésticos são grandes responsáveis por internações e até perda de crianças todos os anos. Parece mentira, mas esses acontecimentos têm proporções enormes. E, muitas vezes, eles estão totalmente ligados aos produtos de higiene e limpeza.

Sim, a ingestão desses itens ou simples contato com regiões sensíveis geram desde pequenos ferimentos externos até grandes intoxicações e queimaduras. Assim, seguem algumas dicas especiais para lidar com esses artigos. Até porque eles não podem ser excluídos das listas de compras, já são tão necessários.

Principais cuidados com produtos de higiene e limpeza

O cuidado começa desde a compra e o transporte. Verifique se o produto está bem fechado e separe-os dos demais alimentos. Esse contato pode levar a uma ingestão indireta das químicas desses itens, o que pode causar problemas de saúde.

Mantenha os produtos de limpeza e higiene longe do alcance das crianças, de preferência em lugares altos, que elas não tenham acesso. Jamais deixe em armários ou gavetas de fácil acesso ou de forma que sejam confundidos com alimentos, brinquedos ou medicamentos.

Existem travas que impedem o acesso aos armários e gavetas. Isso evita que as crianças tenham cheguem perto desses artigos. Essa medida é uma das mais eficazes na hora de prevenir o contato dos pequenos.

Na hora do uso

Evite usar esses produtos de higiene e limpeza quando as crianças estiverem por perto. Às vezes, um simples contato com eles pode, com a distração na faxina, provocar alguns efeitos nocivos. E os pequenos podem aproveitar o momento para mexer com o que não deve.

Além de todos esses cuidados, é importante manter um diálogo com as crianças e explicar o que é cada coisa. Por exemplo, a partir de certa idade, a criança já entende o que os pais falam. Então, aproveite isso e fale, “isso aqui azul é para limpar a privada. Esse branco é para limpar o chão e nunca para comer ou beber”.

Explique que, até quando os pais estiverem longe, é para eles ficarem longe desses produtos também. A velha fala “Isso é coisa de gente grande” cabe totalmente aqui. O dialogo é uma ótima forma de mostrar o certo e o errado ao seu filho, e deve ser usado com os pequenos desde cedo. No futuro, só facilitará seu relacionamento com eles.

Essas dicas parecem simples e óbvias, mas, com a correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos e “deixamos passar”. E esses esquecimentos podem ser fatais. Por isso, olho sempre aberto!

Por fim

Agora que você já sabe, tenha mais atenção com esses produtos de higiene e limpeza. E mantenha-os fora do alcance das crianças. Faça isso hoje mesmo, afinal, acidentes podem ser evitados e isso é o que mais queremos com esse artigo.

Cuidado com os pequenos! E conte conosco se precisar de alguma recomendação. É só deixar sua dúvida nos comentários.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chave: produtos de higiene e limpeza, produtos de limpeza e higiene, produtos de limpeza, produtos de higiene, cuidados com crianças, fora do alcance das crianças