Nossa casa é o lugar que passamos a maior parte do nosso dia – ou deveria ser. Essa frase passa a fazer sentido quando chega a aposentadoria e, com ela, a famosa terceira idade. Infelizmente, ainda não inventaram nenhuma formula mágica que faça a velhice não chegar. Então, nada melhor que a recebermos de braços e coração abertos.

Os idosos são como crianças e, por isso, precisam de cuidados especiais. Isso vale tanto na hora de tomar conta quanto de dar atenção. Alguns precisam de ajuda para tomar medicamentos, na hora da alimentação ou também para deixar a casa mais segura.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos são acidentes domésticos. Os números são alarmantes.

O pior é que alguns desses acidentes são fatais. Mas, se paramos para pensar, eles poderiam ser evitados com pequenas atitudes. E, muitas vezes, nem percebemos o quanto podem ser graves os acidentes e suas consequências.

Dicas para preparar a casa ao idoso

Pensando assim, selecionamos algumas dicas para deixar a casa mais segura aos idosos e até alguns conselhos que beneficiarão o dia a dia dos mesmos:

#1 Cuidado com os tapetes e pisos molhados ou encerados. Eles podem ser uma armadilha para eventuais quedas graves.

#2 Evite móveis com quinas. Prefira bordas arredondadas, que ferem menos perante uma batida contra os mesmos.

#3 É essencial que as escadas tenham corrimão e os móveis, apoios laterais fortes. Os idosos precisam de apoio. Para isso, são necessárias bases seguras. Se for necessário, instale barras de segurança, principalmente nos banheiros.

#4 Iluminação é fundamental para deixar a casa mais segura. Garanta que todos os cômodos tenham luz suficiente.

#5 Em espaços amplos para locomoção e sem desníveis, elimine o máximo possível de degraus e escadas. E, se possível, opte por rampas.

#6 Mantenha a casa sempre arrumada e evite objetos jogados ou mudanças de decoração repentinas. Elas podem confundir os idosos e causar quedas ou impactos e, consequentemente, ferimentos.

#7 O vaso sanitário, assim como a cama e poltronas, deve ter uma altura ideal para o idoso, nada que faça ele se abaixar demais. Esse critério também deve ser utilizado com as gavetas e os objetos. Evite tudo muito baixo, pois pode ficar fora do alcance. Além do esforço, quedas podem ser decorrentes de tonturas.

Objetos e acessórios para deixar a casa mais segura para o idoso

  • Pisos antiderrapantes;
  • Sapatos que fixem ao pé do idoso e assim evitem quedas;
  • Móveis e utensílios domésticos sempre ao alcance dos idosos, evitando esforços e extravagâncias;
  • Maçanetas do tipo alavanca;
  • Janelas que abram para dentro ou de correr, tomando cuidado para que o idoso não prenda os dedos com o fim de curso das janelas deslizantes ou basculantes.

Por fim

Agora que você já viu algumas dicas, coloque-as em prática. Basta deixar sua casa o mais segura possível para os idosos. É logico que acidentes são acidentes, como o nome já diz, mas podem ser evitados. E esse foi o objetivo deste artigo.

Se você receberá um idoso para morar com você, nada melhor do que deixar tudo ajeitado. E caso seja você mesmo que estiver chegando à melhor idade, será ótimo passar seus dias mais tranquilos.

Este artigo foi útil para você? Quer fazer com que mais gente saiba dessas dicas preciosas? Compartilhe com seus amigos. E não esqueça de deixar algum comentário, se tiver dúvida, elogio ou sugestão.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chaves: deixar a casa mais segura, preparar a casa para o idoso, terceira idade, velhice, idoso, cuidados com o idoso, acidentes domésticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*