Atenção aos perigos das armas de fogo em casa

Atenção aos perigos das armas de fogo em casa

A autorização ou proibição de porte de armas de fogo é um assunto delicado e que costuma envolver muita polêmica. Cada pessoa tem seu ponto de vista e seus argumentos, os quais acreditam serem os mais convincentes para o caso.

Hoje, vamos falar sobre os perigos das armas de fogo em casa. Saiba também como elas podem ser responsáveis por incidentes fatais. Iremos ainda ressaltar o perigo dos acidentes domésticos.

O elevado número de acidentes domésticos

Antes de abordar um pouco sobre as armas de fogo, vamos ressaltar o perigo dos acidentes domésticos em geral. Eles costumam ocorrer quando a pessoa não dá a devida importância e atenção à tarefa que está executando. Em um momento de distração, um imprevisto ocorre.

Pesquisas realizadas sobre o tema indicam um percentual aproximado de 40% no número de crianças que morrem devido a algum acidente doméstico. As causas vão desde quedas e queimaduras até a morte por arma de fogo.

Esse percentual relevante pode ser reduzido com práticas simples de prevenção. Indicamos alguns hábitos que devem ser inseridos no dia a dia a fim de reduzir o número de acidentes.

  • Mantenha produtos de limpeza e medicamentos fora do alcance das crianças.
  • Assegure-se de que o chão esteja limpo para evitar quedas.
  • Certifique-se de que locais como cozinha e banheiro têm ventilação adequada para, no caso de escapamento de gás, não ocorrer asfixia.
  • Armas de fogo: o ideal é que se não tenha em casa. No caso de não ser possível, mantenha em local fechado a chave.

A fatalidade que pode ser evitada

A constante discussão sobre o porte de armas ser ou não extensível a todos é, de fato, muito importante. Acidentes domésticos com armas de fogo são responsáveis por um número relevante de mortes. E isso pode ocorrer em diversos cenários.

A seguir, vamos listar algumas fatalidades que podem ocorrer, no caso de uma arma de fogo estar acessível. Isso irá ajudar a destacar o quanto é perigoso ter um objeto desses em casa.

Crianças e suas curiosidades:

Por mais educada que seja uma criança, é impossível evitar sua curiosidade sobre algo novo. Independentemente de idade, algum objeto que não lhe é comum pode atrair sua atenção e fazer com que ela pegue algo que seja perigoso para ela.

Ao usar a arma indevidamente, ela pode efetuar um disparo acidental, ferindo gravemente a si ou quem esteja por perto.

A raiva é uma má conselheira:

As armas não são um perigo apenas para as crianças. Os adultos, quando extremamente irritados, no meio de uma discussão ou período de elevado estresse podem acabar recorrendo à arma na hora da raiva. E isso acaba resultando em uma grande tragédia.

Jovens e sua autoafirmação:

Não são raros os casos de jovens que resolveram pegar uma arma em casa para realizar algum tipo de “brincadeira” entre amigos. Conhecida como “roleta russa”, representa quase sempre o ferimento ou morte de alguém.

Por fim

Embora tenham sido apenas três itens, eles são bem relevantes e nos fazem pensar sobre o perigo das armas de fogo em casa, não é mesmo? E então, você ainda acha que vale a pena arriscar a sua vida e daqueles que te cercam mantendo um objeto assim em casa?

Deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós. E não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos, vizinhos e quem mais possa se interessar pelo assunto.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chave: armas de fogo, o perigo das armas de fogo em casa, porte de armas, armas de fogo em casa, acidentes domésticos, como evitar acidentes, número de acidentes