Quais as maiores falhas ao prevenir acidentes?

Quais as maiores falhas ao prevenir acidentes?

Provavelmente, você nunca parou para observar quantos riscos a sua casa oferece. Mas tenha a calma. Leia esse artigo e saiba o que você precisa fazer para realmente evitar surpresas. E descubra onde está errando na hora de prevenir acidentes.

Hoje em dia vivemos a 200km/h. Além disso, parece que o dia, ao invés, de 24 horas, tem só doze. É preciso levar as crianças na escola; tem o chefe que pediu mil relatórios para o dia seguinte; os amigos cobrando o happy hour e por aí vai.

Nessa confusão, sua casa vira aquela bagunça e, muitas vezes, tudo isso acaba se voltando contra você mesmo. Calma, calma! Não é nenhuma revolta da casa bagunçada, mas é quase. O assunto de hoje são acidentes domésticos.

Saiba que eles são responsáveis por uma série de consequências graves, que até podem causar a morte? Por exemplo, pesquisas apontam que os que mais sofrem com esses problemas são as crianças e os idosos.

Mas porque será que esses acidentes são tão frequentes? Onde está nosso erro e como evita-los? O problema está justamente aí. Muitas vezes, você até tenta se prevenir, mas acaba se esquecendo de alguns pontos essenciais.

Selecionamos algumas dicas para você ficar mais atento daqui para frente e prevenir acidentes domésticos da maneira certa.

– Atenção!

Quando for fazer qualquer coisa, preste atenção ao que está fazendo. Essa história de fazer mil coisas ao mesmo tempo é ótima para tirar nossa atenção. Assim, podemos escorregar ou cairmos de maneira bem complexa.

Tome cuidado também quando estiver fazendo algo, como deixar panelas no fogão ou ferro e chapinha ligados. Se, por qualquer distração, você sair e deixar tudo ligado, as consequências podem ser desastrosas. Quando você retornar, poderá nem existir mais sua a casa. Já imaginou o prejuízo?

– Cuidado com os objetos

Você tem grades nas janelas, remédios fora do alcance de crianças e tomadas com protetores. Isso é ótimo.  Mas, se não perceber que uma gaveta está aberta ou qualquer outro objeto está no meio da sala, o que vai acontecer?

Objetos espalhados pela casa ou fora do lugar de costume têm grande possibilidade de causar quedas. E isso pode ser grave. Tapetes também são um perigo.

Muitas vezes, aquilo que está lá para decorar o ambiente pode ser o fator principal de uma queda. Então, para prevenir acidentes, pode ser melhor tirá-los de circulação.

– Sapatos e chinelos

Essa dica quase sempre passa despercebida por nós hoje em dia. Você já olhou a sola do seu sapato hoje? Ela não está muito gasta?

Geralmente, chinelos ou outros calçados que costumamos usar em casa, quando gastos, passam a escorregar com mais frequência. Consequentemente, provocam quedas e tombos.

A situação piora quando o ambiente está molhado. Então, preste muita atenção quando for fazer limpeza para prevenir acidentes.

– Por fim

Essas dicas são muito importantes. Por isso, passe a observar mais sua casa e colocar essas sugestões em prática todos os dias, até que elas se tornem um hábito.

Geralmente, estamos tão preocupados em nossa correria ou em evitar acidentes maiores. Aí, esses pequenos detalhes acabam passando despercebidos. E isso pode causar graves acidentes domésticos.

Vamos realmente observar todos os nossos hábitos e dar mais atenção aos acidentes domésticos. Que tal começarmos hoje mesmo?

Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Então, clique nos links a seguir e confira agora mesmo o nosso BLOG e nos acompanha através do FACEBOOK e INSTAGRAM, pois nossas dicas podem fazer a diferença!

Palavras-chave: prevenir acidentes, prevenir acidentes domésticos, falhas, erros, acidentes domésticos, como evitar acidentes domésticos