fbpx

15 crianças morrem por dia engasgadas no Brasil

Por

15 crianças morrem por dia engasgadas no Brasil

Mamães tenham muito cuidado com seus bebês, quando eles tiverem se alimentando fiquem sempre em alerta.

Uma das principais causas de morte em bebês recém-nascidos e ainda nos primeiros 12 meses de vida é a asfixia, principalmente causada pelo regurgitamento do leite materno. Podendo também nos casos específicos, causados também igualmente pela mamada das mamadeiras.

  • Abaixo temos um video de uma criança que quase perdia sua vida por conta de um engasgamento:
 

Veja esse video abaixo:

https://globoplay.globo.com/v/6720530/” />

   

De acordo com dados da SBPA- Sociedade Brasileira de Pediatria, 15 bebês morrem por dia em consequência deste tipo de acidente doméstico.

A sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade.

De acordo com dados da ONG, todos os anos no Brasil, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocações ou engasgamento.

Cuidados simples que devem ser adotados durante e após a amamentação, diminuirão ou eliminarão drasticamente estas ocorrências.

Primeiramente a mamãe deve estar confortavelmente sentada em uma cadeira ou poltrona, apoiar muito bem a criança de forma que sua cabecinha fique com uma leve elevação e bem firme e estável para que a mamada seja bem tranquila para ambos e ter certeza que a criança possa respirar sem dificuldade pois há casos em que a mamãe relaxa e acaba apertando a cabecinha do bebê contra a mama.

Papo de Mãe: criança engasgada, você sabe o que fazer? - Portal da Educativa

Converse com o pediatra do seu bebê e ouça atentamente as orientações quanto à amamentação, seja ela no peito ou mamadeira. Cuidados com a quantidade e frequência das mamadas deverão estar bem definidos e ajudarão muito a aumentar as chances de se evitar este tipo de situação extremamente importante.

A mamãe poderá também solicitar orientações em qualquer posto de saúde. Só não deve ficar com dúvidas pois pode determinar a segurança dos bebês.

Este tipo de ocorrência requer rapidez e muita calma por parte do executante. A técnica a ser utilizada é chamada de Manobra de Heimilich. E, embora possa parecer difícil, não é.

Verifique com o pediatra da criança o correto procedimento para este tipo de atendimento.

Veja no link, https://goo.gl/xSVv3L, um vídeo muito didático quanto aos procedimentos de emergência em casos de engasgamento, para que em caso de necessidade, você esteja preparado e possa salvar uma valiosa vida.

Dicas para prevenção contra sufocação e engasgamento

  • Inspecione regularmente os brinquedos à procura de danos que podem resultar em algum acidente enquanto a criança os manuseia. Observe se alguma parte pequena pode se soltar, se existem pontas afiadas ou arestas
  • Corte os alimentos em pedaços bem pequenos na hora de alimentar a criança;
  • Não dê alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes para crianças;
  • Ao escolher os brinquedos para uma criança, considere sua idade, interesse e nível de habilidade. Siga as recomendações do fabricante e procure brinquedos com selo do Inmetro;
  • Seja especialmente cuidadoso se você mudar sua rotina para deixar as crianças na creche ou escola. Peça para te avisarem caso seu filho não chegue ao local após alguns minutos do horário que você costuma deixá-lo;
  • Nunca deixe que as crianças brinquem em parquinhos usando colares, bolsas ou roupas com cordões.

Se você achou este artigo útil e relevante, tem mais informações sobre este assunto. Para saber mais clique aqui.

Compartilhe este conteúdo com mais pessoas nas suas redes sociais.

Deixe um comentário